3 de junho de 2014

II Trail da Pampilhosa: duas estreias!

Duas estreias, duas situações inéditas mas que em nada mudaram a minha pessoa, a minha personalidade, a minha forma de encarar a corrida… Nada! Tudo na mesma!

Primeira: Fiz cocó no mato pela 1ª vez.
Segunda: fui a última da prova.

Posso dizer-vos que quer uma quer outra, por serem experiências inéditas, poderiam dar origem a um relato extenso onde eu contasse todos os pormenores e sensações vividas. Mas não. Quer uma quer outra aconteceram sem que nada o fizesse prever. Simplesmente aconteceram. De forma natural e sem pressões. Enfim, uma delas com alguma pressão. Foi ligeira, mas existiu.

Mas estas duas situações em nada mudaram a minha condição de pseudo-atleta. Cheguei em último e fiz cocó no mato. Até dava um bom título de um livro. Quem sabe não volta a ser o título do relato do Monte Branco.

Bom, no caso do segundo acontecimento a parte do “sem que nada o fizesse prever” não é bem assim. Por um lado, este trail fazia parte do meu plano de treinos e não poderia encará-lo como uma prova (de qualquer modo também acho que não conseguiria dar muito mais do que dei). Por outro, porque na meta olhei à minha volta e pensei: “não há aqui ninguém com ar de que vai acabar atrás de mim”. Pareciam-me todos grandes atletas.

Desde que anunciaram o trail que me manifestei contra a hora da partida que chegou a ser 10.30m, mas que entretanto passou para as 10h. Um início tardio que, a estar um dia de muito calor, seria penoso para os atletas. Acabou por não acontecer. Apesar de estar calor, não foi nada que não se suportasse.

Depois do levantamento dos dorsais seguimos de autocarro para a linha da meta. Voltámos à escola.






E eis que chegados a este local só faltou a banda da música ou o Tony Carreira a cantar (fica aqui a dica para o ano!): ele era sandes de queijo, ele era sandes de presunto, ele era chouriço às rodelas, ele era pão-de-ló, ele era bola de carne, ele era figos, ele era mel, água, sumos e… E… Minis frescas!!! Meus senhores e minhas senhoras, isto foi um pré-abastecimento de luxo! Alguma vez nas vossas vidas? Com isto tudo, desculpei a organização por me obrigar a correr às 10h. Estão desculpados. Está tudo esquecido, tudo p’ra lá das costas e não se fala mais nisso.



Era só isto...

Dez horas e uns minutos e soou a buzina. Parti cá de trás para não atrapalhar aquela malta que tinha tudo ar de campeão. Segui por ali fora e comecei logo a olhar para os batimentos cardíacos porque não podia sair do meu intervalo. E esse não sair do meu intervalo significava ir em ritmo de treino. Nos primeiros quilómetros ainda tive a companhia dos meus amigos Paulo, Ana e Sara, mas disse-lhes para seguirem pois o meu ritmo estava marcado.

Para minha sorte apanho a Isa e o Victor que estavam ali a fazer o que poucos fariam: depois de três horas de sono estavam ali para fazer 27km. Isto é que é gente rija, como se diz na Pampilhosa. Para meu descanso consegui ter companhia pois disseram-me que iriam em ritmo baixo. Não fossem eles e teria feito o trail sempre sozinha.




Sozinha como quem diz: sempre acompanhada pelos simpáticos senhores do carro-vassoura e da simpática Luna, a cadelita que nos rosnava.



Estes senhores foram quase sempre atrás de nós. Até que os obriguei a sair do carro para tirarem fotos connosco. Um grande abraço a estes simpáticos senhores que nos acompanharam e nos ofereciam água ao longo do percurso.

Foi um trail simpático em companhia de um casal ainda mais simpático: A Isa e o Victor dessa grande equipa nacional os 4aoKm. Já os conhecia, mas nunca tinha feito nenhuma prova com eles, porque habitualmente eles voam… Desta vez, para minha felicidade, dormiram pouco e por isso seguiram comigo.

Seguimos pelos estradões e alcatrão fora. Porque o trail da Pampilhosa, com muita pena minha, foi só isso: estradões e algum alcatrão. Ora bem: para mim o trail não é isto. Também pode ser (em quantidades mínimas), mas não é só. Eu cá gosto do seguinte (Srs. Organizadores puxem da caneta e anotem, se faz favor):

Gosto de levantar cedo para correr.
Gosto de correr em sítios onde os carros não passam, nem sequer um Smart.
Gosto de correr em sítios onde só passa uma pessoa de cada vez (single tracks).
Gosto de molhar o pé num ribeiro, rio ou riacho (ou pelo menos vê-los mais de perto).
Gosto de um trilho técnico durante um par de kms para saltitar entre pedras e pedregulhos.
Gosto de ver fragas, penedos e, quem sabe, trepar alguns.
Gosto de avistar o sítio onde corro do ponto mais alto, lá bem no alto.

E o trail da Pampilhosa não teve nada disto. Mas o que mais me entristece é que podia ter tido isto tudo. Ora bem: Pampilhosa da Serra, certo? Temos serra, certo?? Então porque andámos o tempo todo em estradões? Porque não mostrámos a nossa serra no seu mais íntimo e interior? O que de melhor o concelho tem para oferecer? E o rio Zêzere?? O que estava a fazer lá ao longe, lá em baixo? Ou melhor, o que estávamos nós a fazer cá em cima? Porque não serpenteámos as margens do rio durante alguns quilómetros e depois subíamos uma ‘parede’ ou um ‘elevador’ de 4km até cá ao alto? Nos Lobatos, que necessidade houve de subir 2 ou 3km (creio eu) em alcatrão? Repensem bem o trajeto do trail.

Creio que as pessoas até gostaram, mas não foram dali encantadas e podiam ter ido. Foi um boa passeio, não foi um trail. O que não falta é trilhos lindíssimos naquela serra. Este trail foi monótono no percurso, desinteressante do ponto de vista paisagístico (tendo em conta o que a zona pode oferecer) e bastante maçador. O trail da Pampilhosa só teve estradões e alcatrão. E alcatrão é que não, meus senhores. Trail que é trail não tem alcatrão (só para atravessar estradas ou para partir/chegar à meta). Este é, para mim, o único ponto negativo (a par do horário) do evento. Mas, infelizmente, é um dos pontos mais importantes. Espero que a organização reflita sobre qual o futuro que quer dar ao trail da Pampilhosa. Quer fazer uma prova de trail (possivelmente com duas distâncias para atrair mais gente, mas também que obriga a outra logística e custos) ou quer fazer apenas mais uma prova que de trail tem muito pouco e basicamente é uma prova “estradista” feita out-of-road? Fica ao vosso critério. Podem fazer esta mas não lhe chamem trail.

Outro ponto negativo que me deixou triste: sou a última a chegar, como já referi, e quando chego já estão a desmontar o pórtico da meta (o insuflável). Não se faz, meus senhores! Todo o participante deve ser tratado da mesma maneira: desde o primeiro ao último classificado. Se não querem esperar por todos os atletas coloquem no regulamento que a prova tem um limite de horas para a sua conclusão (é outra dica que dou). Isso não se faz e não voltem a fazer. É muito feio, mesmo. E ainda bem que foi comigo, que sou da “casa”. Mas infelizmente os meus amigos dos 4aoKm que me acompanharam disseram-me e com toda a razão: “nunca tinha feito uma prova onde quando chegasse já estivessem a desmontar a meta”.

Ainda sobre a meta: acho que devem repensar a sua localização. Junto ao rio, à semelhança do ano passado, é inigualável. Bem sei o porquê de não ter sido possível este ano. Então mudem a data do trail para a época balnear. Chegar do trail e mergulhar no rio é um luxo que poucas provas de trail conseguem oferecer. Se o trail da Pampilhosa não marcar pela diferença morre. Se o trail da Pampilhosa não oferecer diferente, morre. O que se passou domingo foi só mais um trail e, do ponto de vista do percurso, um fraco trail. Cada vez mais os atletas são exigentes e escolhem as provas a dedo.

Quanto ao churrasco convívio tenho a dizer que foi um ponto muito positivo e que face ao ano passado melhorou bastante. Desta vez tínhamos mesas para nos sentarmos, havia bastante comida, o arroz de feijão foi bastante elogiado, fruta… Muitos parabéns à organização.

Resumindo: a organização merece ser reconhecida no seu esforço em receber bem os atletas. O abastecimento antes da prova - que deixou grande parte dos participantes boquiabertos, pela surpresa e variedade dos víveres -, os abastecimentos durante a prova também foram bons, o almoço-convívio foi cinco estrelas. Agora só falta aprimorar no percurso. De resto está lá tudo!

Se eu mandasse fazia o trail na época balnear para beneficiar das potencialidades do rio Unhais. A meta seria localizada junto ao rio, tal como o ano passado e que grandes elogios recolheu dos participantes. Mantinha os abastecimentos, em especial aquele miminho antes da partida, e mantinha o almoço-convívio. Mudava o percurso, claro! Mas isto, digo eu, é o mais fácil. Ele já existe só há que procurá-lo.

Não se esqueçam do lema da vila: Pampilhosa da Serra inspira natureza. Então, vá… Inspirem-se vocês também e ofereçam a quem vos visita o melhor que a região tem: paisagem natural.

Tudo isto que aqui escrevo é de coração aberto para ajudar a organização a fazer melhor. Esta é apenas a minha opinião, que vale o que vale. Gostava muito que a Pampilhosa se tornasse uma referência no panorama nacional do trail. E é por isso que me esforço por criticar, para que pensem o que querem fazer da prova. Podem manter este figurino. Acredito que há público para este tipo de prova. Mas não lhe chamem trail.

No final da prova tivemos tempo para conviver, para comer, para beber três grades de minis e enfardar dois bolos: um feito pela mulher do Carlos Cardoso (estava delicioso, Inês, obrigada) e outro feito pela minha sogrinha (obrigada Santinha, estava maravilhoso). Acabámos o almoço dando uma espreitadela no tal rio onde podíamos ter dado um mergulho e rematámos a tarde na esplanada nesse grande estabelecimento comercial, que patrocinou a frescura das grades, o Café Carlota.







É assim que gostamos de receber na Pampilhosa. É assim que gostamos de acolher os de fora. Oferecendo o que temos. Damos os braços abertos, oferecemos a nossa simpatia, trocamos galhardetes gastronómicos… E é este este o espírito da coisa.

Isa e Victor: foi um prazer fazer a prova convosco. Um privilégio correr ao lado de pessoas tão nobres que mesmo nas vossas condições fizeram questão de aparecer. Grande Abraço!

Ana Luísa, Sara e Paulo Soares: sem palavras. Sois os maiores, pá! Sara, espero quer os teus pezinhos já estejam bem. Ana Luísa, tu vais longe, mulher! Mais um pouco e o teu homem não te agarra! Paulo Soares, estamos lá, meu caro. É só mais um bocadinho de treino e estamos prontos para varrer aquele Monte!

Carlos Teixeira: não só o encarnado me fica a matar, como foi um prazer correr pela Em’Força! Apelo a todos quanto só correm que se associem a esta causa. Podem ver no Carlos um exemplo. Obrigada por apareceres e não desistas do trail da Pampilhosa, ok? ;)




CAL: A todos vós aquele grande abraço por acederem ao convite. Neste domingo tinham trails quase à porta de casa. E optaram por fazer 2h30m de caminho para virem correr à Pampilhosa. Levam dois canecos e muito feliz fico por isso. Se não for para nós, que seja para vocês! Carlos Cardoso: que dizer? Agradeço-te a presença, o espírito, a simpatia. Quero retribuir e por isso apelo que o próximo Trilho do Perneta seja em data a acordar previamente. Fazemos questão! Bem haja por tudo!

RUN BABY RUN: para a próxima bebam menos nas vésperas, ok? :))) Fidelis, Passos, Jean Charles, Louis grande abraço. Vejo-vos na Serra D’Arga no trail jovem! :)))



Antes da partida

As equipas: RUN BABY RUN, 4aoKM, CAL, Cães D'Avenida


Pensamentos...





Saudades do calor e da areia?

O nosso representante internacional. Diretamente da Alemanha para o trail da Pampilhosa!
Sagrou-se vice-campeão da vila!

O campeão da vila!

Jean Charles cheio de dores mas acaba a prova! Respeito! :) 

Máquinas!

Maquinões!


Em 2015 eu quero dizer: eu vou ao III trail da Pampilhosa da Serra.


Até p'ró ano!

37 comentários:

  1. Agora sou eu.! Nunca tinha posto os pés na Pampilhosa da Serra. Só participei porque queria correr com , ou melhor, atrás [ muitíssimo atrás ] do Paul Michael e com a Run Baby Run.! Sou uma privilegiada por conhecê-los e queria tirar partido deste privilégio. Também vi, nesta prova, oportunidade para trilhar caminhos que, de outra forma, previsivelmente, não iría visitar. E achei a serra soberba. Inacreditável. Mesmo com vários Km de estrada, achei o percurso lindíssimo. Não conhecia o resto. Antes de vir para o Porto, fui com o Paulo Soares e com a Sara Macedo conhecer mais um pouco. Há pessoas que me inspiram. As serras de Pampilhosa cortaram-me a respiração. De facto, compreendi que os trilhos poderiam ter sido [ ainda ] melhor escolhidos, sempre no meio de vegetação extraordinária. Outros aspectos relativos à prova:

    1º - Não havia quartos de banho.

    2º - O Nº de participantes era muitíssimo inferior ao Nº de pessoas de qualquer free trail que já tenha feito, quanto mais provas.

    3º - Não peço devolução de parte do dinheiro por consideração a determinadas pessoas, mas deveria pedir. Paguei o mesmo que todos os outros. Não havia hora limite para acabar a prova. Fiz a prova calmamente a usufruir da paisagem incrível. Os trilhos não eram complexos, mas 3 30 H para fazer 27 Km não é mau de todo, julgo eu. Cheguei ao fim com um sorriso gigante e, pela 1º ao mesmo tempo com o Paulo Soares, e já não havia fotógrafo, nem meta. Só o Paul Michael e o representante de Pampilhosa, na Alemanha.

    4º - O Paulo Michael e a Anabela têm amigos 5 estrelas [ mesmo ].

    5º - Não sei qual o objectivo da prova, nem quem organiza e com que propósito. Mas o espírito vivido foi de competição. De 1º a chegar. Se este é o objectivo, então nem vale a pena mudar o percurso, porque praticamente nenhum dos participantes sequer olhou , em redor, excepto para vêr se vinham outros participantes atrás. É muitíssimo mais difícil ser o último do que o 1º. Porque o último tem que aguentar mais horas em prova. As provas só subsistem se tiverem participantes. E são trail runners como os últimos de Pampilhosa da Serra que me poderão fazer voltar a participar nesta prova, futuramente.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, muito obrigado pelo comentário.
      Quero prometer-te que vais voltar no III trail da Pampilhosa!
      Beijinho grande

      Eliminar
  2. O que dizer mais...está tudo aqui, neste teu "poste"....Pampilhosa tem mesmo tudo para ser uma referência. A organização até esteve impecável ao corrigir alguns erros do ano passado....só falta um percurso digno de um trail com a tal chegada junto ao rio para o dito mergulho (não me parece difícil).
    Comigo (e mais alguns) podem contar para uma próxima edição.
    Independentemente de tudo, valeu muito a pena, foi um dia muito bem passado...correr e conviver...não é preciso mais nada :)...agora espero podermos retribuir um dia destes aqui pela nossa zona.
    Beijinhos e mais uma vez obrigado por tudo

    P.S. 1 - Não sabia que tinham desmontado a tenda antes de vocês chegarem? Isso é muito mau, digo mais...uma falta de respeito.
    P.S 2. Onde é que se podem ver as fotos da prova?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valeu Carlos! ;)
      As fotos da prova serão disponibilizadas brevemente pela Câmara Municipal, creio. Assim que souber eu aviso.

      Beijinhos e obrigada por tudo!

      Eliminar
    2. Concordo ctg no relato que fazes do trail. Mas acredito que para o ano ira melhorar e eu la estarei com todo o gosto. Obrigado pelas palavras de apoio. Beijinhos e fkmuita forca Anabela

      Eliminar
    3. Obrigada Carlos! Tal como já disse à Ana Xavier: quero-vos lá para o ano!
      Beijinho e força!

      Eliminar
  3. Bom, adorei a Pampilhosa da Serra, terra a revisitar, tem paisagens lindíssimas! Relativamente ao Trail propriamente dito, sendo que foi a minha 1a experiência nestas andanças, não posso tecer muitas considerações pois não tenho termo de comparação, apenas a questão das casas de banho e o fato de cortar a meta e já estarem a arrumar o toldo!
    Run Baby Run (Anabela) adorei conhecer-te, és a "mulher faz tudo", deita os foguetes, apanha as canas e ainda sobra tempo :) mulher de fibra!
    Obrigado, grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O prazer foi meu, Sara! E para quem nunca andou nestas andanças... Mulher de fibra és tu! Muitos parabéns, pois chegaste ao fim de uma prova, ainda sssim, muito difícil.
      Deves sentir-te muito orgulhosa!
      Beijinhos e até um dia destes!

      Eliminar
  4. Bom relato, tanto cómico como com crítica construtiva.
    É de lamentar, pois é falta de respeito para os atletas em competição, que tenham desmontado o pórtico da chegada com atletas por a cortar.

    E como o tempo voa, Anabela, já só faltam 2 meses e pouco. Muita força para esta fase da preparação. Tu vais conseguir!!!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo voa, mas eu ainda não, João Lima!
      Mas lá chegarei... Ou talvez não... Mas isso também não interessa nada. O que interessa é que corra, chegue sempre ao fim, para um dia também celebrar três dígitos de corrida com o vigor e alegria qure tu tens!

      Beijinho e obrigada!

      Eliminar
  5. Foi um prazer correr contigo Anabela. Divertimo-nos imenso :)
    E os senhores da organização e a cadelita Luna foram um espectáculo!
    Tal como referiste a prova teve alguns pontos negativos, nomeadamente o percurso muito monótono e sempre igual e a falha de terem tirado o pórtico antes de todos os atletas chegarem. No entanto, o que guardo desta prova foi o convívio pré, durante e pós-prova. E os abastecimentos! Só aquele abastecimento pré-prova faz-nos logo desculpar tudo ;) 5*

    E fomos os últimos mas temos fotografias com os senhores da carrinha-vassoura e com a Luna. Mais alguém tem?....Bem me parecia! :)

    Obrigada por nos receberem tão bem na Pampilhosa, essa terra bem bonita e de boas gentes.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Isa!! Chegar no fim tem vantagens! Temos fotos exclusivas do acontecimento!
      Eu é que agradeço a vossa força! Foi um esforço digno só ao alcance de grandes atletas como vocês! Fazer o que vocês fizeram não é para todos, é para muito poucos.
      Beijinho grande e até breve!

      Eliminar
  6. Anabela, concordo em absoluto com todos os pontos que assinalaste, positivos e negativos. Devo dizer que em termos de organização ( Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra e Junta de Freguesia de Pampilhosa da Serra e Portela Do Fojo Machio) estiveram muito bem, na forma como receberam e acompanharam a prova. No restante...e aí culpo a Xístarca, acho que tinham obrigação de ter tido mais empenho, pareceu-me que não estiveram para se chatear, foram para os estradões para não ter grande trabalho. E além dessa questão do pórtico ser desmontado antes de todos os corredores chegarem (o que é inadmissível), também achei muito desmazelada a entrega dos prémio...Nem um pódio havia.... Pegassem numas grades de minis e pusessem uns números à frente... que falta de dignidade... E nem sequer umas medalhas para os 2ºs e 3ºs participante... E depois o megafone que não se percebia nada...Valha-nos deus!!! Se é para levar dinheiro que façam as coisas com brio e profissionalismo... E tal como tu, que também sou da terra, espero que estes aspectos sejam melhorados, para que a Pampilhosa seja mais uma referência nacional nas provas de Trail. Também concordo que se passe para a época balnear. Além de não haver tanta prova nessa altura, o que poderá trazer mais participantes, sabe sempre bem o mergulhinho no rio depois... bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sentes esta prova de forma diferente, não é, Celina? Tal como eu. Parece que nos sentimos quase que responsáveis pelas coisas que correram menos bem. Cabe-nos a nós criticar construtivamente e dar sugestões. Quem já anda nisto há algum tempo (no meu caso é há muito pouco, mas o suficiente para já ter tido boas e más experiências) pode dar um contributo. Dizendo o que está menos bem e como se pode fazer melhor.
      Tenho a certeza que os organizadores tiveram vários feedback e vão refletir!

      Epá, adorei a ideia do pódio com grades de minis!! Haveria melhor pódio naquela terra?? Muito bom!
      Beijinho grande para ti, campeã da vila feminina!
      Roubaste-me o título minha grande $%&/"#$% :)))

      Eliminar
    2. Meninas, essa ideia das grades das minis é 5*...se for preciso ajuda para beber o conteúdo das garrafas avisem...mas é preciso ir com tempo e um dia antes, pq a viagem de regresso ao norte ainda é sinuosa.
      Para o ano estou aí batidinho outra vez ;)

      Eliminar
    3. Fala-se em Minis... LOL

      Eliminar
  7. Boas Anabela,
    Quero agradecer a tua disponibilidade e simpatia, antes, durante e depois da prova.

    Quanto a prova em si, já muito foi dito, não só por ti, como pelos restantes seguidores do teu blog, concordo com 99.9% do que foi dito, eu só acrescentaria o seguinte:
    1. Foi uma surpresa agradável o super abastecimento antes da partida, (mas só ficou surpreendido quem nunca fez um Trilhos do Perneta, ihihihihi), mas acho que se este abastecimento fosse no final faria mais sentido, mas isso sou eu, que tenho algum receio de comer muito antes de uma prova e assim não desfrutei do manjar. Mas não se pode agradar a gregos e a troianos.
    2. Eu tive a sorte e te ver a chegar a meta (tiveste direito a buzinadela). A questão do pórtico estar já desmontado, foi de uma falta de respeito brutal, acrescento que a minha esposa, que não tem nada a ver com estas coisas da corrida achou estranhíssimo e comentou "Isto não se faz".

    Eu sei que este não é um blog da organização da prova para estar aqui a debitar bitaites, podes não achar piada, mas és a pessoa mais próxima de alguém que pode alterar algumas coisas no III Trail da Pampilhosa da Serra e pelos vistos não é por falta de participantes, eu estarei.
    Pela minha parte e como diz o Carlos Cardoso, eu gosto é de fazer as provas nas calmas, a curtir as paisagens, tirar fotos, falar com este e com aquele, o cumbibio.

    Um abraço ao teu marido, fantástico conversar com ele e podes dizer-lhe, que acabou por me tirar todas a duvidas quanto ao ir ao Ultra Trail Serra D´Arga, já estou inscrito.

    Se não for antes, até lá.
    Beijinhos para ti e um abraço para o Paulo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Anabela, desculpa lá estar para aqui a ocupar o teu espaço mas desta vez tem que ser...e não vai ser bonito o que vou escrever, vai haver sangue :)

      Ó Zé....então como é que é? Aqui o teu amigo tem um blogue à....deixa cá ver, 2, noves fora...sei lá...prá aí à 50 anos, com uns 3 milhões de "postes" (no mínimo)... e o amigo NUNCA, mas nunca fez um comentariozinho minúsculo que fosse...eu sei que o menino lê o Papa Kilometros, mas sempre pensei que não comentasse por vergonha, não saber escrever com um teclado de pc, ou outro motivo parvo qualquer....mas não...prá Anabelazinha já sabe teclar, não é???? Pois....amigo da onça é o que é!!!! Olha, quando precisares de alguém para não sei das quantas, liga à Anabelazinha que ela desenrasca....pahhh.
      Tá boa esta...e eu a pensar que já tinha visto de tudo.... :D

      Eliminar
    2. Aquele abastecimento antes da prova até deu pena, porque as pessoas acabaram por comer pouco. Mas deu para perceber que foi preparado com todo o carinho.

      Já nem me lembrava da tua buzinadela, é verdade, José! Mais um pormenor exclusivo só para os últimos. Além de fotos com a organização e com a cadelita Luna, também tivemos direito a buzina! Obrigada José!

      Quanto aos bitaites, venham eles. Este é um espaço aberto, de troca de ideias e impressões sobre corrida e tudo o que tenha a ver com elas. Desde que os comentários sejam sérios e construtivos são sempre bem vindos, como é o caso.

      Eu é que agradeço a tua vinda à Pampilhosa, porque como referi vocês tinham trail à porta de casa e fizeram muitos kms para estarem ali.
      Beijinhos grandes para ti e para a tua linda família! Espero que elas tenham gostado!

      Eliminar
    3. Bom, e agora vou deixar-vos a sós para resolverem esta 'pikena' questão...
      Quem é a ciumenta, Carlos? Eu???

      LOL

      Eliminar
  8. Parabéns, Ana!!
    Mais uma prova completada, belas imagens, convívio com os amigos, e principalmente estar com saúde na largada e na chegada.
    Gostei da mesa pré prova, deu até vontade de correr aí na próxima!!!!rsrsrsrsrs
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso Jorge! Saúde na largada e na chegada!
      E durante a prova um bom papo (como vocês dizem!!) com os amigos! Que mais?
      Abraço!

      Eliminar
  9. Muitos parabéns Anabela e restante equipe.

    É verdade uma das coisas que disses-te, temos imensos sitios onde se poderia executar uma prova destas, e com paisagens fabulosas para enquanto estivessem a correr podessem admirar.
    Mas sabes que muitas das vezes não se fazem melhor pk dá muito trabalho para algumas pessoas, coisa que a elas não lhes interessa.
    É como o turismo, não se fazem coisas melhores pk dá muito trabalho, e muitas das pessoas não o querem ter, o k é muito mau no meu ver. Mas que havemos nós de fazer quando as mentalidades não passam daquilo e daquilo mesmo.


    Beijos e Abraços a todos e tenho pena de não ter estado com vocês

    José Olivença

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto Sr. José Olivença, onde é que estava no 25 de abril? Ups, não. Não é isso. Onde é ques estava quando eu cheguei à meta???
      Para a próxima aparece para fazeres claque!
      Abraço Zézito! :)

      Eliminar
  10. Anabela, acho que as tuas críticas foram construtivas e devem ser consideradas como tal, para melhorar o bom. Afinal, vêm uma "filha da terra"!
    Parabéns pela prova e pelo texto! E pelas estreias ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rute! Para o ano és uma das tais que também podia aparecer por lá... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Anabela, foi um prazer termos participado no Trail da Pampilhosa da Serra.
    Um local lindíssimo e um bonito convívio final.
    Já disseste tudo sobre a prova, é só a organização ler e fazer algumas alterações para o ano que vem. Os abastecimentos e o almoço final foram muito bons.
    Foi um domingo muito bem passado junto de amigos.
    Obrigado pela forma como nos receberam na Pampilhosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, Victor, já disse e repito: para mim foi um privilégio e a chamada "sorte grande"! Para minha sorte ainda bem que vocês estavam em modo passeio, senão... Lá andaria sozinha durante 27km.
      Beijinhos e recuperem bem!

      Eliminar
  12. Estreias, roupa, largada de javalis, vassoura :) ESPECTACULO!:)
    Por questões de logística e outras ( podre e sem grande forma) acabei por não ir pois sinceramente estava à espera de algo duro, muito duro.
    Foi essa a opção de algo mais corrivel, resta saber se propositado ou então por desleixo.
    Seja como for, os corredores finais têm que ter o mesmo respeito que os outros e como tal o fotógrafo e o pórtico tinham que lá estar!
    Não haver pódio para os primeiros também!
    Enfim.
    Mas de resto e pelo que percebi...ESPECTACULO!! Corridinha e convívio, há melhor?
    A foto com os Vassouras e a cadelinha está...um mimo:)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo isso, JNR! Espectáulo mesmo!
      Para mim foi um excelente treino seguido de um convívio cinco estrelas!
      A cadelinha era demais, sempre que nos via ladrava imenso como quem dizia: "despachem-se seus molengões. Estou farta de andar de carro à vossa conta!"

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Bom dia.! Trago principalmente boas recordações da Pampilhosa e é nestas questões que quero focar-me. Mas como já se escreveu tanto sobre os pórticos, queria só deixar um alerta à organização. A questão de a organização já ter deixado o local antes dos últimos chegarem, não é só uma questão de respeito. É uma questão de extrema falta de segurança. A organização foi embora e nem carro vassoura havia. Até nos free trails costuma haver um vassoura. Gostaria de saber se me perdesse, como é que iríam dar pela minha falta. Não havia postos de controle, não ficou lá ninguém a assegurar-se de que todos tinham terminado a prova. E se me magoasse ligava para que o numero? Para o número que vinha no dorsal? NÃO HAVIA Nº DE TELEFONE no dorsal. Ligava para o 112? E como explicava em que local me entrava se nunca tinha posto os pés na Pampilhosa? Se me tivesse acontecido alguma coisa a organização também iría ter problemas. Provavelmente livrar-se-ia de responsabilidades por que não foi publicado regulamente pelo que seria mais complicado determinar a responsabilidade de cada entidade envolvida. Mas poder-se-iam evitar casos destes. Queria também acrescentar aspectos positivos – a GNR.! Espectáculo. Os agentes mais simpáticos e incentivadores que já vi. Os banhos – um LUXO.! Mesmo. E os bolos. Aínda bem que não sei fazer bolos tão bons. Estava desgraçada. Com saudades da Pampilhosa.!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Ana, esqueci-me da GNR. Muito simpáticos connosco, até nos deram ânimo. Outro aspeto a valorizar, sem dúvida!
      Acabou por terminar tudo em bem. Mas há que corrigir falhas para uma próxima.

      Beijinho e tenho a certeza que a Pampilhosa também já tem saudades tuas.

      Eliminar
  14. Chegar em último é a minha especialidade! Sou mesmo muito bom nisso!
    Quanto ao trail não ser um verdadeiro trail penso que até há muito espaço para um tipo de provas que fique a meio caminho entre o a estrada e o trail, corridas em natureza que não sejam tão duras e técnicas com o trail. Mas se a ideia for fazer uma prova assim não se pode é chamar a mesma de trail!
    Não passa pela cabeça de ninguém chamar trail à Corrida das Lezírias só para dar um exemplo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Jorge! Claro que sim. Creio que deve haver espaço para este tipo de corrida, mas, e tal como também diz, não lhe chamem trail.
      Não querendo entrar em conceitos (porque nem sequer estou à vontade para isso) mas este tipo de prova poder-se-ia chamar corta-mato, por exemplo. Uma corrida, mas feita fora de estrada. Em tempos passados existia muito este conceito de corta-mato que entretanto parece que foi substituído por trail e agora tudo é trail. Talvez porque esteja na moda... Não sei... Mas creio que serão coisas diferentes.

      Boas corridas!

      Eliminar
  15. Muitos parabéns por mais esta prova concluída!

    Agora quanto ao que descreveste relativo à tua chegada... Nunca tal tinha lido em relação a uma prova. Nunca tinha ouvido referências a ter sido retirada a meta antes de chegar o último corredor. Acho que (não é o teu caso, claro, porque sei a garra que aí se esconde!) é coisa que deve fazer desmotivar qualquer um. Porque todos queremos ter o prazer de poder passar a meta de mais uma prova, de passar por baixo do pórtico e ter pessoas à nossa espera e pode desmotivar não ter nada disso à chegada. Isto apenas me faz lembrar o que pude testemunhar na chegada da última participante na edição do ano passado da Corrida das Fogueiras que foi aplaudida de forma entusiástica pelo público que aguardava junto à meta como se fosse a primeira classificada. São estes momentos que nos fazem ter mais força e que mostram que vale a pena participar nestas provas e superar-nos. E cortar a meta com alegria sempre! Fica aqui a tua ressalva para a organização da prova que se espera que faça diferente numa próxima edição.

    Parabéns pelo relato e venha a próxima prova! Essa Lisbon Eco Marathon? Vai ser feita em passo de treino calmo ou nem por isso?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, minha querida!! Pois estamos sempre a experimentar sensações novas: além de chegar em último, além de ter feito o que fiz no mato (!!!) ainda me calha na rifa chegar à meta... Sem meta! Enfim... Um triste episódio que não se deve NUNCA MAIS repetir com ninguém. Creio até que foi insólito.
      Quanto à Eco-Marathon não vou conseguir ir... Lamento imenso.

      Bjs

      Eliminar
    2. Sim, é realmente um triste episódio e que ninguém merece vivenciar...

      Eu também não vou. Ainda estive a equacionar se ia ou não (não estou inscrita...) e se fosses, ainda me juntava à tua companhia para conquistarmos de novo Monsanto ;)

      Beijinhos

      Eliminar