24 de novembro de 2015

3º trail do Zêzere



Gostei tanto de ir à 3ª edição do Trail do Zêzere…

Não só por isto mas também.

Foi tempo de reencontrar alguns amigos e correr com pessoas que já não corria há muito tempo. Claro que o facto de estar um dia lindo também ajudou. Saí de lá de alma renovada. Fui à versão dos 20 km.

O Paul Michel foi fazer os 70 km. E segundo ele foram uns 70 km muito durinhos. Desengane-se quem acha que ali para os lados de Ferreira do Zêzere não se sobe. Apesar de não haver subidas longas, o percurso é sempre em sobe e desce, sobe e desce. 


Esta subida, por acaso, era uma 'pikena' excepção. Era loooonnnnga...


Desta prova só há a dizer bem, até o tempo esteve do lado da organização. É muito bem organizada dos diversos pontos de vista: logística, abastecimentos, percursos. Creio até, que é das provas onde vi mais voluntários. 

No caso dos 20 km, tivemos direito a um abastecimento, que também por tratar-se de uma prova pequena, posso dizer, que foi suficiente. Longe daquilo que são os bons abastecimentos de provas mais longas, mas ainda assim muito razoável: banana, laranja, bolos, isotónico, coca-cola, água, etc..





Da minha prestação nada a assinalar. As principais subidas eram no início e, por isso, logo ali no km6 senti-me um pouco sem forças. Recordo-vos que ando em dieta rigorosa. Apesar de neste dia ter reforçado não só o pequeno-almoço como também as refeições intermédias, constato que ainda assim foi insuficiente. Deveria ter reforçado as energias logo a seguir às subidas. Após ter conversado com a minha nutricionista chegámos a essa conclusão e, de futuro, terei de fazer outras opções. Correndo, 'dietando' e aprendendo.

Enquanto estiver a fazer dieta, terei de experimentar várias estratégias de alimentação. De Ferreira do Zêzere trago a aprendizagem que tenho de comer mais, especialmente durante a prova/treino. Não posso tentar resistir e depois sentir-me fraca e sem forças.

Em metade da prova tive a companhia especial da Rita que fez o favor de me empurrar nos últimos 11 km. E se empurrou... Obrigada, minha amiga!




Prestes a entrar no pavilhão onde estava a meta. Cansadita.

Antes da prova encontraram-se duas t-shirts mágicas: as t-shirts SPEM! E a propósito da SPEM constato, com grande satisfação, que estas t-shirts já começam a ser um fenómeno muito presente. É rara a prova onde elas não apareçam e em algumas já em grande número.

O Carlos Teixeira é um grande embaixador desta causa. Eu, apenas me considero uma simpatizante. Apelo, de novo, a todos que correm e que pretendam apoiar uma causa que a SPEM é uma organização que desenvolve um trabalho importantíssimo fruto de muito voluntariado.

Caso queiram saber mais informações vejam o site aqui. Se adquirirem a t-shirt por apenas 10€ já estão a dar um importante contributo.

Lembrem-se que ajudar não cansa. Só o correr.



Carlos Teixeira, eu e Ritchie

Inté, num trilho por aí!

12 comentários:

  1. O Trail do Zêzere é espectacular! Nós fomos o ano passado e adorámos.
    Ainda bem que foste feliz por lá. Agora venha o próximo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este trail é de repetir, sem dúvida!
      Beijinho grande, Isa!

      Eliminar
  2. Opah, é mesmo bom ler uma posta destas pela manhã, a sério, boa disposição é o que se quer :)

    E o sorriso está lá :)

    Inté, num trilho por aí.

    Bjs

    PS: nota-se a dieta ;)

    ResponderEliminar
  3. É bom ter-te de volta aos posts no teu blog...eu adorei a prova...tenho que escrever no meu blog...foi muito bom ver-te lá por terras de Ferreira. A mim apenas me resta agradecer-te o teres mais uma vez vestido a T-shirt mágica...És uma guerreira Anabela e com muito bom astral. Beijinho e espero que agora venhas participar no circuito do centro! Beijinho e muitos e bons klms!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei muito deste trail. Voltarei a repetí-lo. Com a vantagem que é quase à porta de casa.
      Tenho que olhar para a minha agenda e planificar 2016. Esse circuito do Centro é muito interessante.
      Eu é que te agradeço por me teres dado a conhecer a SPEM.
      Beijinhos e força para as próximas, Carlos!

      Eliminar
  4. É assim mesmo moça ... boa disposição, amigos, corridas e comidinha ... não necessariamente por esta ordem :)
    Beijinhos

    P.S. Tás mesmo de dieta??? Não se nota nadinha :P ... lol ... tou a brincar!!! Tu antes dos dias de prova come rapariga ... será que já te esqueceste do Douro e Paiva em 2014??? Bem ... ai, ai, ai, ai ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, Carlos, acredita que ali pelo km6 me lembrei do Douro e Paiva. Nada que se compare, mas cheguei a ter umas sensações parecidas.
      De facto, em dias de prova ou treino longo tenho de esquecer a dieta.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Força Menina, a diversão sempre em primeiro lugar!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Gosto imenso de ver o teu ar feliz em todas as fotos :)
    Sempre ouvi dizer o melhor desse trail (deve ser pelas proximidades com a minha terra, ih ih ih)

    Continua a brindar-nos com artigos felizes como este :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu também gosto muito de estar feliz: a correr, entre amigos e sem grandes objectivos (para já...).
      Beijinho grande João!

      Eliminar