10 de dezembro de 2013

Meu querido mês de Dezembro

Este meu querido mês de Dezembro está a sair-me pior que a encomenda! Já suspeitava que fosse um mês difícil para treinar. A preparação da quadra natalícia tira-me muito tempo. E não estou a falar de compras de natal, essas não me tiram muito tempo pois compro poucos presentes.

Nesta altura do ano multiplicam-se os jantares com amigos, os jantares de trabalho, as festas das escolas, as acções de solidariedade aqui e acolá... O mundo escolhe festejar e ser solidário em Dezembro.

Em boa hora optei por não me inscrever em nenhuma prova este mês, mas depois arrependo-me. Mais tarde, navego pelos blogues que sigo e sou bombardeada pelas fotos e relatos emocionantes das provas que ocorreram e fico com aquela sensação chamada 'inveja da boa'.

Os treinos também não têm sido grande coisa. Na semana que passou apenas consegui treinar duas vezes, o que é manifestamente pouco para os meus objectivos actuais. Prometi a mim mesma, e a mais alguém, manter a rotina dos quatro treinos semanais. Quanto a isto aviso que está a contar só a partir de Janeiro, ok? Até lá não vale.

Os treinos do Paul Michel também não (me) ajudam. Para ele treinar e cumprir o seu plano de treinos eu tenho treinado menos. Até comer, tenho comido menos... Mas essa parte não me faz mal nenhum, há para aqui massa adiposa para me sustentar umas boas semanas à míngua!

É que agora, cá em casa gostamos muito de tofu e seitan... Acompanhado de brócolos, rebentos de soja, cogumelos... E bebemos muito chá verde... E os pequenos almoços?? Dignos de trabalhadores do campo: iogurte natural com aveia, kiwi, três nozes e bagas de goji...


Tofu com cenas diversas
(Aquelas cenas pretas que parecem minhocas, são algas chinesas).

(Só aguento isto até Abril, juro!!)

No sábado de manhã fui fazer um treino de 10km sozinha e consolei-me a desfrutar uma manhã solarenga de inverno, sem vento e uma paisagem bonita. Não levei nada para registar o momento, mas acreditem em mim, a paisagem era à beira Tejo e era bonita.

Passa por mim uma jovem que me chama a atenção. Uma rapariga muito jovem mas muito forte. Corria sozinha e a ouvir música. Ia vermelha que nem um tomate! Admirei o seu esforço. Porquê? Pela opção que tomou naquela manhã de sábado. Uma jovem daquela idade poderia ter imensas coisas bem mais interessantes para fazer do que ir para ali correr e sofrer. Sim, porque ela corria com algum sofrimento. Provavelmente estará em início de "carreira", provavelmente (re)começou a correr há muito pouco tempo. Com o objectivo de perder peso? Com o objectivo de ser mais saudável? Com o objectivo de esquecer o namorado que terminou com ela na semana passada? Porque está desempregada e precisa de esquecer o infortúnio?

Tantas vezes faço esta pergunta quando me cruzo com outros corredores. E este? Porque é que correrá? Porque agora é moda e anda toda a gente na rua a correr?

A jovem passou e o meu vaguear de pensamentos foi interrompido quando ao km7 o meu pé esquerdo começou a dar sinal. Afinal a minha lesão parece não estar resolvida. Curioso é que a dor situa-se na planta do pé, na parte interior. Ao fazer os alongamentos finais senti a mesma dor com a agravante de ao tentar puxar o pé para trás me doer, também, na zona do tornozelo.

Adiante... Por agora não quero pensar muito nisso. Vou pensar que no próximo fim-de-semana quero meter a mochila à costas e desaparecer por um bom par de horas num trilho perto de mim! De preferência sem dores, mas se possível a cruzar-me com mais gente a correr.

Bons treinos!



16 comentários:

  1. Junta-te ao clube das "sem provas" no mês de Dezembro.
    Mês complicado este. Ora é o natal, ora é a passagem de ano, ora é prendas, ora é jantares, ora é tomar conta dos sobrinhos para os pais vadiarem nos jantares da empresa, ora é trabalhos extra, ora é frequências junto á semana do natal e a seguir à época festiva, em que quase obriga a passar a noite e o dia de natal enrolada na manta de roda de livros, cadernos, calculadora e afins...
    Oh raios para o mês de Dezembro... nunca mais passas?!?!!?

    Para quebrar a rotina irei ao 7º Treino solidário da correr Lisboa.. aparece também vai ser super especial.

    Beijinhos Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Martinha, adivinha o que tenho nesse dia de manhã??? Festa de natal do colégio dos meus filhos!!!!
      É como disse, não há espaço para nada neste mês de Dezembro! Só para festas e jantaradas! Brrrrrrr...

      Bejinhos e bom treino solidário! A causa merece!

      Eliminar
    2. Ora também um belo plano para um Sábado de manhã :) Ainda não fui informada mas do meu sobrinho também deve estar a estoirar uma festa de natal... Aiiii Dezembro Dezembro.... :)

      Beijinhos e boa festa dos meninos :D

      Eliminar
    3. Que passe depressa, para uma pessoa treinar em paz!! LOL
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  2. Não querendo ajudar à festa: o meu mês de Dezembro iniciou-se com um recorde pessoal da Meia Maratona, vai prosseguir com um trail de 30km e terminar com duas das São Silvestre de Lisboa, Olivais e Lisboa. Ah e vão existir uns treinos longos nos fins de semana livres deste mês... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sílvio, há aqui uma funcionalidade que dá para bloquear pessoas!!! :)))
      Fins de semana livres em dezembro??? Bem que gostava de saber o que é isso!

      Bons treinos!

      Eliminar
  3. Que a dor seja só um susto... FAZ ALONGAMENTOS! :) (Eu agora sou uma nazi dos alongamentos... lol)
    E o vosso tofu não tem nada mau aspecto, eu comia! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é que o raio do tofu estava mesmo bom!! (Nem devia dizer isto, pois há 15 dias que não se come outra coisa cá em casa... Já deito tofu pelos cabelos!!)

      Mas até a alongar me dói... Mas tenho de insistir, tens razão. A minha médica passou-me uns exercícios para fazer, mas ando armada em calona!...

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ora bem...começamos por onde...pois, Dezembro...como te compreendo, festas, festarolas, jantares....inscrevi-me "apenas" na S.Silvestre do Porto no próximo domingo, que é quase obrigatório. Como vou estar 2 semanas de férias, espero aproveitar para correr muiiiito.
    Quanto a essas coisas que andas a comer todos os dias...até tem bom aspecto, mas todos os dias?...aproveita nos jantares com amigos, da empresa, etc, para tirar a barriga da miséria...ainda na 6ª feira passada dei-lhe forte no Rodizio...caipirinhas poucas, estava a conduzir :(
    Aí essa dor no pé é que já é pior....espero que não seja nada de mais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que tenho tentado fazer: aproveito as jantaradas de Natal e tiro a barriga de misérias!
      Quanto à dor, vou seguir o conselho da Rute e apostar muito nos alongamentos. Se não passar tenho de ir (outra vez!) à Doutora! E desta vez é para levar tau-tau...

      Beijinhos e força para os 3000!

      Eliminar
  5. Olá Anabela...Também não podemos ser escravos da corrida uns intervalos também são bons...Em 2014 vais recuperar todos esses Klms e certamente irá correr tudo bem...
    Força aí e muitos e bons Klms em 2014!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos! Assim espero! Este mês tem sido muito morno, mas ano novo, corridas novas!! :))
      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  6. Mas olha que esse prato até está com bom aspecto :)
    Mas estar sempre a comer coisas semelhantes até Abril...
    O esforço e dedicação vão valer a pena :)
    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já viste a minha vida, Isa?? Ontem lá me disse que no fim de semana apetecia-lhe uma cataplana de peixe e marisco!! Nhumi, nhumi... Estou p'ra ver!! :)))

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Anabela!
    Estou aqui a publicar um post para te pedir se for possivel divulgares um projeto " EM´Força corremos com a Esclerose Multipla" pois sei que o teu blog é muito lido e esta é uma causa pela qual eu corro...vê a minha foto do perfil e repara na T-Shirt.
    Tb tenho um blog recente: penapinhatrail.blogspot.com no qual contoa algumas das vivencias do mundo da corrida...Se puderes divulga que eu fico muito agradecido..
    Obrigado e Bons KLMS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia este projecto, Carlos!
      Vou divulgar, sim. Desde já parabéns a ti por te associares a esta causa.
      E já adicionei o teu blogue. :) Já sou seguidora!!

      Abraço e obrigada por dares a conhecer um projecto como este!

      Eliminar