3 de junho de 2013

Pela 2ª vez fui muito feliz na Autoeuropa!

Valha-me Deus! Não me lembro de fazer uma prova com tanto calor. Bem dizia o outro: a margem Sul é mesmo um deserto!

Mas se o calor nos castigou, a Volkswagen presenteou-nos com uma excelente organização desta prova. Ou melhor, mais do que prova, foi um evento ou tributo à prática do desporto.

Ouvi muito elogios às edições anteriores e por isso, mas não só, decidi fazer esta corrida. Em primeiro lugar é uma corrida invulgar, pois o facto de parte do percurso da prova atravessar parte de uma fábrica de automóveis não é todos os dias. Depois guardo com alguma nostalgia uma visita de estudo que fiz a esta fábrica nos tempos da faculdade.

Nessa altura, ainda me lembro, queria ser Directora de Recursos Humanos. E era ali mesmo que o queria ser, naquela unidade fabril que, naquela época, era o exemplo por excelência do método de gestão just in time.

Enfim, recordo com saudade esses tempos de faculdade e os sonhos que alimentei nessa altura... Alguns concretizei-os outros não. E, não. Não sou Directora de Recursos Humanos da Autoeuropa nem de nenhuma outra unidade fabril. Esse não concretizei. Adiante...

Voltando à prova. Foi duríssima! Aquilo parecia um inferno. Calor, calor, calor...

Vou contar-vos como foi. Quase tão rápido quanto eu corri! Sim, é verdade. O meu primeiro RP oficial nasceu aqui, na margem sul, na Autoeuropa. Antecipo já: de 01h07m na Corrida do Benfica, em Abril, consegui fazer aqui 01h01m. Toma! Já foste!

Devo e dedico este RP ao Paul Michel que foi um rebocador super-fofinho! Na véspera andou a "trilhar" com o Jean Charles. Fez 27km e, portanto, neste dia prometeu-me que me acompanhava porque nem sequer estava em condições para fazer uma prova para tempos. Prometeu e cumpriu! Ainda duvidei que o fizesse porque depois de iniciarmos uma prova começa o "bichinho" a morder e acabamos por acelerar. Pensei para mim: "ele vai deixar-me". Mas não deixou. Levou-me da partida até à meta, como um cavalheiro leva a sua dama. Só que os tempos mudaram: antigamente levavam as damas de charrete a um baile nos salões do Palácio... Agora não. Convidam-nas para correr e suar que nem lagostas e depois disto dão-nos um beijinho e dizem: "correste bem, pá! Bom ritmo! 'Tás quase lá!"

Tão romântico...

Adiante (outra vez). A nossa equipa hoje tinha um elemento novo, a Isabel. Os restantes eram os suspeitos do costume: eu, Babe e Paul Michel.

O ambiente que se fazia sentir era bastante animado. Desde logo se percebeu que o evento prometia. Alinhados na linha de partida lá seguimos. Antes disso, todos dizíamos uns aos outros: "eu cá vou ao meu ritmo, vocês sigam..."

Eu não queira largar o Paul Michel, mas o receio que ele me abandonasse pairou sempre sobre mim. Assim que arrancámos percebi que a Babe e a Isabel ficariam para trás. Pensei para mim: "agora aguenta-te, miúda. Ou acompanhas o ritmo dele ou ficas por tua conta". Segui sempre a um ritmo confortável para mim. Fiz alguns quilómetros abaixo dos seis minutos, o que para mim é um feito gigantesco. O gentleman lá me perguntava de vez em quando: "estás bem? Este ritmo está bom para ti?"

Seguimos fábrica fora e eis que surgem os primeiros apoiantes na zona de entrada da fábrica. A mim sabe-me sempre muito bem ter pessoas a aplaudir ou a dar um "força". E retribuo sempre com um "obrigada" ou outro aplauso. Não consigo ficar indiferente a estas pessoas. Passar por eles sem nada lhes dizer para mim é difícil.

Adiante (novamente). Fizemos dois, três, quatro quilómetros e o calor teimava em massacrar tudo e todos. O alcatrão fervia. Os meus pés também. O suor escorria-me pela face a já me ardiam os olhos.

Primeira quebra dá-se por volta dos quatro ou cinco quilómetros. Até aos seis quilómetros. Penoso, este trajecto. Mas a partir do quilómetro sete dá-me o chamado segundo fôlego. E foi aqui que o Paul Michel foi decisivo. Cada pessoa que avistava dizia: "estás a ver aquela da t-shirt verde? Vamos passá-la!" E passámos. "Estás a ver aquela senhora com a idade da tua mãe? Vamos passá-la!" E passámos. "Estás a ver aqueles dois cheios de músculos que passaram por nós no início? Vamos passá-los!" E passámos. E foi sempre assim até à meta.

Sem ele não conseguiria fazer este tempo. Teria feito melhor, sim. Mas não acredito que tivesse tirado cerca de seis minutos ao meu RP. Gostei de correr com ele e para ele. Porque no fundo eu (também) corri para que ele ficasse orgulhoso de mim.

Ainda me perguntou: "queres tentar fazer abaixo da uma hora?" Ao que rapidamente respondi: "não!" Percebi muito bem as minhas reais capacidades. Sabia que o que já tinha feito tinha sido muito. Senti-me muito orgulhosa e contente comigo e, acima de tudo, recompensada pelo trabalho que fiz nos últimos meses.

Costumo dizer, os meus objectivos são ambiciosos mas vagarosos. Os meus objectivos serão alcançados da mesma maneira como tenho alcançado as minhas metas. Nem depressa nem devagar, ao meu ritmo. E o meu ritmo é o melhor!

Por isso, este corrida Volkswagen serviu para reforçar o meu caminho enquanto corredora. Quero continuar a sê-lo, quero continuar a correr bem, quero trazer mais pessoas para esta vida, porque esta é uma vida boa! É a minha (nova) vida!

Deixo-vos as imagens. Algumas muito especiais (para mim)...




 O azul dominante


Os dois


 A Babe, sozinha, mas a preparar-se para atirar com o telemóvel ao fotógrafo


Felizes!


 Muito felizes


Mesmo felizes! 


The girl in purple skirt 


E as t-shirts, hein?
 

 A equipa RUN BABY RUN contou, pela 1ª vez, com a participação da Isabel. Recebam todos um forte abraço e os parabéns por superarem mais este objectivo.




26 comentários:

  1. Uma machadada de 6 minutos no record? Espectacular! PARABÉNS!!!
    E agora venha o abaixo da hora|! Força!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, João! Sim, vou correr para isso!

      Beijinho

      Eliminar
  2. Valente pá, parabéns! ;)
    E as t-shirts? Upa upa!!!
    No ano passado também estava um calor diabólico. Vamos ver se o calor não se torna imagem "da" marca. :-D

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na linha da meta era mesmo isso que ouvia: "já no ano passado estava esta brasa!"
      Mas faz parte e não deixa de ser um bom treino!

      Beijinho, Pedro!

      Eliminar
  3. Muitos parabéns pelo feito atingido!!! :)
    As t-shirts fazem uma vistaça sem duvida!! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! E tu também te portaste muito bem!

      Beijinho e bons treinos, "Piolha"! :)))

      Eliminar
  4. Parabéns pelo belo tempo de corrida! Começa a cheirar a Meia Maratona... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começa, não começa??? :))

      Beijinho e boas corridas, Sílvio!

      Eliminar
  5. Muitos parabéns para ti e para a lebre Paul Michel, que embora estivesses a prova toda a "desconfiar" que ele se fosse embora, aguentou firme e hirto e cumpriu a promessá.Os gajos são assim!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é. Nós, as gajas, por vezes somos injustas. Admito que neste caso fui um pouco. Pensei que ele se iria aborrecer do meu ritmo e às páginas tantas fugisse. Mas não...

      Beijinhos e boas corridas, Carlos!

      Eliminar
  6. Amiga Anabela, correr dentro da fábrica da Volkswagen? Deve ser fantástico!

    Diz-me, essa corrida era de 10 km? É que no dia do Pai, 15 de março, na minha estreia oficial nestas andanças em que tu já és doutorada, fiz os 10 km em 1h07m. Ainda te vou apanhar!

    Beijinhos e continua! Estou aqui para te "ler"!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Inês, foi de 10km sim. E se numa primeira estreia fizeste esse tempo... Então, força e bate esse tempo. Não quero que me apanhes, quero me ultrapasses! Para depois me vires dizer e eu a seguir tentar apanhar-te!

      Vamos ser "lebres" uma da outra à distância? Até ao dia em que vens cá abaixo ou vou eu aí acima e cortamos uma meta juntas, boa?

      Beijinhos (a tua "encomenda" vai seguir esta semana)

      Eliminar
  7. Parabéns pela boa marca, apesar do muito calor.
    Agora é sempre a melhorar. E a aumentar os Km.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vítor! Estava mesmo uma brasa!
      É isso, melhorar e correr mais longe. Já tenho uma desafio para Julho: 19km!
      Vamos ver...

      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  8. ADOREI... estão no bom caminho :) :)

    ResponderEliminar
  9. PARABÉNS!
    Belo novo recorde. O anterior foi completamente destronado :)
    Se com calor foi assim, se estivesse fresco fazias com certeza abaixo da hora, por isso não anda longe esse abaixo da hora.
    Beijinhos e parabéns a toda a equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isa! Mas como já disse: se não tivesse a minha lebre a puxar não teria conseguido baixar tanto!
      Agora é melhorar, sim. Para um dia fazer uma corrida/treino contigo e não passar vergonha... ;)

      Beijinhos!

      Eliminar
  10. Parabéns pelo RP! Grande evolução! Adorei a parte da versão running de encontro romântico, vou enviar para a minha cara metade para ver se ela percebe que os meus comentários(bocas) para ela correr são actos de Amor! ;) Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rui! Aquilo foi quase um "namoro", é verdade! Ultimamente o nosso romantismo tem-se traduzido em treinos. Já não dizemos: "queres ir jantar fora?" Dizemos antes: "vamos correr?"

      Mande sim, se precisar de uma "cunha" em ajudo, dando um testemunho por escrito de como foi importante para mim a presença dele! :)))

      Boas corridas!

      Eliminar
  11. Leio sempre seu blog,parabéns pela prova e bons treinos!!

    ResponderEliminar
  12. Sou um desconhecido assiduo leitor do blog :) e é fantástico ver a excelente evolução :) e não vai faltar muito para baixares da hora :) Muitos parabéns pelo RP e pelo Blog :)Continuação de bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, grande parte das pessoas que têm a amabilidade de deixar aqui os seus comentários são desconhecidas! E são todos muito bem-vindos: conhecidos e desconhecidos!

      Obrigada pelo incentivo e pelas palavras. Vou treinar para isso! :)

      Eliminar
  13. Estreia de equipamento e recorde pessoal, tá bem, tá! :)
    Muitos parabéns. E estão quase aí os 10km abaixo da hora.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tigas, foi uma alegria em dobro! É verdade!
      Muito obrigada pela força!

      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar