17 de março de 2013

Mais quatro mandamentos



Considero que a par de dicas ou testemunhos sobre corridas existe um outro mundo ao qual devemos dar também a nossa atenção. Aqui ficam quatro lembretes.
Dormir. É fundamental que se durma bem. Há quem precise de oito horas, há quem fique fresco apenas com seis, parece que o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa dorme três horas e fica fino que nem um alho. O importante é que se durma bem e se não é esse o vosso caso devem pedir ajuda para consegui-lo.
Muitas vezes as causas de noites mal dormidas são combatidas com mudanças simples nas nossas vidas: não beber café ou outras bebidas estimulantes depois das 18h, ler antes de dormir, tomar um banho quente, ouvir música... Se não funcionar podemos recorrer a um médico para que este nos possa ajudar a encontrar uma solução que se adeque ao nosso caso.
Beber água. Eu juro que bebo religiosamente 1,5L de água por dia. E já o faço há muitos anos. Apenas quando chega o fim de semana confesso que não sou tão rigorosa, mas desde já adianto que sinto logo a falta desse líquido maravilhoso. Tudo melhora quando bebemos bastante água: a pele, o cabelo, as unhas... Tudo. Sinto grandes diferenças no meu organismo quando sou cumpridora deste ritual. Não custa nada andar com uma garrafinha dentro da carteira. As nossas carteiras estão atafulhadas de porcaria, certo? Uma garrafinha de água cabe lá de certeza. Além disso diz que é muito bom no combate à celulite! É só vantagens, não há como não fazer, miúdas!
Comer. Comer bem! Aqui não sou ninguém para vos falar disto. Sou a chamada «boca abençoada»! Adoro tudo: desde túbaros de carneiro estufados a dobrada, passando por caracóis e imperiais. E gosto de vinho, e gosto de favas, e gosto de cozido à portuguesa... Enfim... Às vezes gostava de ser esquisitinha como algumas amigas que adoro de coração: “ai, salada de alface? Tem vinagre? Então não como.” Comigo marcha tudo. E o problema é esse. Sou daquelas pessoas que não pode comer o que quer, quando quer e nas quantidades que quer. Não!
Tenho mesmo que ter cuidado com a alimentação. Por isso a minha regra é muito simples: durante a semana sigo à risca o meu plano alimentar. Plano esse que me foi estabelecido por um nutricionista (existem imensos no mercado, perguntem a amigos ou conhecidos que vos recomendem um). Um conselho: não escolham nutricionistas que logo no primeiro dia vos impingem comprimidos, drenantes ou diuréticos. Não vão por aí. Escolham alguém que vos ensine a comer. É isso mesmo. As pessoas não imaginam, mas o que muitas delas precisam é aprender a comer: aprender a juntar (ou não) alimentos, aprender a “contabilizar” as suas quantidades diariamente, aprender e saber o que são os alimentos bons e os alimentos maus, o que evitar, onde abusar...
Depois de passar a semana bem comportada, chegado o fim de semana, faço a minha extravagância: gosto de beber um bom vinho a acompanhar uma refeição bem calórica. Ah pois é! E então? What’s the big deal?
Depois vem a corrida. E quando se treina no duro a vantagem é esta: é que podemos fazer um ou até dois disparates por semana que depois com um ou dois treinos vai tudo ao ar!

Sem comentários:

Enviar um comentário