22 de agosto de 2014

As Anas da minha vida de corredora

Recebi, por estes dias no facebook, esta imagem com dedicatória.




Ela diz que é nossa fã. A Ana gosta de nós. E expressou isso desta forma. Montou uma imagem com as pessoas que ela admira e que vão ao UTMB (o Armando Teixeira vai fazer a Tor des Geants).

Eu "conheci" a Ana virtualmente aquando da participação do Paul Michel na Marathon des Sables.

Quase que posso arriscar que a Ana deve ter sofrido o mesmo que eu. Ficava acordada à espera que o Paul Michel e todos os portugueses chegassem ao final das etapas. Durante o dia inundava o meu facebook com "já chegou? Alguém me diz se o Paul Michel passou no CP3? Quantos kms são amanhã? Começa a que horas?" E isto sucessivamente durante seis dias.

A Ana não nos conhecia de lado nenhum. A Ana é assim com qualquer português que corre onde quer que seja. Ela está lá. Aos gritos, a olhar para o monitor do computador. Aquando da MDS várias pessoas se juntaram à Ana a apoiar o Paul Michel. Este apoio ultrapassou tudo aquilo que nós poderíamos imaginar. Nunca esperei que as pessoas se mobilizassem tanto em volta de uma participação amadora. Jamais esquecerei as mensagens, que foram tantas, e a presença de algumas pessoas.

Sobretudo, desde aí, que tenho mais Anas na minha vida, algumas até usam calças e andam sempre por aqui a espreitar e a deixar o seu apoio. Para todas queria mandar um grande abraço. Um abraço daqueles que o João Lima tão bem define. (João Lima, desculpa o "abuso". Isto é quase uma opa ao teu blogue, mas quando alguém escreve aquilo que nós sentimos da mesmíssima forma não há que inventar a roda).

Houve momentos muito difíceis nesta preparação para Chamonix. Chorei, abdiquei de muita coisa, sofri, cheguei a desistir (apesar de nunca o ter dito a ninguém), voltei a abraçar o desafio... Mas não me arrependo de nada.

Em todo este período foram várias as Anas que me ajudaram. E a elas estou muito grata. Mas houve algumas que, ou porque o momento foi o certeiro ou porque têm o dom da palavra ou da escrita, me marcaram muito.

De todas as Anas tenho que destacar estas que levo comigo para Chamonix. Algumas nem são pessoas com quem prive ou fale diaria ou semanalmente. Mas são pessoas especiais, que entendem o meu discurso sem ter de escrever ou dizer muito. Ou que até conseguem ler, entre linhas, aquilo que nem sequer escrevi. Outras já me ralharam no momento certo. Outras ensinaram-me coisas importantes. Estas Anas juntando a tantas outras que deixam sempre aqui no blogue uma palavra de força e ânimo cortarão a meta comigo.

Não posso colocar aqui a foto de todas as Anas, por isso revejam-se, cada um de vocês, aqui nesta imagem.


As Anas



Só voltarei a escrever aqui depois de terminar a OCC. Até lá espero conseguir partilhar convosco alguns estados de alma e algumas fotos.


Até ao meu regresso! Feliz e com o meu caneco na mão: o troféu de finisher!


(Diz que o troféu é um colete, só espero que haja em rosa e seja cintadinho, que eu não gosto cá de trapos largueirões).     :)))

13 comentários:

  1. E pumba. Quando estamos mais em baixo, mas exaustos, mais agoniados, vem uma força da natureza que nos faz erguer a cabeça e seguir em frente.! Não consigo escrever grande coisa porque [ inacreditavelmente ] conseguiste deixar-me sem palavras. Ou, oK……………….com poucas palavras [ sem nenhumas julgo não ser possível]. Vou apenas dizer-te que vou então, voltar a focar-me no objectivo. Voltar à luta, coo tu fizeste, após já teres desistido. Vou, porque se tu também já desanimaste e já tiveste coragem para voltar à luta, eu também tenho que conseguir. E se na próxima Quinta, a aletria não fôr suficiente e, em algum momento, achares que não és capaz, recorda-te de que não tens consciência de quantos te seguem. Mas sabes que tens seguidores e que o que fizeres vai estar a ser um exemplo para alguém.! Não vi o colete, mas qualquer trapo fica estupidamente fantástico em ti.!

    ResponderEliminar
  2. Anabela... ATÉ AO TEU SUPER FELIZ REGRESSO E DE TROFÉU DE FINISHER NA MÃO!
    Diverte-te, sê feliz (o sofrimento que se passa transforma-se em felicidade no final feliz) e FORÇA! Sabes bem que estamos lá contigo em cada metro :)

    Beijinhos e um daqueles abraços!!!

    ResponderEliminar
  3. E agora estou aqui feita madalena a chorar perante um gesto tão bonito que foi este.
    Sou uma Ana!! Pertenço ao grupo das muitas Ana's espalhadas por aí.
    Sou a cachopa mais sortuda do mundo por ter conhecido pessoas tão especiais como tu!!
    Até ao teu regresso AMIGA!!!!
    Espero mesmo do fundo do meu coração que a cada Km sejas muito feliz!! Que cada Km seja um passo cada vez mais perto da meta!!!
    Meta essa que irás cortar como sempre, de sorriso no rosto e a gritar que conseguiste!!! :)

    Eu consigo ver esse momento!!!
    :)))

    Vai-te a ela Amiga!! FORÇA!!!!

    Um beijinho e um enorme abraço desta "Ana" que estará aqui a ferro e fogo á espera de todas as noticias.... e claro... a TORCER SEMPRE POR TI E PELO PAULO! :)

    Força!!!!
    :)

    Olha... Muita merda!!! :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ana,
    está chegando a hora, agora é diversão, a preparação já aconteceu, vá lá e divirta-se muito, estar alinhada na partida já é uma vitória, sorte para você e para o Paulo,estamos na torcida aqui do outro lado do Atlântico.
    Grande abraço e obrigado pela citação no texto.
    Jorge do " Ana Team"

    ResponderEliminar
  5. Muita força, Anabela! E que venhas de lá muito feliz com o colete rosa cintadinho! :)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  6. Querida Esposa-Madrinha,
    Sabes que estamos contigo e que vais ser capaz, claro que vais, és RIJA!
    E despacha lá isso que há muitas grades de minis na Travessa à tua espera para compensar este Verão que passou e passaste (literalmente) a correr!
    Bj grande

    ResponderEliminar
  7. Ó rapariga, ao contrário de ti eu sou um chorão, e já me deixas-te com a lágrima no canto do olho...olha, vai lá....dá cabo daquilo tudo e traz o caneco...não dá muito jeito beber um "Champomix" (é o que rima melhor com Chamonix) pelo colete de finisher, mas pronto...é o que se pode arranjar :)
    ...e depois quero um relato completo com fotos de meter nojo até dizer chega....eu um dia também vou estar aí (no UTMB, não em Lisboa ;) ).
    Força nisso....grande beijinho para ti e um grande abraço para o matulão campeão do teu marido.

    ResponderEliminar
  8. Vou ficar a torcer, força!

    ResponderEliminar
  9. Força, muita força. estaremos todos a torcer por ti, e com a certeza de que irás atravessar aquela meta, com os braços bem levantados , a gritar, EU CONSEGUI !!!!....O colete vai-te ficar a matar, vais ver....
    Beijocas e toda a sorte do mundo...

    ResponderEliminar
  10. Oh Anabela!
    Sou uma "Ana" com muito orgulho! E estarei deste lado a roer as unhas com tanto nervosismo! Espero que corra tudo bem, que aproveites bem o momento, que sejas muito muito feliz naquelas montanhas. Vais rir, chorar, ter momentos de grande felicidade e prazer de corrida mas também vais sofrer, faz parte, mas será INESQUECÍVEL! Algo único na vida, uma oportunidade única! VIVE-A!!!!

    Toda a força do mundo para vocês! Admiro-vos muito!!!!

    Beijinhos grandes, grandes, grandes

    ResponderEliminar
  11. Força aí nessa subida até ao Monte Branco! Agora é altura de aproveitar a prova depois de tantos sacrifícios. Vai correr bem, tenho a certeza! Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Força!!!

    Vai correr tudo bem, estaremos por cá a torcer.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar