8 de julho de 2013

Fui passear o frontal a Monsanto (parte 3)

Este será o relato mais curto da minha prova mais longa até hoje. O relato efectuado por um dos meus companheiros de aventura poderá ser lido aqui pois creio não haver necessidade de falar mais sobre a minha prova. Está tudo dito ali e bem.

Quero reforçar o agradecimento à Fiona e ao Bluesboy pela companhia pois sem eles na primeira ocasião de completo desnorte teria ficado por ali. É que em plena mata de Monsanto, à noite, sozinha, só com um pirilampo na testa e a ouvir rastejantes, folhas que se mexem com a (pouca) brisa que fazia... É de fugir! E eu teria fugido. Certamente teria imprimido um ritmo muito superior ao que fizemos, pois tal seria a 'miaúfa' que dava corda aos ténis e seguiria em grande velocidade!

Mas não foi necessário. Fomos três bravos corajosos! Lá terminámos a nossa prova em ritmo Fiat 127! Acabámos por fazer cerca de 22km, portanto mais 3km grátis, em 3h30m. Frenético, quase!!!

O Jean Charles, inscrito na maratona, desistiu por lesão. Ainda se aguentou até aos 22km, mas optou, e bem, por não concluir a prova.

Não posso terminar este relato sem falar de outra prestação que me merece todo o reconhecimento: o Paul Michel que terminou a sua primeira (sim, primeira, leram, bem!!) maratona em excelente estado de conservação. Após cinco horas e tal de completa superação e determinação. Ainda houve quem lhe tivesse perguntado: "o quê? É a tua primeira maratona e enfias-te aqui? Em Monsanto?"

Assim se alcançam os sonhos. Com muito trabalho e dedicação. Eu acompanhei e vi esse trabalho que acabou por dar frutos. É que a dimensão do seu esforço é do tamanho do seu sonho... Grande!...

PARABÉNS PAUL MICHEL

Em breve um post mais detalhado sobre as lições que tirei e aprendizagens que fiz desta EcoMaratona em Monsanto debaixo de 34ºC à noite! Foi a prova que mais me ensinou: antes, durante e depois.


Perto do início da prova. Faziam neste momento 42ºC
 
Na linha de partida para os participantes da Maratona

 Boas corridas e hidratem-se bem!

22 comentários:

  1. E que prova (prometo que a parte II do relato sai ainda hoje!). Sem dúvida, a prova que gostei mais até hoje e em que mais aprendi. E que belo convívio e que boa disposição durante as 3h30 que andámos a deambular por Monsanto e por Lisboa. Já questionei o Bluesboy... Para quando a próxima? :) E vivam dos Fiats 127 do Trail!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Fiona! Vai ficar na memória!
      Beijinho!

      Eliminar
  2. Muitos parabéns aos Fiats 127 do Trail - nada como um belo trail, em ritmo descontraído em boa companhia. Ahaaa, e parabéns tb pelo recorde de distância em prova alcançado. Eu sabia que conseguias, ainda por cima com um Garmin e um Camelback novinhos em folha para estrear, não podias falhar, não é?
    Muitos parabéns tb ao Paul Michel, a partir de agora pertencente ao grupo dos maratonistas. E já agora tb ao Jean Charles....ter que desistir deve ser das decisões mais difíceis de tomar...bom senso acima de tudo (é tão fácil dizê-lo ou escrevê-lo).... há mais marés que marinheiros...não faltarão oportunidades num futuro próximo para se tornar maratonista.
    Beijinhos e boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Garmin foi um stress, nem imaginas. O maridão acabou por me oferecer o Forerunner 610! Uma máquina, com touch screen... Tal foi o enervanço que eu passava o dedo e aquilo não mexia. Esteve para ir parar ao fundo de uma ladeira... :D
      Obrigada, Carlos, foi uma prova dura para todos por motivos diferentes.
      Mas estamos todos bem de saúde e isso é que interessa!
      Agora não penses que na Pampilhosa vai ser assim! Este foi o treino. Lá estarei imbatível!! Eheheheh

      Beijinhos e obrigada! Bons treinos!

      Eliminar
    2. Por falar em Pampilhosa, inscrevi-me hoje .... para já somos 4, mas tem mais alguns que estão a ponderar e ver se encaixa (altura de férias é complicado). Se se confirmarem um ou outro, acho que o CAL é bem capaz de fazer um brilharete por essas bandas....refiro-me a beber cerveja e não à corrida em si. Não se pode ser bom em tudo :D
      Boas corridas

      Eliminar
    3. Acho muito bem! Apareçam que serão bem vindos! :)
      Ok, já percebi que vamos ter dois desafios: um no trail outro a beber Minis! Neste último vocês não têm hipótese :D :D

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Achei a inscrição cara, mesmo tendo em conta que tinha motivos solidários. Parabéns por terminar a prova, visto que com as temperaturas que estavam devia parecer o meu Alentejo. Mas havia sombras de certeza e não andaram sempre à "torreira". Venha outra igual ou pior não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei a inscrição caríssima! Mas foi o Jean Charles que nos desafiou e insistiu e nós funcionamos tipo rebanho: se um vai os outros vão atrás. :))) Mas, pronto, como tinha fins solidários...
      E já estamos a pensar na próxima, claro!

      Bons treinos!

      Eliminar
  4. Parabéns pela grande aventura.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Victor, esta prova foi mesmo uma aventura!

      Beijinhos e recupera que bem precisas!

      Eliminar
  5. Foi brutal. À pala disto, já nos inscrevemos no MEO Urban Trail de 21/09. Vão ser 12km em ambiente urbano, mas igualmente desafiantes :)

    Muitos parabéns ao Paul Michel. Fazer a Maratona, em trail e acabar impecavelmente, é um feito do outro mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nessa data ainda não sei se estarei por cá, senão também alinhava. Vamos ver...

      Obrigada! Forte e grande abraço! Por tudo! ;)

      Eliminar
  6. Parabéns!
    Grande aventura.
    Estão todos de parabéns!
    E tornar-se maratonista pelos trilhos de Monsanto é mesmo de louvar a coragem ao Paul Michel.
    Parabéns pelo desafio superado e força para muitos mais :)
    Beijocas e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isa! Todos nós andamos em grandes desafios. Cada um com o seu desafio, mas todos de grande valor! Estou muito orgulhosa dele, confesso... :)

      Beijinho e força nesses treinos duríssimos!

      Eliminar
  7. Parabéns! Deve ter sido uma grande prova e a partilha e entreajuda é o melhor neste tipo de corrida, onde Fiats estão lado a lado com Ferraris. ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que sim! Foi difícil, mas nem quero imaginar se não tivesse sido em trio Fiat 127!
      Beijinhos e boa recuperação!

      Eliminar
  8. Muitos parabéns!
    Deve ter sido uma aventura e pêras.
    Nós também estávamos inscritos na prova, iria ser a nossa estreia oficial numa prova do género, mas infelizmente não pudemos ir :(
    Vamos ter de nos contentar com os relatos que vamos lendo por aqui :)
    Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Foi uma aventura, sim! Muito dura mas recompensadora!
      Esta prova teve uma elevada taxa de desistência antes de começar. Houve muita gente que não levantou os dorsais. Possivelmente por causa do calor. Aquilo estava um inferno!

      Boas corridas!

      Eliminar
  9. Muitos parabéns a todos, em especial ao novo maratonista :)

    Só é de lamentar que uma prova com esta extensão e preços não forneça classificações nem tempos. Deve ser caso único, Maratona sem classificação!

    Mais uma vez, PARABÉNS A TODOS! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João!
      Os resultados custaram tanto a sair quanto custou terminar aquela prova! ;)

      Bons treinos!

      Eliminar
  10. João,

    As classificações tardaram em sair, só ficaram disponíveis hoje (para os 19km e Maratona), aqui:
    http://maratonadelisboa.pt/inscricoesresultados/resultados

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! É que ontem havia uma gralha na página das classificações. Tanto os 42 como os 19 tinham um asterisco e a seguir dizia prova sem classificações e tomada de tempos, o que achei bastante sui generis.

      Obrigado pelo esclarecimento! :)

      Eliminar