2 de dezembro de 2013

Anton Krupicka, um americano muito simplezinho

Anton Krupicka é um atleta americano sobejamente conhecido. Tem um palmarés invejável e advoga um estilo ultra-minimalista de corrida em montanha. Gosto do seu estilo, parece um viking mauzão, gosto da forma como corre.

Já andava há algum tempo de olho nele. E depois vou lendo aqui e ali histórias e episódios caricatos sobre a sua carreira. De início o seu estilo minimalista era algo que me fascinava, pois por cá vemos sempre a maioria dos atletas de montanha carregados de tudo e mais alguma coisa (meias de compressão, bastões, mochilas de hidratação, corta-ventos, gorros, luvas, etc.). Anton Krupicka não. Adepto do lema: less is more, corre quase como Deus o pôs no mundo. Abençoadinho!

São visíveis assim a olho nú!! as suas qualidades como atleta minimalista:

 




Mas o minimalismo é um tema controverso, pois pode pôr em risco o altleta. O minimalismo levado ao extremo pode ser perigoso. Em montanha quando algo corre menos bem damos por bem empregue todo o peso que carregámos em cima do nosso corpo: desde líquidos para beber, sólidos para comer, agasalhos, etc.. Tudo o que um atleta minimalista, numa circunstância dessas, não terá.

Mas compreendo bem o conceito e admito que simpatizo com ele. Acho que quanto mais desprovidos de coisas materiais estamos, mais em comunhão com o ambiente, neste caso a natureza, nos sentimos. No caso do Anton ainda ajuda o facto do moço ser bem apessoado. Por isso, eu gosto do minimalismo. Gosto pois. Minimalismo q.b..

Mas, não há bela (neste caso, belo) sem senão... Ora bem, quando se fala em minimalismo estamos a referir-nos a roupa, acessórios, utensílios, tipo de ténis usado, etc... Não nos estamos a referir a mais nada, pois não? Ou há algo neste conceito que eu deva saber e ninguém me contou, hein?

É que por estes dias andava a ver vários vídeos de entrevistas de ultrarunners e deparo-me com este, aqui do Anton. Qual não é o meu espanto quando, sensivelmente a meio da entrevista, no momento em que ele, quase que num tom romântico, diz que depois de uma corrida de quatro ou cinco horas gosta de se refrescar no rio (e eu já a fazer filmes)... Surge esta pérola:


WTF???? O que é isto António???

Isto mais parecem os pés do Gollum, aquela criatura corcunda e nojenta do Senhor dos Anéis. Esta:



Mas será possível? Não haverá solução para esta tragédia? Não poderá ser isto um nicho de mercado a explorar pelos cirurgiões estéticos? Reconstrói-se tudo, tira-se e põe-se tudo, aumenta-se e diminui-se tudo, tira velho, mete novo... Não será possível surgir uma nova técnica a lazer, por exemplo, de reconstrução de unhas de pés para estes casos infelizes?

É assim: cada vez gosto mais de correr no monte, mas se é para isto... Se é isto que me espera... Ó meus amigos!...

14 comentários:

  1. Olá Anabela.

    Confesso que eu sou daqueles que gosto de toda aquela parafernália de acessorios que levamos para fazer o trail...eu levo tudo máquina de fotografar, hidratação etc... e dá sempre aquele "Style" de trailrunner . E imagina aqui no Fundão -1º de temperatura e aqui o je só de calção e ténis, bem ia ser cá um frio...
    Bons Klms

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, Carlos! E é o mais sensato. Não só por questões de segurança, mas também de saúde e bem-estar. Afinal de contas (também) andamos nisto para nos divertir. Eu também levo tudo e mais alguma coisa.
      Além do mais não tenhamos ilusões: vedetas como o Anton Krupicka têm um verdadeiro arsenal de gente a carregar-lhes tudo e mais alguma coisa.

      Abraço e bons treinos!

      Eliminar
  2. Esqueci-me de te agradecer pois está a fazer um ano que me iniciei neste mundo das corridas e foi a ler o teu blogue e o do Carlos (Papakilometros) que encontrei muitas vezes aquele incentivo extra para correr mais e mais...Por isso o meu obrigado e continua em 2014 com estas publicações ...Bons Klms

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?! Epá, agora fiquei sensibilizada, Carlos!
      Fico muito feliz em ter tido uma contributo para isso! (Ainda que tenha de dividir o pódio com Papakilómetros! Eheheheh)
      Faço votos que muitos mais quilómetros faças pela vida fora, com saúde e energia, e que por aqui vás recebendo um empurrãozinho caso seja necessário, sobretudo naqueles momentos em que não nos apetece tanto ligar os motores!

      Grande abraço, Carlos! Muito obrigada!

      Eliminar
    2. Eiiii....como é que é?..olha que eu tou por aqui :)

      Eliminar
  3. Ahahahah Anabela, fartei-me de rir com este teu artigo.

    Eu queria era ver o Anton a correr na serra de Montejunto com um vento gelado, isso é que eu queria ver...Agora a sério, não sei como é que o gaijo consegue não congelar e, tal como dizes, também me parece um bocado extremo ir para o meio da montanha apenas com uns ténis e uns calções.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele gosta de andar a passear o corpinho bem-feito nas montanhas do
      Colorado, mas só em dias de sol. Assim também nós, certo Isa? ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ri-me à grande com este teu "poste". O Anton é talvez o meu Ultra preferido, exactamente por este estilo "descontraído"...mas olha que isto não é sempre assim...no UTMB ela já andava mais composto :)
    Quanto às unhas, olha...se não queres perder nenhuma é melhor abandonares já o barco :)....eu, que nem 1/10 parte faço o que estes meninos fazem, ando à umas semanas à espera que uma unhazita volte a crescer....hehehe...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos "estrangeiros lá de fora" :))) também deve ser um dos meus preferidos. Poder-te-ia apontar muitas razões, algumas estão bem à vista :D, mas acima de tudo ele conquista adeptos precisamente pelo estilo. Estilo minimalista e estilo de estiloso, percebes? Cabelo comprido, barba, Buff na cabeça...

      Mas essa das unhas... Não estava à espera, confesso... Foi como um murro no estômago! Pumba!
      Eu só tenho uma unha negra, masmuito ligeiramente... Tenho a certeza que com um bom verniz encarnado disfarço a coisa! É que senão, não sei não...

      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  5. Loooolllllllll
    Não há bela sem senão...nem ultra runner sem a sua unha negra...

    Confesso que também perdi uma no noturno de Portel e ao contraio de vocês mulheres, nós não podemos andar a pintar as unhas dos pés de encarnado.
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) É verdade! Deve ser dos poucos casos em que nós, mulheres, levamos vantagem! Conseguimos disfarçar as maleitas das corridas com um simples verniz! LOL

      Abraço e boas corridas!

      Eliminar
  6. Como diz o velho ditado popular "Nem tudo pode ser Perfeito" Oh que diabos...
    Eu tenho uma teoria e mais uma vez ela foi comprovada... quando te deparas com um "deus" na terra ele tem lgum "podre" gravado nele. E lá está.... o "podre" deste senhor são os seus riquinhos pés :)

    ahahaha

    Quase que o consigo imaginar a fazer tal qual como o Gollum "Smeagollllllllllll" ahahah

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHAHAHAH... Agora fizeste-me rir, Marta! Mas percebeste-me bem: assim que vi aqueles pézinhos lembrei-me logo do Gollum e da sua voz horrível...
      Cai assim por terra um ídolo! Snif, snif... :)))

      Beijinhos

      Eliminar