24 de setembro de 2014

E agora?

Ainda me encontro a descomprimir daquilo que foi um ano bastante intenso. Há uns dias atrás falava com o Paul Michel e comentava: “muito dificilmente haverá outro ano como o de 2014.”

Foi o ano das grandes mudanças de vida, das grandes apostas, dos grandes desafios. Não voltaremos a ter outro ano com tanta emoção: Marathon des Sables, TDS e OCC. Três grandes desafios. Neste momento está ele a ganhar 2-1. Veremos até quando.

Alguns já perguntam: “e agora? O que se segue?” É sempre a pergunta que se impõe.

Pois… Mas e agora… Nada. Neste momento preciso de tempo para desfrutar simplesmente da corrida e repensar algumas coisas. Pretendo planificar 2015 com calma e sem grandes ambições. É este o meu desejo. Não vou elevar fasquias, não tenho essas pretensões. Pensar que fiz 53km não me obriga para o ano a fazer 100km, nem 80km. Para mim, não é essa a linha de percurso que quero seguir.

Quero desfrutar 2015. Quero saborear estas minhas pequenas, mas muito trabalhadas e suadas, conquistas. Não tenho pressa. Sou a chamada «Corredora (de Saias) Gourmet», gosto de apreciar e ficar uns tempos a pensar e a repensar no que fiz, fazendo balanços em como poderia ter feito diferente. Não sei se melhor ou pior, mas diferente. Chama-se a isso sonhar com o que aconteceu. Ou então há quem lhe chame “costela alentejana”!

Fartei-me de sonhar com a meta em Chamonix. Depois de a ter cortado já me fartei de pensar como teria sido se não tivesse conseguido. O que estaria hoje, aqui, a escrever?

Até ao fim do ano pretendo voltar à estrada: meia-maratona, provas de 10km. Admito que já tenho saudades. Farei também alguns trails, criteriosamente escolhidos, e manterei um plano de treinos regular. Menos intenso do que nos últimos três meses mas igualmente regular.

Pretendo com isto, e até final de 2014, manter-me calma, sem grandes desafios nem objetivos. Por agora chega. Fiquei cansada só de gerir tanta emoção e expectativa. Por vezes, isso cansou-me mais que os treinos, acreditem…

Quero apenas rolar a máquina. Manter as peças bem oleadas e pensar num ou noutro objetivo para 2015. Sendo que, Chamonix ficou mesmo no meu coração e o regresso ao UTMB é um desejo e uma vontade que gostava de repetir. Assim tenha a sorte de ser sorteada.

Em Portugal há provas que para mim são ícones e às quais também não quero faltar. Contudo, começo já este fim de semana com uma terrível falta a vermelho: Serra D’Arga. Não vou estar este ano. No ano passado troquei uma festa de uma pessoa muito especial por este trail. Essa pessoa de tão especial que é compreendeu e não ficou magoada. Este ano, mais uma vez, a sua festa coincide com a prova. Não o vou nem quero voltar fazer. Como alguém diz: porque a vida não é só corrida!


Não é, mas podia ser… ;)


2014 terminou assim e aqui. Por agora... ;)

23 comentários:

  1. I´M BACK...Depois de um verão muito atarefado devido a compromissos laborais voltei a acompanhar dois dos meus blogs preferidos...o teu e o do Carlos...já tinha saudades a sério...AGORA QUE ACABEI DE LER O TEU POST AQUI VÃO UMAS PALAVRAS DE INCENTIVO: FORÇA ANABELA ÉS UMA MULHER COM BOA ONDA E COM GRANDE ATITUDE!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sentia a tua falta, Carlos!
      Que bom que estás de regresso!
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  2. Sábias palavras. :) Acho que desta froma, ainda saborearás melhor o resto de 2014 e quando 2015 vier, logo saberás que desafios escolher :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero tentar fazer boas escolhas em 2015. Poucas mas boas!! ;)
      Beijinhos Bluesboy

      Eliminar
  3. Adorei ler este teu texto. Porque?! Muito simples porque gosto de pessoas que pesam tudo muito bem na vida. Que vão com calma e analisam tudo. É bom ser louco mas também temos de ter a nossa quota parte de sanidade mental.
    Tudo em demasia é errado e tu tens a quota certa de cada coisinha.
    Dessa maneira irás ter tempo de saborear cada momento e ir com calma.
    Toda a ansia e vontade de querer atingir certos objectivos por vezes põe-nos bastante "ofegantes" e é sempre bom termos um momento "zen" para abrandar um pouco.

    Beijinhos enormes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho momentos em que só quero devorar quilómetros, mas depois dá-me uma pasmaceira repentina. Por isso é importante encontrar o equilíbrio.
      Quero aproveitar agora esta onda "zen" como lhe chamas!
      Beijinhos grandes Martinha

      Eliminar
  4. Olha, sabes..muito bom!

    Se por um lado percebo muito bem quem faz 50 e a seguir 75 também percebo e compreendo aquilo que escreves.

    Percebo também que a montanha russa por onde vocês trilharam este ano tenha sido muito desgastante mentalmente.

    E assim, o "sit back and enjoy" é mais que merecido, adorei o epiteto "Corredora de Saias Gourmet" é fantástico e assenta-te bem, está de acordo com quem escreveu o que escreveu sobre o chegar à meta em Chamonix.

    Aproveita, é merecido!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada JNR, percebeste bem o que queria dizer. Foi um ano-montanha-russa, MESMO! De algum modo desgastante.
      Agora é recuperar para depois voltar em força!
      Beijinhos e muito obrigada!

      Eliminar
  5. Durante 5 anos e meio sonhei em concluir uma Maratona. Quando a fiz, só queria saborear o momento, enquanto todos me perguntavam qual seria a próxima. Não sabia nem queria saber. Depois de me ter dedicado com tanta intensidade a esse objectivo, só queria era voltar à "vida normal" para saborear a conquista. Precisava de limpar a cabeça de tanta emoção. Quando viesse nova vontade, vinha.
    Por acaso foi muito pouco tempo depois mas nada planeado, sucedeu apenas.
    Por isso... como te compreendo!
    Desfruta do que te apetecer, faz apenas o que te apetecer e não ligues a perguntas nem hipotéticos desafios criados noutras cabeças. Aproveita é o momento, QUE BEM MERECES! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, é isso... Simplesmente isso. E tu percebes muito bem! ;)
      Beijinhos e muito obrigada!

      Eliminar
  6. Deverás viver as coisas ao teu ritmo e à tua maneira. Só tu sabes a melhor forma do teu correr, seja novos desafios, desafios diferentes, repetir os passados... ou descanso! Tens material de sobra para reviver e estares feliz durante uns tempos! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No outro dia dei comigo a percorrer aqui o blogue desde o início de 2014 e pensava para mim: "caramba, já fiz isto tudo?"
      Beijinhos e diverte-te muito no próximo fim de semana!

      Eliminar
  7. eh pá, poder ser...até podia,mas...não era a mesma coisa :)

    Foi de facto um ano em cheio e cheio! Mereces toda a minha admiração e respeito. E o que sentes é mais que legítimo (será sempre), mas acho que relativamente em breve vais estar a lançar-te em novos desafios que te preencherão com boas emoções!

    Beijinho e até um dia, por aí...num sítio qualquer a correr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora arrancaste-me um sorriso matreiro. Isto parece conversa do bandido, não é?? Do tipo, "isto diz ela agora, não tarda está a anunciar que vai fazer 3 dígitos!!"
      Um dia... Claro que sim. Um dia...
      Beijinho e vejo-te por aí... ;)

      Eliminar
  8. Ana,
    tenho escolhido mais as provas,e tenho dado mais atenção aos treinos, fazendo provas ou treinando o importante é se manter em movimento, é a qualidade de vida,curta bastante suas conquistas.
    Bons treinos e boas reflexões!!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensar em correr, caminhar, nadar... Movimentar-se! É esse o ponto, Jorge!
      Obrigada!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. "Sou a chamada «Corredora (de Saias) Gourmet»"

    Fantástico, o que me ri com esta frase! Boa recuperação e descompressão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E assenta-me que nem uma luva, certo? :)))
      Corro de saias e a degustar cada quilómetro.
      Obrigada Sérgio!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Mas tu és uma chavala ainda :) ...tens muito tempo para outras maluquices....não vale a pena fazer tudo assim de repente e depois morrer de tédio porque não há mais nada para se conquistar :)
    Corredora de Saia Gourmet??? Ó vai-me à loja.... :)
    Beijinhos

    P.S. Olha lá...qual é a próxima????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a ver como me entendes???
      Já escolhi duas provas para 2015. A terceira prova terá de ser ela a escolher-me!
      Agora vai para casa matar a cabeça a pensar nesta.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Segredinhos e o caraças....um dia destes, ali para inicio de Novembro contas-me quais são essas provas :) :) :)

      Eliminar