23 de outubro de 2013

Marathon des Sables: aviso à navegação

Caros amigos e amigas,

O post anterior gerou aqui algum entusiasmo que, desde já, agradeço e espero que perdure. Tal como disse nalguns comentários este desafio, para mim, significa metade. Mas quando disse metade não me estava a referir ao percurso. E por isso quero esclarecer. Até já acho que o faço tarde, pois parece que andei aqui a anunciar a Boa-Nova e afinal de contas... 

Então vamos lá contar a história. O sonho da Maratona das Areias é partilhado entre mim e o Paul Michel.

A primeira vez que ele ouviu falar desta prova foi há muitos anos, ainda nem sequer corria, pela boca de um francês que lhe explicou em que consistia esta prova. Na altura, obviamente, que o pensamento foi: como é possível? Correr duzentos e tal quilómetros no deserto? Em (quase, quase) auto-suficiência?

Anos mais tarde, e ambos a partilhar este "vício" da corrida, comentámos um com o outro: vamos lá um dia? E eu disse logo: sim, vamos os dois! Ainda tive o pensamento romântico em ir celebrar as bodas de qualquer-coisa à Maratona das Areias. Mas o romantismo dos homens consegue sempre surpreender-nos...

Acontece que o Paul Michel não quis esperar por mim. E quando em Novembro de 2012 me diz: quero fazer a Maratona das Areias em 2014! Eu prontamente disse: então vais sozinho... E vai!

É, portanto, APENAS ele quem vai levar o sapatinho voador para as areias do deserto.

Mas engane-se quem acha que este desafio é só dele. Sem modéstia afirmo já aqui que metade desta prova é minha! Metade desta prova é alcançada (também) por mim. Muitos de vós sabem, e já aqui o disseram, que metade do desafio de uma grande prova é o treino, a preparação. E aqui não é excepção.

Até Abril do ano que vem a nossa vida leva uma volta tipo looping em montanha russa. O plano de treinos é muito pesado e exigente, as restrições alimentares são imensas (ainda tem que perder alguns quilos, para compensar o peso da mochila que vai carregar). A concentração dele para este objectivo está a levá-lo a abdicar da vida social e até familiar.

Vai tentando fazer o que pode e tenta conciliar todas as dimensões da sua vida com este sonho. Mas não é fácil. Não é fácil para ele que se vê impossibilitado de fazer algumas das coisas que gosta e não é fácil também para mim. Sei que foi uma decisão a dois, tal como tantas que já tomámos na nossa vida. Mas antevejo uma carga de emoções, uma carga de trabalhos, uma carga de imprevistos, uma carga de preocupações que em alguns momentos me faz pensar: não haverá sonhos demasiado ambiciosos?

Somos sempre os primeiros a encorajar os outros a seguir os seus sonhos, somos sempre os primeiros a chegar à fila da frente para dizer FORÇA... Mas quando calmamente nos sentamos a escrever sobre as coisas às vezes pensamos: valerá mesmo a pena, faz sentido? Para quem não vive disto, faz sentido?

Alguém me dizia no outro dia: "deixa o homem sonhar"...

Eu deixo... 

 Paul Michel, nascido na capital dos Alpes franceses e criado na Beira, a sonhar com a Marathon des Sables

Peço desculpa a todos quanto causei uma ideia errada sobre a minha (não) participação na Maratona das Areias. Peço-vos que guardem esse entusiasmo na gaveta porque tenho esperança em receber como presente das bodas de prata uma "viagem romântica à Maratona das Areias" (deserto, acampamento, calor, seis dias sem tomar banho, unhas negras, comida liofilizada... Que mais uma mulher pode querer?)

Conto convosco nesta viagem!

23 comentários:

  1. Tiro-vos o chapéu perante a ousadia de se meterem numa epopeia destas.

    Assinalaste ai alguns pontos muito importantes.

    Mais que o treino e aprova em si, a alteração de rotinas e abdicar de muitas das coisas que são importantes (família, descanso, paparoca da boa, etc.) parece-me o desafio maior.

    Boa sorte e juízo nesta aventura :)

    Bjs e um abraço ao Paul Michel :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em cheio, Bluesboy!
      Conciliar tudo isso vai ser dose!
      Quase que ouso dizer: fazer a prova é o menos!! :)))
      Beijinho

      Eliminar
  2. Muito bonito este projecto em conjunto, que só é mesmo possível assim, a dois (a 3 ou 4 ou 5)....dizes tudo neste teu post, para uma pessoa normal, querer concretizar uma "loucura" destas é uma coisa, concretizar conjugando a preparação com família e trabalho já é outra completamente diferente. No fim, estou certo de que valerá a pena....
    Muita força para ti e para o Paul Michel....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justiça seja feita: até é um projecto a quatro! Estou a esquecer-me dos pequenos que todos os dias já reclamam: o pai não janta?... Não... Foi correr...
      Obrigada, mais uma vez, pelas palavras, Carlos!

      Eliminar
  3. Muita força para este projecto! Os RBR entram assim no círculo muito restrito do alto Trail Running. Nestes projectos, o planeamento, o treino, a logística, etc., são tão importantes como o atleta propriamente dito! Boa sorte para toda a equipa! Vou estar a "torcer" por vós!!
    Allez, allez mon brave!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Quem sabe até Abril não damos um saltinho à zona centro do país para fazer um treino longo?
      Muito obrigada pelas palavras!

      Eliminar
  4. Ana,
    quando se faz um projeto como este de alguma forma tem-se que abdicar de uma série de coisas.Questão de escolhas, prioridades, metas,enfim, tem que ter "jogo de cintura".
    Antes da minha maratona tive algumas dificuldades em conciliar vida familiar e o objetivo dos 42km, mas aprende-se muito neste período.
    Força no projeto e acima de tudo divirtam-se!!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito complicada essa conciliação. E tentar ter esse "jogo de cintura" é que é difícil, principalmente durante tanto tempo, até Abril... Vamos ver!
      Beijinhos Jorge!

      Eliminar
  5. Posso ajudar! Podemos combinar uns treinos longos na Serra de Monsanto e de Sintra como preparação. Que acham?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sílvio, isso é uma excelente ideia e essa ajuda é muito importante. Já tinha pensado em desafiar aqui a "blogosfera" para uns longos, até porque outros corredores andam a treinar para outros desafios, mas tudo se pode conjugar.
      Os treinos longos se são feitos sem companhia custam mais.
      Vou lançar o desafio em breve e todos que se queiram juntar a nós!
      Muito obrigada!

      Eliminar
  6. Anabela, um projecto destes é mesmo a dois. E desejo toda a força do mundo ao Paul Michel.
    Mas não duvido que um dia serás tu a meter-te nesta aventura do outro mundo! Tens a garra para o conseguir :)
    Beijinhos e força equipa RUN BABY RUN!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu disse, Isa: aguardo pelas bodas de prata!! Até lá fico com osteoporose, mas deixa lá isso... Eheheheh
      Beijinhos e muita obrigada pela Força!

      Eliminar
  7. Em primeiro lugar, não deixa de ser um grande Anuncio!! E desde já deixo aqui a minha força ao Paul Michel!!!
    Em segundo lugar, e agora não poderei falar por experiência própria mas falo por ter bem de perto alguém com um sonho igualmente ambicioso e trabalhoso, e que na mesma situação tem de conciliar a família, vida social, etc, com tudo o resto (treinos, preparação....).
    Não é fácil a vossa decisão, e aqui a decisão como casal é mesmo dos dois, tem mesmo que ser assim, pois obriga a uma "ginástica" de ambas as partes para que tudo corra bem. Permitir-nos a nós próprios viver os nossos sonhos já é de uma grandeza enorme, quanto mais quando colocamos viver o nosso sonho com viver para a família no mesmo saco! Vi o meu irmão tomar a decisão de fazer um IronMan com mulher e (na altura) um filho. Vi-o dias e dias, meses e meses, a abdicar de tardes, manhãs noites, com o filho e esposa para treinar. Vi-o abdicar de Domingos com o filho a brincar, vi-o abdicar de horas com a mulher, vi-o abdicar de montes de coisas pelo seu sonho. Quando falo em abdicar, atenção que ele não os abandonou, em nenhuma altura isso aconteceu, mas dadas as circunstâncias, não esteve tão presente na vida deles. Ele fez o IronMan. Conseguiu... Algo que á uns anos atrás era impossível de concretizar, ele com apenas 2 anos de praticar triatlo conseguiu aquilo que muitos chamam de loucura, extremos, etc. Mas atenção, apenas ele é que conseguiu?! Foi só dele a prova?! Não!!!!!! A prova foi terminada com ele, a mulher, o filho, os pais, a irmã, os tios, os primos, os amigos. Quando alguém se dispõe em fazer algo desta "envergadura" a vitória no fim é de todos aqueles que permitiram fazer com esse sonho se concretiza-se!! E á coisa mais linda que um dia veres o Paul Michel cortar a meta da Marathon des Sables depois de todo o esforço que foi preciso fazer?! Eu acho que valerá a pena. :)

    Apenas quem se dispõe em viver os seus sonhos, por mais ambiciosos que sejam, é que sabe o verdadeiro sabor de sair vitorioso no fim!! :)

    E na minha opinião, ninguém tem o direito de "julgar" os sonhos dos outros, sejam eles grandes, pequenos, possíveis, ou quase impossíveis. Todos devemos lutar por aquilo em que sonhamos e acreditamos! Se não fizermos isso, quem seremos nós?!
    Somos feitos disso mesmo, de sonhos, de vivências, de experiências, de VIVER!!!

    E sonhar é definitivamente VIVER! :)

    Por isso força Amiga e força ao Paul Michel.

    Um grande beijinho
    *Tudo é possível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Meu Deus, Marta! Que te posso dizer?!
      Estas tuas palavras são... Qualquer coisa... Emocionei-me, a sério...
      Ainda me lembro que eras tu, a propósito dos relatos da Serra D'Arga, que dizias que gostavas de ter a capacidade de te saberes exprimir, não era? Que gostavas de conseguir escrever aquilo que sentes e que te vai na alma...
      Pois bem... Não sei o que queres mais? Isto não é escrever com alma?
      GRANDE GRANDE BEIJINHO!!

      Eliminar
  8. O post da Piolha é de se ficar com a lagriminha a espreitar no canto do olho...
    Desde já os meus parabéns ao irmão da Marta, momentos desses não têm preço!
    Quanto ao Paul Michel, tiro-lhe o chapéu em sinal de respeito pela decisão e dou-lhe os parabéns por ter uma família que o apoia na realização dos seus sonhos (por mais descabidos que possam parecer a alguns)! Em relação ao meu outro post, não me preocupo: pró ano faço "copy-paste! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Inês!
      Gosto de sonhar, mas acho que ajudar os outros num sonho é tão ou mais recompensador!
      Beijinho grande para ti!

      Eliminar
  9. Sonhem e concretizem o vosso sonho

    Estou convosco agora e em cada momento dessa epopeia

    FFFOOORRRÇÇÇAAA!!!

    Beijinhos a ti e um abraço ao Paul Michel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá ver...
      Muito obrigada pelas palavras, João! Bem haja!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Não é por acaso que se diz que por detrás de um grande homem está uma grande mulher. Fazer a Marathon des Sables é sem dúvida algo do outro mundo, quer pelas distâncias que é preciso percorrer, quer pela dificuldade de correr na areia, quer pela temperatura.

    Eu que ando para aqui a fazer umas corriditas para fazer uns míseros 42 kms, não consigo imaginar o que será fazer uma coisa destas.

    Mas tenho a certeza que, com todo o apoio que terá, o Paul Michel vai conseguir fazer uma preparação adequada para o alcançar o seu sonho.

    Os primeiros tempos de uma nova rotina são sempre os mais complicados, mas com o tempo parece que se entra em modo automático e com "alguma ginástica" tudo se consegue.

    FORÇA E BONS TREINOS !!!

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando, as corriditas rapidamente se transformam em algo mais ambicioso. Por isso cuidado! Quando menos esperamos já corremos os 42km e estamos a pensar em mais. Nós, maluquinhos, das corridas temos este "defeito"... :)
      Obrigada pelas palavras!
      Bons treinos!

      Eliminar
  11. Como ainda não conhecia seu blog?
    Eu ainda não sonho com essa prova, mas ela está na minha lista de desejos futuros ... rsrsrs

    Grande abraço e bons treinos
    Drica Peixoto
    http://correndonaviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vinda então, Drica!
      E vá alimentando os sonhos. Sempre!...
      Bons treinos!

      Eliminar