23 de julho de 2013

Correr na praia

Agora que muita gente se encontra a banhos por essas praias fora e que reclama que não consegue conciliar a corrida com as rotinas da época balnear que tal equacionar uma corridinha na praia? Ou preferem mesmo 'jibóiar' de manhã à noite? A decisão é vossa. Mas depois não se queixem (como algumas pessoas) que regressam de férias com quilos a mais...

A minha sugestão é a seguinte: aproveitem o facto de estarem na praia e façam um pequeno treino à beira-mar. Uma coisa simples, cerca de 30 a 45 minutos. Eu já o fiz e garanto que resultou.

Obviamente que quem não está habituado a correr neste tipo de terreno vai sentir maiores dificuldades ao início. Mas vejam isso pelo lado positivo: é um desafio! De vez em quando devemos variar o tipo de terreno onde corremos. Não devemos só correr em estrada ou em passadeiras de corrida, por exemplo. Tal como não devemos correr só em terrenos planos, devemos alternar o treino entre algumas subidas e descidas. Mas tudo isto varia consoante o tipo de corredores que somos. Mais uma vez, há que adaptar estas novidades de treino, chamemos-lhe assim, à nossa condição física.

Correr na praia tem o lado bom e o lado menos bom, não diria sequer mau. A primeira grande vantagem, para mim, é o cenário onde corremos. Correr à beira mar e sentir os salpicos salgados no corpo é quase uma dádiva divina. É usufruir da natureza no seu esplendor. Eu gosto muito de sol e mar e se conseguir conciliar isso com uma corrida então terei um treino perfeito!

Outra vantagem é exercitar músculos que raramente são chamados à responsabilidade. Ou seja, no dia seguinte à corrida na praia não estranhem se vos doer algo que vocês nem sequer conseguem identificar o que é. Chama-se músculo. Existe, estava lá, mas nunca tinha sido exercitado o suficiente.

Mas as desvantagens também existem. O desnivelamento do terreno será a principal. A ideia é tentar correr na areia mais dura e quando a maré estiver baixa, pois o terreno tenderá a estar mais direito. Cuidado com as lesões (coluna e anca, sobretudo) quando se corre na areia e em terreno desnivelado. Se já forem corredores experientes e quiserem imprimir ao treino uma pré-preparação para a próxima Maratona das Areias ou ainda tentarem a vossa sorte na Ultra-Maratona Atlântica que se realiza já este domingo próximo, então subam até às dunas e toca a dar-lhe gás!

Para quem vai começar a correr na areia o ideal é começar num ritmo lento e ir aumentando à medida que se sintam confortáveis. No fim da corrida (últimos dez minutos) é conveniente diminuir a velocidade e recuperar. Aqui a sessão de alongamentos é fundamental. Não esquecer!

Não sendo um conselho, mas mais uma dica para reflectir, aqui fica: tentem correr descalços. Há quem diga que sim, há quem diga que não. Mais uma vez, sou pelo bom senso. Vejam se se adaptam. Confesso que mesmo na areia, prefiro correr de ténis. Já fiz uma corrida descalça e fiquei com algumas dores na planta do pé. Mas há alguns e felizes exemplos de pessoas que correm na areia descalças (essa grande senhora chamada Analice, por exemplo). 

Outra nota importante é a hidratação. Levem uma garrafa de água na mão. Num treino de 45 minutos não custa nada. Não precisam levar mochilas de hidratação, tipo camelback. Não compliquem! É só um treininho leve na praia para ganhar o gosto de correr na areia e dar cabo das três caipirinhas que bebemos na véspera!

Para finalizar atenção ao equipamento. Principalmente as meninas. Nada de correr de biquíni! J A M A I S...



 
 Errado!

Por vários motivos: mamocas a saltar para cima e para baixo como se fossem insufláveis, o biquíni começa a enrolar-se no rabiosque e depois causa assadura e... É melhor ficar por aqui. Correr assim pode ser uma tragédia! Não se pode mesmo correr como esta jeitosa aqui de cima, ok?

Levem um calção prático, uma t-shirt e um boné que facilmente trocam num WC.

 Um bom exemplo.

Já os homens, p'ra variar' não têm tantas preocupações. Claro que também devem correr equipados mas para eles as soluções são mais variadas e as implicações da sua escolha causam diferentes estados de alma no areal.

 Um estilo confortável e adequado a uma corrida na praia ou no paredão.

 Um estilo mais descontraído mas ainda assim adequadíssimo.

 Condicente com a época veraneante (adoro o floreado!) eu diria que este é um estilo trendy que segue a tendência spring/summer 2013.


 Um look casual, mas ainda assim chic, em que o uso do boné confere um estilo cosmopolita.

 Atentem à alegria da 'piquena' lá atrás! Como eu te percebo, filha!... Esta é outra vantagem de correr na praia: proporcionar momentos de alegria aos veraneantes.
Glamour na praia? Yes, we want!!


 Depois há sempre o estilo mais minimalista...

:)))

Boas corridas e não se esqueçam do creme protector! Factor 50+

20 comentários:

  1. Isso de "amandares bitaites" é muito bonito mas vê lá se apareces num Treino Lunar?
    Isso é que era, além de veres os modelos ao vivo ainda davam o exemplo. Até tens modelos masculinos e femininos... ;)

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que as mulheres são autênticas 'mestras' nessa arte grandiosa que se chama de "amandar bitaite". Eu nesta matéria tenho doutoramento honoris causa! ;)

      Pedro, acredita em mim: até hoje nunca, mas nunca consegui ter disponibilidade para ir a um treino lunar (ou estou fora, ou tenho um jantar, ou a mãe faz anos...). Já ando de olho nesses treinos há muito, mas nunca consegui. Ainda há pouco, no facebook, uma amiga me perguntou se ia no dia 21 e disse-lhe que não porque não estou cá...
      Mas um dia destes, nem te vou avisar, vou aparecer e pronto!

      Beijinhos e bom regresso aos treinos!

      Eliminar
  2. Não tou a perceber... Os homens podem correr descascados mas as mulheres não?! Estes conselhos são assim pró preconceitosos... Os homens também gostam de lavar as vistas, não são só as mulheres! :P Igualdade de direitos não foi o que pediram (e muito bem!)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que descascados??? Este blogue é decente! :))) Não vejo ninguém descascado! Um dos moços até está todo composto: ele é calção azul, ele é boné branco e preto, ele é IPod, ele é óculos de sol, ele é relógio... Chamas a isto correr descascado?

      Eliminar
    2. A primeira senhora está também bem composta com biquini preto com um boné preto com uma risca branca e com ipod a condizer. E sim chamo descascado porque já está com o escaldão em cima e quando a pele cair vai ficar descascado como as frutas :P

      Eliminar
    3. Estamos quites, pronto! :))

      Eliminar
  3. :) está muito giro o "post" - pois no meu caso: sem soutien adequado à pratica da Corrida, nunca jamais - não me sinto bem (com elas a saltarem para cima e para baixo, mesmo sendo pequenas, incomodam-me e magoam) - é peça indispensável!

    Os ténis... se for por meia horinha ou 45 minutos, pode ser descalça - ADORO correr com água pela canela, dá-me um gozo tremendo, correr e brincar com as ondas durante esta corrida.

    Os calções... pois biquini nunca!!! a não ser que queira e me sinta bem correr com eles todos metidos no rabo, e não é de todo o meu caso! Sinto-me desconfortável e muito! Mas também não levo essas calças compridas que tu apontas como bom exemplo! Um calçãozinho curto, que preciso para evitar que as pernas rocem uma na outra e "asse". O toque pode ser, por cima do já citado soutien especial-corrida! :)

    Boné prefiro com mas também posso dispensar,

    O que também não dispenso neste tipo de treino é o protector solar bem espalhadinho pelo corpo! Já não tenho idade para (estas) loucuras e imprudẽncias!

    Em relação aos rapazes...bem...estou-me nas tintas para se fazem bem ou mal, se correm descalços ou não, se puseram protector ou não, se os calçoes os vão assar ou não...o problema vai ser deles, quanto ao resto e "lavar as vistas" gosto de os ver correr em tronco nu (na maior parte dos casos) e acho que ficam sexys em tronco nu e com ténis! ;)


    Beijinhos e bom Verão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu comentário é completíssimo! Permite-me apenas que acrescente, no teu último paragráfo, a essa tua fabulosa descrição e passo a citar: "gosto de os ver correr em tronco nu (na maior parte dos casos) e acho que ficam sexys em tronco nu e com ténis"... Eu acrescentaria: "e bezuntados com aquele óleo de honói (acho que era assim que se chamava) dourado que eu usava quando era pequena logo no primeiro dia de praia para fazer crer que já tinha duas semanas de sol em cima"! :)))

      Beijinhos, boas corridas e bom verão!

      Eliminar
  4. Eu na praia prefiro correr descalço. Nas primeiras vezes do ano não posso é passar dos 20/30 minutos para os pés se habituarem e "criarem calo". Quanto ao equipamento opto só pelo calção de banho como os 2 rapazinhos da segunda foto, e muito protetor.
    Quanto aos trajes femininos para desporto na praia, sempre apreciei as imagens televisivas das jogadoras de vólei de praia.
    Desconheço é se serão confortáveis também para corrida. :)

    Beijinhos e boas corridas. Sejam elas no alcatrão, relva, trilhos ou areia ou neve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, Tiago, corri apenas uma vez descalça e não gostei, sobretudo porque me ficou a doer a planta do pé. Mas acho que deveria ter insistido mais duas ou três vezes. Como dizes e bem, o pé deve 'criar calo'.

      Proximamente acho que vou insistir e voltar a repetir a experiência.

      Beijinhos e boas corridas! Sejam lá onde for... ;)

      Eliminar
  5. Epá...não sei porquê mas adorei este post.... ;)
    Tem...não sei...umas imagens interessantes hehehe
    Olha que eu até já vi homens a correrem em tronco nu na cidade e acho muito mal. E porquê? Porque uma pessoa vai na sua vidinha a correr e de repente passa por nós uma visão daquelas e uma pessoa até se desconcentra e quase que tropeça e cai. Não se faz!
    Beijinhos e boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaste porque és uma mulher de bom gosto, ora essa! :)))
      Sim, na cidade em tronco nu não acho bem. Mas na praia acho não só adequado como recomendável!!

      Boas corridas e não tropeces!! :)))

      Eliminar
  6. Ainda ontem fui correr na praia com um grupo de amigos...ao meu lado, aí os teus homens das fotos parecem uns meninos...que culpa tenho eu de ser perfeito?

    http://www.vanityfair.com/culture/features/2006/12/borat200612/_jcr_content/par/cn_contentwell/par-main/cn_pagination_contai/cn_image.size.cuar01_borat0612.jpg

    Beijinhos e boas corridas




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL... Muito bom!

      Boas corridas e sempre em boa companhia!

      Eliminar
  7. Correr descalço na areia é muito agradável mas, devido à falta de resistência da sola dos pés pode provocar mazelas muito aborrecidas e demoradas de curar. Se fizermos uma corrida mais longa, descalços, logo no início das férias, podemos arranjar maneira de não poder voltar a correr durante duas semanas(experiência própria). Por isso, até haver "calo" nos pés, apenas distâncias curtas!
    Boas corridas e boas férias se for caso disso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar fazer isto nas próximas vezes: farei treinos de apenas 30m e a um ritmo lento, mas vou tentar insistir. Fiz uma vez e fiquei com dores nos pés e por isso não voltei a repetir a "graça". Mas acho que devemos insistir. Claro que se as dores persistirem o melhor mesmo é parar.

      Boas corridas!

      Eliminar
  8. As mulheres tapadas e os homens quase nús. QUE NOJO!!! :)
    Bom artigo. Boas corridas.

    ResponderEliminar
  9. Também gostava de poder correr na praia... vestida claro está, e descalça :P Mas o pé esquerdo não dá tréguas. Desde que o torci o ano passado num jogo de volei na praia nunca mais ficou o mesmo. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... Há lesões que deixam marcas difíceis de curar. É preciso ter muito cuidado.

      Boas corridas!

      Eliminar