18 de dezembro de 2013

E correr, não?

E porque já ando a ouvir 'bocas' do tipo: e correr, não? Aqui fica um pequeno relato de um treino inesperado que ocorreu no domingo.

Sem que nada o fizesse prever, pelos afazeres domésticos e familiares que proliferam nos últimos dias, no domingo de manhã havia espaço na agenda para um treino longo. Fomos para Monsanto.

Estava uma bela manhã de inverno, com um sol luminoso e uma temperatura amena. Condições reunidas para um super-treino!

Muitos de vós conhecem Monsanto. Para quem não conhece acho que Monsanto é um ex-libris em Lisboa para quem gosta de correr na e com a natureza. É possível fazer um treino duro, com subidas respeitáveis, experimentar trilhos mais irregulares e ir cheirando e vendo o que de bom a natureza nos dá. A quantidade de corredores, caminheiros e ciclistas faz com que aquele espaço se torne, a um domingo de manhã, o Templo dos Desportistas Lisboetas.







 


 Monsanto é verde. Tão verde que por vezes aborrece! ;)

Só muito recentemente, e motivados pela preparação do Paul Michel para a MDS, é que começámos a descobrir Monsanto. E Monsanto tem mesmo muito para descobrir.

Mas treinar com o Paul Michel tem sido um pouco difícil para mim. Já há muito que não o consigo acompanhar e a cada dia que passa o hiato entre mim e ele aumenta. É claro que ele tem tido uma intensidade e carga de treino incomparavelmente superior à minha, daí também esta diferença.

Mas recordo aqui tempos em que ele não me conseguia acompanhar! É verdade! Podem não acreditar, mas houve uma fase das nossas vidas em que ele levava uma vida completamente sedentária e eu treinava com alguma regularidade, para perder peso após a gravidez. Nesses tempos, acreditem... Ele ficava para trás!

Neste treino em Monsanto, segui (obviamente) sempre atrás dele e por várias vezes olhava para ele (e além de ver metade do homem que via há um par de anos atrás, porque está visivelmente mais magro!) recordei-me desses tempos e pensava: "quem diria, Paul Michel, que correrias assim..."



O meu treino resume-se a 24km e o dele a 27km! Ou seja, ele tem um saldo superior ao meu e vocês já adivinharam porquê, claro! É que várias foram as vezes em que ele voltava para trás para não se distanciar e não me deixar sozinha.

No final, ainda me disse: "estou muito orgulhoso de ti, já me acompanhas num treino destes". Enfim... É como quem diz... Um treino destes define-se por um ritmo médio (dele!) na ordem dos 132bpm. Ou seja, longo e calmo! Para mim, a média foi 167bpm. Houve alturas (leia-se, subidas) em que bati nos 190bpm!

Claro que treinar com companhia é muito melhor, mas a minha companhia é relativa, de facto. Tirando as provas em que ele decida de antemão que me vai rebocar ou que fará apenas um treino de recuperação, pergunto-me se algum dia ele estabilizará e eu poderei evoluir no sentido de o "agarrar".

Claro que sim!

16 comentários:

  1. Eu também digo Claro que sim!!! Haverá uma altura em que será possível ver-vos juntos a puxar um pelo outro, e aí serei eu cá atrás a dizer (com um grande SMILE na cara) "Quem diria Anabela!!! A acompanhares assim o teu mais que tudo!!" :)

    Em 2014 irei conhecer Monsanto e acho que vou fazer dele uma das minhas zonas de "conforto" :) Essas fotos e todas as que tenho visto dele (Monsanto) colocam-me com uma "inveja" daquelas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem, Marta! Monsanto ainda é um espaço privilegiado para todos os amantes do desporto. Cabe-nos a nós conservá-lo, usando-o e respeitando-o!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Cambada de "atletões" que vocês me saíram. ;)
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só ele, eu ainda sou uma atletazinha!! Mas espero lá chegar. Devagar, devagarinho!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ahaaaa....conheço esse "e correr, não?" de algum lado :)
    Belo treininho esse...já vistes...quem diria que farias assim uns treinitos de 24km ao domingo de manhã, sem planeamento, à uns poucos meses atrás?
    Muito bem....nada de acomodar...para 2014 existem objectivos a cumprir...força nisso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... Senti-me "picada" a bem dizer... ;)
      2014 será, pelo menos assim espero, um ano interessante. Tenho em vista um "desafiozito" para mim. Assim que me decidir conto tudo!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Epa porque nao disseram nada! Fomos para Monsanto de tarde e podíamos ir num grupo maior...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sílvio, foi muito em cima. Desmarcaram um almoço domingueiro e, de repente, ficamos com a agenda livre. Por isso não disse nada. :(((

      Eliminar
  5. Claro que sim! :)

    Bonito treino :)

    Beijinhos e tudo a correr pelo melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João! Já lá vai o tempo em que eram os cavalheiros a correr atrás das senhoras... Estes tempos modernos... Invertem tudo! :)))
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Este teu espaço está bem idealizado pela escrita e pelas fotos. Parabéns, o espírito é excelente!

    ResponderEliminar
  7. Treinar na companhia de quem mais gostamos é muito bom...É um "doping" natural...
    E fazer 24 klms estás bem e em forma..Não conheço monsanto mas pelas fotos deve ser muito giro para trailar...
    Força aí para o Paul Michel que se está a tornar um novo Carlos Sá...
    Bons Klms

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Treinar com companhia faz mesmo a diferença, Carlos!
      O Paul Michel está no bom caminho. Quase, quase a morder os calcanhares ao Carlos Sá! :)))
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Precisamente há 10 dias sem postar nada... nem um "Se isto não é estilo"!!! VOLTAA!!!!! Estás perdoada Anabela!!!! :D eheheh beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehe!! Já está, minha querida!! E se tinha saudades vossas!...
      Bjs

      Eliminar