4 de outubro de 2013

Serra D'Arga - Capítulo IV (e último)

No capítulo I escrevi sobre os momentos que vivi na meta. Vi chegar homens e poucas mulheres. Os primeiros vinte ou trinta, talvez, vinham com ar de quem completou mais um desafio. Arfavam de cansaço, claro, mas davam uma imagem de que se tivessem de fazer mais 10km ou 20km o fariam.

Eu e a Ritta aguardávamos ansiosamente a chegada da Babe e da Anna Island. Enquanto esperávamos alongávamos e trocávamos impressões sobre a prova. Neste entretanto, vem falar comigo uma participante com quem estivemos no início à conversa e a tirar fotografias: "sabes que ganhei? E adorei esta experiência!" Parabéns para ela se me estiver a ler. Mulher de fibra, sim senhora!

Voltamos para a linha da meta. Neste momento o Carlos Sá recebia e cumprimentava os participantes que chegavam à meta. Começava a chover novamente. Muito. Eu e a Ritta Bramble estávamos completamente encharcadas e o frio começava a fazer sentir-se no nosso corpo. Aquelas outras duas nunca mais chegam! Queríamos ir ao hotel tomar um banho rápido, trocar de roupa e voltar para a meta para esperar o Paul Michel e o Peter Days. Estes dois tinham como objectivo terminar a prova em menos de oito horas.  Por isso dava tempo para ir ao hotel e voltar. Nesta altura a prova dos 45km estava em cinco horas. Teríamos, portanto, mais três horas de espera.

Vi chegar caras conhecidas do mundo das corridas e das redes sociais, alguns habitués, por assim dizer. Aquelas caras que estamos sempre a ver onde quer que vamos. Grande parte deles nem sei o nome, mas reconheço-lhes a cara, sem dúvida.

Já escrevi sobre as emoções que senti nesta meta. Também nunca tinha estado tanto tempo numa meta. Deu para sentir e perceber o feeling daquela rapaziada a chegar ao fim. 

Cada um que chegava era o sinónimo e a certeza de que o Paul Michel e o Peter Days também chegariam. Os nossos olhos não descolavam da meta, ou melhor, do alto da rua onde começavam a surgir os participantes.


Sabíamos que a Babe estava de verde e a Anna Island de azul. Era fácil reconhecê-las ao longe. E depois também sabíamos que elas eram portadoras de uma característica distinta e muito difícil de encontrar na zona da meta: aqueles sorrisos! Permitam-me... Não havia sorrisos assim em Serra D'Arga, a não ser o delas!

Desculpem-me, mas neste campo o pódio é nosso! Let's look at the trailer:


Hihihihihi!!! Iupi... Ip, ip, urra!!



O pódio é teu Anna Island!

Agora um segredinho: e o que é que também contribuiu para aqueles sorrisos? É que estavam duas tontas na meta, eu e a Ritta Bramble, aos gritos: DÁ TUDO! DÁ TUDO! DÁ TUDO! DÁ TUDO!! Sim, porque elas vinham "picadas" com as outras três meninas que estão na foto mais acima.

No final, (pouquinhas) lágrimas nos (meus) olhos, muitos abraços e éramos quatro mulheres felizes. Terminamos o trail bem de saúde, sem casos, sem grandes quedas (o meu fofo estava óptimo!), sem grandes arranhões... E com a convicção forte de que é para voltar.


Babe, Ritta Bramble, eu e Anna Island - e, sim, estamos a dar o nosso melhor!

Bom, quem falta agora? Os miúdos. Ai, os miúdos, que será feito deles? Vá, vamos embora que eu e a Ritta já estamos geladas. Dá tempo para ir trocar de roupa.

Entramos no carro e a meio caminho entre Dem e Caminha (que distam 10km aproximadamente) toca o telefone da Ritta, era o Peter Days: "estou a 8km de chegar à meta, o Paul Michel vem já aí atrás..."

O Peter ligou à Ritta, tu não me ligaste. Podias ter ligado só a dizer que estavas bem. Mas eu espero, vá... Eu espero sempre.

What??? Já???? 8km??? Para chegar??? Epá, não temos tempo! Vamos voltar já para trás? Não, estou toda molhada e já estou com frio! Ok, então vamos ao quarto, trocamos só de roupa, nem tomamos banho e voltamos logo para a meta! Ok!

Voltámos para a meta. Oito quilómetros, disse ele... Ora, isso aqui deve dar uma horita de espera... Entretanto, pergunto a um dos atletas que já havia concluído a prova como eram os últimos 8km. Ao que ele me responde que ainda havia umas duas subidas valentes.

Bom, talvez seja mais de uma hora. Começou a chover outra vez . E parecia que até estava mais frio. Agora, já se começavam a ver chegar algumas mulheres. Fartei-me de aplaudi-las e sussurrava: "hum... para o ano sou eu!"

Sempre com os olhos postos no cimo da rua era possível, ao longe, adivinhar quando vinha um dos nossos. Mas eu nem sabia qual o equipamento do Paul Michel. Teria levado o boné? Os calções pretos? A t-shirt azul?

É agora! Os gritos da Ritta não deixavam margem para dúvida. É ele!!! Vem lá!!! Vem bem!!! Dá-se aquele encontro típico dos filmes românticos. Daqueles de fazer cair lágrima do canto do olho...

 Máquina!

 Fofinhos...

 Pensei que demoraria mais tempo para ver chegar lá ao longe aquele correr tão característico do Paul Michel. A Babe gritou: não é ele? Parece... Eu olhei e disse: É! É ele!

Caríssimos, a partir daqui não sei como escrever isto sem ser desta forma pirosa e cafona. Se o encontro da Ritta e do Peter dava um filme romântico, o meu com o Paul Michel dá uma novela mexicana!

Saio disparada da meta, faço um sprint até ao cimo da rua, começo a chorar tipo Madalena arrependida e aos gritos com ele:

"NÃO DISSESTE NADA!! PORQUE É QUE NÃO ME LIGASTE? ESTAVA PREOCUPADA! ÉS MESMO PARVO!"

Ao que ele responde baixinho: "não estejas assim... Tu já sabes que eu chego sempre... Eu chego sempre..."

Deixo-o ir até à meta sozinho, para que seja um momento só dele e depois apareço, poucos segundos depois. Foi o tempo de enxugar o rosto e não aparecer lá em baixo com cara de choramingas.

 Conseguem ver-me?


 Ao fim de 7h07m

Já todos juntos, eles e nós, foi tempo dos abraços, dos beijos, das fotos... Foi tempo de olhar nos olhos e dizer lamechices uns aos outros. Houve tempo...


   
 Peter Days e Paul Michel com o anfitrião da prova!



Família feliz!

Termina aqui a saga que me deu especial prazer a escrever. A escrita serve-me, também, para exorcizar as emoções que ainda hoje se fazem sentir. O coração ainda palpita quando penso na prova e se houvesse outra igual já amanhã eu iria.

A Serra D'Arga foi mais um contributo e prova de que a corrida de montanha veio para ficar. Continuarei a fazer provas de estrada, claro, mas a paixão pela montanha adensa-se e tudo isto por culpa de muitas pessoas.

Mando daqui um abraço especial aos meus companheiros nesta aventura que tiveram a ousadia de aceitar o desafio. Felicitações especiais ao Paul Michel e ao Peter Days por chegarem à meta ao fim de sete horas e uns trocos. Para eles os dois deixo este pensamento de um autor desconhecido:


"A corrida não é sempre para o mais rápido... Mas para aquele que continua a correr."




Serra D'Arga 2013 - Eu não fui... Fiquei.

 * * * Fim * * *

17 comentários:

  1. Muito bom, o capítulo final! (E a novela mexicana foi perfeitamente justificada, uma pessoa fica ralada, então!!) :)
    Também fiquei com essa vontade de voltar já, já...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Bem...eu adorei todos os capítulos! Gostei mais de te ler do que alguns livros que já li :)
    Quando se sente a emoção, a alegria, a paixão...não há nada melhor.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isa! Da minha parte, também foram os relatos que mais gostei de escrever. Pelas razões que apontas...
      Beijinho e domingo já sabes... FORÇA!

      Eliminar
  3. Excelente, Anabela. Foram 4 capítulos muito bons que me transportaram para o Minho, com uma inveja enorme de não ter ido e com a certeza de que tenho que lá ir em 2014. :)
    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Tiago! A vantagem desta saga é que acho que para o ano posso oferecer-me para organizar uma excursão à Serra D'Arga! E o objetivo, também, destes relatos é proporcionar a quem não foi a possibilidade de imaginar como foi. Tentei fazê-lo, espero ter conseguido.
      Beijinhos e até domingo!

      Eliminar
  4. Não esperava outra coisa deste último capítulo! Excelente saga! :)
    Grandes emoções vividas ao longo desse dia :)
    A corrida dá-nos tanta coisa que por vezes torna-se quase impossível descrever por palavras. Eu por exemplo tenho algumas dificuldades em expressar por palavras aquilo que ás vezes é sentido de forma mais intensa, mas tu expressas-te muito bem :)
    E adoro ver casais fofissimos que se acompanham nesta vida das corridas :) É super romântico! :)
    Estás de parabéns pelos excelentes textos!
    Um grande beijinho

    P.S. OHHHHHHH já acabou a saga Serra D'arga!..... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digas isso, Marta! Acho que te expressas muito bem. Não é preciso relatos longos ou palavras difíceis. Tal como disse a Isa, quando a escrita sai com emoção, alegria, paixão... Todos escrevemos bem! E eu já li coisas tuas bem "apaixonadas"...
      Beijinhos e não te esqueças que para o ano a saga continua!! ;) Quem sabe contigo também como personagem.

      Eliminar
  5. Mais outra que se anda a habilitar a ter um livro nas bancas... li a epopeia de fio a pavio e conseguiste pôr-me na Serra d'Arga e a melhor perceber a sua envolvente. Muitos parabéns a todos os Baby Runners e Domingo lá nos encontramos. :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se escrever um livro, convido-te para fazeres o prefácio, combinado?
      Domingo espero ver-te!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Muito, muito bom...valeu a pena esperar pelos capítulos todos...emotivo, realista...estive aí com vocês...obrigado. Parabéns pelos "escritos" (que vão ter mais valor daqui a uns meses, anos, quando quiseres recordar esta aventura...através deles vais voltar a sentir, a cheirar a Arga), e muitos parabéns pela conclusão desta aventura a todos os Baby Runner's....vocês são provavelmente a equipa mais bem disposta que eu conheço....a seguir à minha claro...pumba...vai buscar :)
    Abreijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez ganhas, vá... Ficá lá com a taça!
      Para o ano tenta mesmo participar Carlos. Sendo um homem que gosta de trilhos, lama, frio, paisagens agrestes e ao mesmo tempo verdejantes... Vai à Serra D'Arga.
      Tenho a certeza que daqui a uns tempos estou aqui a elogiar outra prova qualquer realizada numa outra serra deste país. Mas esta foi a minha primeira prova de trail "muito difícil". A Pampilhosa ao pé disto é p'ra meninas...
      Obrigada por teres estado desse lado a ler! Bem haja!

      Eliminar
  7. Anabela, gostei muito de todos os capítulos.
    E bonitas fotos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Hi Hi! todos de parabéns !!! Mesmo molhados até aos ossos é preciso é diversão!
    Manager vou tentar melhorar este espirito competitivo que me "ataca" nos ultimos 500 mts das provas... talvez aumentar para 2 ou3 kms antes do fim? pouca a pouco pode ser que te apanhe!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Se um dia isso te dá durante uma prova inteira passas por mim, numa descida infernal, como é teu hábito, e só tenho tempo de perguntar: é um avião? É um pássaro? Não, é a Babe! :)

      Eliminar