12 de agosto de 2015

III trail da Pampilhosa, SPEM, Bombeiros Voluntários e mais houvesse...

Nesta edição do trail da Pampilhosa da Serra percorri os 17km. Havia ainda uma caminhada de 7km e o trail de 30km. Os dois rapazes da foto abaixo fizeram os 30km e as meninas os 17km. Foi o regresso da nossa Babe (ainda se lembram dela?) às lides do trail.



Este ano ouvi vários elogios ao percurso dos 30km. Quem esteve nas edições anteriores recordava com saudade o percurso da primeira edição e com algum desalento o percurso da segunda. Este ano voltaram a caprichar no percurso e ofereceram aos participantes um bonito trail onde era possível degustar as típicas paisagens da região. A Pampilhosa não pode oferecer outra coisa senão o que tem. E o que tem, se for bem feito, já é muito bom. Depois pode haver quem goste mais e quem goste menos. Este ano creio que a organização, no que diz respeito ao percurso, esteve bem.

Sobre os 17km, e é sobre estes que vos vou falar, tenho a dizer que o percurso foi bastante acessível, nada técnico, e portanto muito fácil. As subidas foram poucas mas longas. Este trail teve um início duro, até aos 7km, que depois permitia rolar até à meta sem nenhuma dificuldade. Não fosse o calor, claro... É claramente um trail para atletas rápidos. Tipo, nós... 



O grande inimigo do dia foi o calor. Estava mesmo muito abafado e no final da prova, os últimos 5km foram feitos com temperaturas a rondar muito perto os 40º C. 




Mas o que queria destacar deste trail foi a onda solidária que se gerou. Apelei, juntamente com os Carlos, para a causa da SPEM e fiquei agradavelmente surpreendida com o número de t-shirts que vi por lá. Desde as t-shirts aos donativos recolhidos, creio que foi um dia em que o trail andou de braço dado com causas que merecem MESMO ser ajudadas.

E não foi só a SPEM. No briefing inicial fomos informados que as nossas inscrições (trail e caminhada) reverteriam a favor dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa da Serra. SUPER!!!






Outro ponto que gostava de destacar é o já famoso almoço no pavilhão dos bombeiros: porco assado com arroz de feijão (que estava um mimo!!), bebidas e fruta à descrição para todos os participantes. Tudo isto ao som da actuação do Grupo de Concertinas de Machio, que nos animou não só durante o almoço mas também antes da partida e ao km7. 

Dizia-me alguém o seguinte: "este trail tem uma diferença face aos outros: onde é que é possível terminar a prova, dar dois passos, e mergulhar num rio assim?" Toda a razão. E eu acrescentaria ainda mais: creio que na Pampilhosa se oferece um trail onde qualquer praticante da modalidade pode participar sem grandes mi-mi-mis. Ou seja, não se trata de "dureza extrema" (como se diz nos dias de hoje), mas antes de um trail acessível que não causa danos de maior. Percebem o que quero dizer? Se todos os anos assim o fizerem já está muito bem. Livrem-se é de acabar com o almoço no final! Ou então mudar a data e depois já não há banhos no rio Unhais!!

Mantenham o trail na época balnear, mantenham o percurso (podendo variar de ano para ano, já que na região há imensos trilhos/estradões) e mantenham o almoço no final. Se assim for é um trail TOP!


Atletas TOP!

Para mim este trail estará sempre conotado como um trail solidário e de convívio. Mais do que taças, prémios e competições (que também são importantes), neste dia celebramos a amizade e o encontro de pessoas que se conheceram no trail. A juntar a isto ainda conseguimos contribuir e ajudar quem precisa.

Que melhor programa para um dia de 40ºC? Só se for...

...Beber uma 'mine' fresquinha!  ;)




O 'cumbíbio'



22 comentários:

  1. Gostei do vi... Já agora quem ganhou a guerra das minis? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sílvio, vou deixar que seja o Carlos Cardoso a responder-te... Haha ;)

      Eliminar
    2. Sinceramente não sei ... não andei a contar ;) .. só sei que ainda se bebeu umas quantas, mesmo havendo que voltar a casa de carro ;) ...

      Eliminar
  2. Ana, que maravilha de prova. Muito legal quando corremos em prol de uma causa social. Aqui também fazem muitas corridas com valor da inscrição revertidos para associações necessitadas.
    Agora, me diz, esse arroz de feijão é igual ao nosso feijão do Brasil? Fiquei curiosa.
    beijo
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    Twitter @Correndodebem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena, é importante ajudar. Aqui em Portugal também há várias iniciativas deste género. Sempre que posso e acredito na causa... Não custa nada...
      Este arroz de feijão não é igual ao vosso. O vosso feijão é mais escuro e pequeno, habitualmente usado para acompanhar picanha, o nosso é mais castanho e maior. Mas também é uma delícia!

      Beijo

      Eliminar
  3. Em resumo, um dia perfeito em alegria, convívio e solidariedade. Muito bom!

    Beijinhos a ti e abraços ao Paul

    ps - "Atão" não nos havíamos de lembrar da célebre Babe?!? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo João! Eu diria que este trail é mesmo isso: alegria, encontro, convívio...
      Vamos lá ver se a nossa Babe regressa em força!! E se vem para ficar! (Pelo menos já inscrita numa série de provas!!)

      Beijinho João! E continuação de melhoras!

      Eliminar
  4. Que pena não termos ido este ano, mas não dava mesmo.
    Quando uma prova alia paisagens bonitas a solidariedade e um bom convívio entre malta amiga só pode ser uma prova de sucesso.
    Um excelente regresso para a Babe portanto :)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falámos em vocês, Isa! Este ano teriam gostado mais. Correu bem.
      Mas compreendo perfeitamente a vossa opção.
      Para o ano voltam... Eu chateio-vos a cabeça!! Haha :))

      Beijinhos e muito obrigada!

      Eliminar
  5. Eu fiz o percurso dos 30km e gostei muito do trajecto, apesar de estar com receio pois foi a primeira vez que fiz esta distância (parecia que nunca mais acabava).
    Pampilhosa da Serra tem uma paisagem muito bonita e souberam aproveitar os trilhos...

    Até ao primeiro abastecimento tive a companhia do Sr. Victor (Vassoura) sempre a dar apoio e animo, muito obrigado.
    Achei engraçado estarem no primeiro abastecimento (7km) músicos para animar o pessoal, parabéns por tentarem fazer algo diferente de outros trails.

    Segundo abastecimento na aldeia penso que era "Cabril" não ficou atrás, fui muito bem recebida, palavras de animo, muita comida, quero agradecer principalmente à Senhora que tinha um regador com água para encharcar o pessoal soube-me maravilhosamente bem espectacular.

    Terceiro abastecimento, foi o desanimo total, chego e o Senhor apenas tinha meio copo de água, diz o Senhor: "Foram buscar mais água, se quiser espere ou daqui a 2km tem outro abastecimento".
    Continuei, ainda tinha água na minha mochila, quando faço os ditos 2km, eu acho que foram 4Km, vejo o abastecimento, ao aproximar-me reparo que a mesa onde estavam os copos com água está completamente ao sol, "Agua quente???"... Valeu a bica que estava ao lado para me refrescar.

    No fim foi mergulhar no rio que soube do coração.

    Deixo uma ideia para o ano, os bombeiros estarem em pontos intercalados com os abastecimentos para dar banho de mangueira ao pessoal.

    Muitos parabéns ao pessoal de Pampilhosa da Serra pela simpatia, carinho e ânimo que davam.

    Até para o ano...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia, em primeiro lugar parabéns pela sua prova! Se foi uma estreia na distância dos 30km teve um belo batismo. Foi um dia duro, com a calor o castigar os atletas.
      Agradeço o seu comentário bem como os reparos das coisas que não correram bem. É importante a organização ficar a saber para melhorar no ano seguinte. Água é algo que não pode faltar, muito menos em dias como aquele com muito calor.
      Fique descansada que o Sr. Vítor Barata (vassoura) vai ler este comentário e eu própria lhe direi este fim-de-semana.

      Até para o ano, Sónia! Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Anabela, vi alguém a tirar fotos, era alguém da organização?

      Obrigada por transmitir os meus reparos e os elogios, é com a troca de experiências que se melhora.

      Muito obrigada e beijinhos

      Eliminar
    3. Olá Sónia, veja a página da Xistarca no facebook.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Parabéns,Ana, correr com "um Sol para cada um" é complicado!!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As vossas expressão são sempre tão engraçadas, Jorge!...
      Essa expressão: "um sol para cada um" é TOP! É isso aí!
      Abraço

      Eliminar
  7. Olá Anabela desde Domingo. Que dizer da grande onda de solidariedade que se gerou nesse trail...Foi lindo ... És enorme e adorei tudo... Sou totalista neste trail e enquanto existir lá estarei para um trail que acho diferente... é o trail da amizade e também da solidariedade! Beijinho Anabela e Força aí para as próximos desafios!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho, Carlos! Para nós este trail será sempre sinónimo de convívio e ajuda pela SPEM.
      Muito obrigada, beijinhos! E força!

      Eliminar
  8. PS: já me esquecia tb é o trail das minis...EH EH .. Acho que fui eu que venci essa competição a ver se tenho direito a subir ao pódio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não ganhaste, andaste lá perto. Para ninguém se aborrecer eu diria que houve um empate, vá... ;)

      Eliminar
    2. Eu nem nas minis subo ao pódio ... com esta coisa das dietas, ao fim de 4 ou 5 já fico com a cabeça a andar à roda ;););)

      Eliminar
  9. Ó Belita, foi um espectáculo ... ao cumbibio habitual juntou-se um trail em condições ... até que enfim ... para o ano estamos aí batidinhos :):):)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlitos, pois foi, pá!!
      Foi mesmo porreiro.
      Sempre de coração aberto para vos receber. Voltem SEMPRE!!!
      Abreijos! Faz favor de enviar beijos e abraços aos restantes companheiros.

      Eliminar