21 de outubro de 2013

A Madrinha


Sábado passado aconteceu pela primeira vez na Europa a Night Run. Lisboa foi a cidade escolhida.

Lisboa que esteve, até uma hora antes, debaixo de água. Água essa que deixou as ruas escorregadias. Ruas essas que não se encheram de pessoas. Pessoas essas que não aplaudiam o evento. Evento esse carregado de fluorescente e "pirilampos" saltitantes que obrigavam a desviar o olhar. Olhares esses que questionavam o porquê de se estar a correr aquela hora da noite. Noite essa que nos presenteou com uma temperatura amena e nuvens cinzentas. Nuvens essas que esconderam a lua. Lua essa que não foi precisa para iluminar o percurso. Percurso esse que se fez, com pouca animação, pelas ruas da cidade. Cidade essa que se iluminou de cor, movimento e alegria. Alegria essa que só se via no rosto de quem participava numa das provas que se quer como a mais animada do mundo. Mundo esse que gira e carrega sobre si corredores ávidos de alcançar uma boa marca em prova. Prova essa que teve 10km de pura descontração sobretudo para veteranos e não tanto para principiantes. Principiantes que não escondiam o nervosismo e a vontade de correr pelas ruas de Lisboa. Lisboa essa que não adormeceu sem que o último corredor cortasse a meta...

Foi assim a Night Run Portugal 2013.

A Night Run poderia ter sido, para mim, apenas mais uma prova de 10km. Mas não foi. Foi uma prova da qual guardarei boas memórias. Porquê? 

Faltava apenas meia hora para a partida encontrei-me com a Ana, a Fiona e o Bluesboy. A partida dá-se e estes dois já iam endiabrados. Por duas vezes ainda olharam para trás, mas eu e a Ana seguimos ao nosso ritmo e lá lhes disse: "Ide à vossa vida!" Fazia questão de acompanhar a Ana. A Ana é uma amiga que iria fazer pela primeira vez uma prova de 10km.

Ainda nem sequer tínhamos chegado à Praça do Comércio quando deixei de os ver. A esta altura a Ana estava muito bem. Quando começámos a subir em plena Praça dos Restauradores abrandámos um pouco. Subidas são sempre subidas. E para quem não está muito habituado a fazê-las custa um pouco. Já no retorno a Ana começa a sentir dor de burro, neste caso, dor de burra! :) Disse-lhe para abrandar e passados poucos minutos parámos um pouco para ela fazer uma "espécie" de agachamento. Comigo resulta sempre, com ele resultou assim-assim.

A zona do Rossio e da Av. da Liberdade tinha algumas pessoas a ver, mas infelizmente pouca gente aplaudia e dava ânimo aos participantes. Quem mais o fazia era, como costume, os estrangeiros! Ouvia-se: "go, go, go"! E até um "Run, Forrest, run!" Eu gosto particularmente de ver as pessoas envolvidas nas provas, a vibrar, a aplaudir, a gritar... Aqui houve muito pouco disso.

Continuámos no nosso percurso até se dar a separação com a prova dos 5km em pleno Terreiro do Paço. A partir dali começou a parte mais aborrecida da prova. O percurso até (quase) Alcântara dá-se por ruas desertas e desprovidas de qualquer animação. Nesta fase da corrida eu só fazia duas coisas: ou perguntava à Ana como ela se estava a sentir ou olhava para a outra faixa de retorno da prova para ver se via pessoas conhecidas. Vi a Piolha, vi os Tarahumara e fui vendo outras caras conhecidas. 

O retorno dá-se quase a chegar à Av. Infante Santo onde ouvimos uns simpáticos: "vá, já falta pouco! Força!" A propósito disto faço daqui um reparo. Aborreci-me por duas duas vezes com os voluntários.

Passo a explicar: voluntário significa alguém que realiza uma ação de livre vontade, sem receber qualquer remuneração. Se o faz de livre vontade é porque gosta ou acredita na causa. Por isso mesmo, deve essa ação ser realizada com todo o empenho e dedicação (até mais do que se fosse remunerada, em meu entender...). Se assim não for, mais vale não ser voluntário. Ser voluntário não é fazer figura de corpo presente, é trabalhar como se não houvesse amanhã! É acreditar na nossa causa, seja ela desportiva, social ou outra.

Ser voluntário num evento desportivo desta natureza - e sobretudo numa prova que almeja ficar conhecida como a mais animada do mundo -, significa, acho eu, incentivar os participantes: gritar, pular, cantar, fazer striptease... Qualquer coisa! Tudo menos estarem em grupinhos, à conversa e sem sequer dar qualquer tipo de apoio aos participantes! (Obviamente que esta crítica não é extensível a TODOS os voluntários, certamente alguns terão feito um bom trabalho, mas por duas vezes encontrei grupos que conversavam ou que estavam impávidos e serenos a olhar...). Não pode!

[Fim do momento Diacóno Remédios.] 

Já quase a chegar ali à zona do Cais do Sodré a minha memória obriga-me a sorrir. Lembro-me das minhas noitadas com as amigas ali pelo Jamaica, Pensão Amor... Engraçado... Como a minha vida mudou. Agora o meu conceito de sair à noite com amigas é bem diferente... Desafio uma amiga para ir correr até que chega um dia e ela vai fazer uma prova! E depois de fazer a prova termina assim: feliz e com aquele sorriso no rosto! 



Sorte a da organização que tem caras destas a cortar a meta!

A madrinha babada atrás da sua afilhada!

Antes da prova houve tempo para socializar um pouco com alguns elementos da organização e registar um momento com um grande atleta que representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, arrecadando a medalha de prata nos 100m.

 Ana, Francis Obikwelu e eu.

Já no final quem me chama?? A Marta! Ali estava ela, simpática, à minha espera (tal como lhe pedi quando a avistei: "espera por mim na meta!"). E ela esperou! Houve tempo para uma troca de palavras e perceber que a Marta é uma menina cheia de força e que vai longe! 


Eu, a Ana e a Marta: todas com ar de enfado, não é?

Depois de ver a Marta ainda tive tempo para uma breve troca de palavras com os Tarahumara, que também aguardaram na meta. Grupo muito simpático que vive a corrida com um espírito semelhante ao meu. Continuem a marcar presença por essas provas fora, pois o encarnado das vossas t-shirts inspira aquele sentimento forte... A paixão... A paixão pela corrida!

Para mim, a Night Run poderia ter sido apenas mais uma corrida de 10km. Teve animação no Terreiro do Paço, muitos figurantes, muitos participantes, mas para mim esta corrida foi muito mais que isso. Foi o sentir mais uma história como tantas outras que existem. Existem muitas 'Anas' por aí, muitas 'Martas', muito 'Tarahumaras'. Muitas mulheres e homens que um dia saem de casa e decidem começar a correr. Uns com motivo, outros sem motivo. Correm porque sim e porque não. Cansam-se porque correm. Choram porque correm. Sorriem porque correm. Lesionam-se porque correm. Ganham troféus porque correm. Batem recordes porque correm. Desistem porque correm. Mas acima de tudo... Correm e são felizes! E são felizes porque correm! 

A Ana é mais um exemplo de alguém que acha que a sua vida vai para além do trabalho e da família. Perguntem à Ana, quando a virem, se ela não é mais feliz? Perguntem à Marta, se a virem, se ela não é mais feliz? Perguntem aos Tarahumara se os virem (é fácil, correm de encarnado!) se não são mais felizes?

Boas corridas e sejam felizes!



15 comentários:

  1. Correr é uma alegria!!!
    E correr muda a vida de qualquer pessoa! É impossível ficar indiferente a esse sentimento que para mim vejo como uma paixão já!
    E mais uma vez parabéns á Ana!!! E á Madrinha babada :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Marta! Aquilo que os corredores têm em comum é isto: ninguém corre triste, ninguém corre infeliz!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. É verdade Piolha, é mesmo uma alegria! Basta ver os sorrisos estampados nas caras de (quase) todos nós ao cortar a meta... então para quem o faz pela primeira vez é único! E depois... depois, meus amigos, não há volta a dar! O "bichinho" fica dentro de nós e queremos sempre mais: mais desafios, mais adrenalina e, acima de tudo, mais convívio com pessoas fan-tás-ti-cas como as que encontrámos no sábado!
    Ok, fica a nota negativa para as ruas praticamente desertas de Lisboa... o que valeu fomos nós, os próprios corredores: fizemos a festa, atirámos os foguetes e apanhámos as canas!
    Parabéns aos "iniciados" nestas andanças!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu julgo que nós os corredores temos essa particularidade, como estamos a fazer aquilo que mais gostamos, celebramos com muita alegria e mostramos a toda a gente aquilo que estamos a sentir!!! Eu corro por isso mesmo, para mostrar a toda a gente que assim sou FELIZ!! :D
      Não desfazendo, mas nós somos especiais não é?! :D
      É sempre muito bom ver iniciados nas corridas, cada vez á mais e ainda bem :D A mentalidade das pessoas está a mudar para melhor... só falta a parte do civismo... mas isso vai com o tempo (espero eu :D )

      Eliminar
    2. Nem me meto na vossa conversa! Está tudo dito e muito bem dito! :)
      Beijinhos às duas!

      Eliminar
  3. Acho que foi o melhor da prova: as vossas cara bonitas... Porque ouvi dizer que houve alguns problemas na organização....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os problemas de organização que falam, eu não os senti, mas porque fui para esta prova para acompanhar a minha amiga. De qualquer modo, acredito que as críticas sejam justificadas e que mereçam a atenção da organização.
      A questão é que a Night Run colocou a fasquia muito alta, desde cedo quiseram fazer desta corrida (quase) a corrida do ano, um ícone em animação. E afinal não foi bem assim. O mais grave na minha opinião é a "confusão" com os tempos (troca de nomes, tempos errados, etc...)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Chips que não chegaram a ser activados.... sim, porque quem faz desta a sua Primeira Corrida, termina com um tempo muito bom e quando vai ver a classificação... ups! não consta!??
    Vai na volta foi da chuva... ou não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Inês, para essas pessoas deve ter sido frustrante. Eu diria que essa é a principal e mais grave crítica que se pode fazer à organização.

      Eliminar
  5. Apadrinhar alguém numa prova, ajudar a atingir algo, é tão bom como nós próprios atingirmos um objectivo. Pelo menos para mim.
    Muito bonito...parabéns às duas e não preciso de perguntar à Ana se ela é mais feliz...basta ver o sorriso na foto :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ela! Mas também fico muito feliz pelas que começaram a correr por causa de mim! Já conto algumas pelos dedos de uma mão!
      E assim vai o meu trabalho de evangelização...
      Beijinhos e bons treinos, na medida do possível... ;)

      Eliminar
  6. Ana,
    costumo dizer que prefiro dar presentes do que recebê-los, correr "escoltando" alguém é mais ou menos este raciocínio, no final ficamos mais felizes do que o próprio apadrinhado.
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Jorge! Sentimos uma alegria imensa ver que alguém alcançou um objetivo e que demos o nosso contributo para tal.
      Obrigada!

      Eliminar
  7. Gostei muito da parte final do texto. :)

    ResponderEliminar