20 de novembro de 2013

Corrida do Monge: estava tudo a correr tão bem...

... Quando, ao km8, catrapumba! Esbardalhanço, com voo incluído, em pleno monte.

Corrida do Monge, estão a ver? Ali no km8? Segunda árvore do lado direito a seguir ao tronco que estava atravessado no caminho? Estão a ver? Até tinha no chão umas folhas secas de eucalipto?

Pois, mas não foi aí. Foi um bocadinho mais à frente...

Caí, rebolei e fiquei com a cara no chão. Virei-me ao contrário e sem me levantar vejo duas caras por cima de mim a perguntar se estava bem. Estendi-lhes a mão e puxaram-me. Claro que estava a doer-me o tornozelo, mas comecei lentamente a caminhar. Entretanto, surge a Ritta, para me ajudar mas eu digo-lhe para seguir e que estou bem. Lá segui e consegui correr. Como estava "quente" não senti dores enquanto corria, nem quando cortei a meta. Fiz ainda quatro quilómetros e creio que o mal foi esse. Só piorei a situação. Se tivesse encostado logo ali às boxes... É aquela cena de não desistir, de não parar. E como não estava com dores insuportáveis, lá segui.

Depois de cortar a meta e do habitual convívio fui tomar banho e almoçar ali na zona de Sintra. Sensivelmente a meio do almoço comecei a ter dores horríveis, como nunca tinha tido até hoje. Para me levantar da mesa do restaurante já só o consegui fazer ao pé-coxinho e levada em ombros. Saí dali rumo ao hospital. O raio-x não deu nada partido. Por isso a "sentença" foi a mais conhecida: repouso, gelo, anti-inflamatório.

Corridas e corridinhas... Por agora... Esquece!

E daqui salto já (salvo seja!!) para outro assunto que me está a consumir a alma: a minha próxima prova já no domingo, o Trail Amigos da Montanha. Iria fazer 30km já este domingo, mas... Acho que não dá. A minha médica de coração disse-me para não fazer, sob pena de arranjar aqui um problema grave. É que nem sequer é uma corrida de estrada, é outra vez!!! uma corrida no monte, caramba!

Psicologicamente vais formatada para ter cuidado e só isso vai fazer com que pises o terreno com cautela, logo o mais certo é ires tão cuidadosa que ao mínimo deslize... Lá vais tu outra vez! Por outro lado, era a minha grande prova esta temporada! 30km... Snif, snif... E se não tiver dores até lá? Podia ir.... Devagarinho, com cautela... Mas e se me entusiasmo?

Da Corrida do Monge trago esta má sorte, mas não foi por isso que não gostei de ir até à Malveira da Serra. A corrida tem um percurso notável, muito bonito. A prova em si esteve muito bem organizada, vê-se que se trata de uma organização "caseira" mais ainda assim muito funcional, e é isso que se quer, que as coisas funcionem bem e funcionaram muito bem: desde a entrega dos dorsais até à entrega do saco de participante, com o célebre pão com chouriço, tudo correu lindamente. Durante o percurso tínhamos vários pessoas a vigiar a prova e a dar indicações do caminho a seguir.

A tão falada subida é uma autêntica parede capaz de matar ali vários atletas que não se tenham resguardado no incío. Foi feita a passo e bem a passo. Nunca parei, segui sempre muito lentamente e a controlar a respiração.

No meu caso em concreto noto que fiz as subidas com mais facilidade que em provas anteriores e com subidas menos inclinadas. Acho que o recente plano de treinos tem funcionado muito bem. O reforço lombar e abdominal começam agora a dar os seus frutos.

Desta vez a equipa Run Baby Run contou com os habituais e com uma surpresa 'last minute': o meu grande amigo Ritchie Pitchie ;) que fez o favor de aparecer e correr trajado a rigor! Ah pois!

Aparece mais vezes, meu amigo!
(Mastiguei os 11km do Monge em 1h47m)

Os restantes fizeram a prova sem dificuldades e todos com um balanço positivo, com o Louis a estrear-se numa prova 'out of road' e, pelo que nos disse, gostou bastante. Disse-o com ar de quem queria dizer: "vou voltar a repetir".

 Ritta Bramble
    
 Eu, ainda, a sorrir. O aproximar de uma meta tem este efeito em mim!

Give me five!

 A equipa do costume com o amigo Nelson Graça que conhecemos no Trail Camp e que conquistou um fantástico 6º lugar na geral. Parabéns, Nelson!

Agora só volto aqui para vos contar como foi o Trail Amigos da Montanha. Será uma experiência nova ver uma prova do lado de fora. Vou contar como foi. Contar como foi ver a partida, ver os atletas, ver os abastecimentos, ver a chegada... Também deve ser bom...

É... Deve ser bonzinho, sim... Aliás, deve ser o máximo! Não sentem já a adrenalina?!?! Estou super-entuasiasmada!! Já estou a imaginar: ver os outros na linha de partida e eu ali, paradinha ao lado, a acenar com a mãozinha e a dizer 'Adeus'... Conseguem perceber a excitação?!

!"#$%&/(  $#%&/()=

33 comentários:

  1. Gelo e mais gelo.. fé.... e mais gelo.. ligadura funcional.. e estas na linha de partida :) Acredita!
    Vou estar por lá em modo adepto tambem lool por motivos familiares era impossivel estar na linha de partida.. ou pouco correcto lool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a fazer isso tudo e juntei-lhe um par de canadianas para não forçar nada de nada, mas acho que não vou arriscar.
      Obrigada pela força!

      Eliminar
  2. As melhoras. Ver uma prova enquanto espectador também é uma experiência que faz parte do treino :)

    Bjs e boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, caríssimo! Vou contentar-me com a parte social da prova, sim.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Rápidas melhoras Anabelas e se não tiveres mesmo a 100% deixa-te estar ao lado da linha da partida. Provas há mais, tornozelos é que só tens 2 e precisas deles. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tiago. Tens toda a razão. Também sabes o que custa, não é? Temos de deixar o coração de lado e pensar com a cabeça.
      Beijinho e obrigada!

      Eliminar
  4. Rápidas melhoras querida....
    Pensa que irás fazer uma "pesquisa" alargada pelo lado de fora. Mas é melhor mesmo recuperares a 100% amiga... nada de doidices. :)

    Beijinhos grandes e melhora rápido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Martinha! Tens razão, sem dúvida. Apetece-nos arriscar mas isso depois sai mais caro...
      Beijinhos e muita obrigada pela força!

      Eliminar
  5. Ok...respira...tiveste azar.
    Mas, tendo em conta o que a médica disse, vê o lado positivo, vais fazer este sacrificio mas vais recuperar mais rapidamente para a próxima grande prova! E irás voltar em força.

    Rápidas melhoras e beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Isa, já tomei consciência disso. Até ontem ainda estava esperançada em participar no próximo domingo, mas já são tantas as vozes a dizer o mesmo... Haja paciência, certo?
      Beijinhos e muito obrigada

      Eliminar
  6. Boa recuperação Anabela!

    Em Constância 2007 torci o pé quando estava a aquecer (só vi uma daquelas grades para os carros não estacionarem, quando já estava em cima dela e ao desviar coloquei mal o pé). Forcei o regresso 2 semanas e meia depois. Resultado? Andei várias semanas a pagar esse disparate...

    Portanto, muita paciência (sim, se custa!) e que tudo corra pelo melhor.

    Força Anabela!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um conselho muito sábio de quem já passou pelo mesmo, não é João? Hoje estou convencida em parar e não fazer esse disparate. A minha médica dizia-me hoje: "estás a ver porque não gosto de tratar atletas? São do pior! São teimosos! Se dizemos que é para parar três semanas eles param uma. E depois o resultado é três vezes pior!"
      Vou ter calma, prometo. :)
      Beijinho e obrigada pela força!

      Eliminar
  7. Epa a minha solução é passar o resto da semana no sofá a beber minis, com o pé elevado com gelo em cima do tornozelo e tomar umas bombas tipo voltarem (comprimidos e pomada) e umas excelentes massagens! Boa recuperação! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim senhora! Um conselho amigo!! :)))
      Nada como afogar as mágoas, não é Sílvio? :D Beber para esquecer!
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  8. As melhoras, sei bem o que é estar lesionado. Os dias são muito maaaaiores. Boa recuperação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Já tinha lido o «Correr na Cidade» e pensado que, apesar de lesões diferentes, ambos andamos a sentir a mesma coisa: a frustração de não conseguir correr.
      Boa recuperação!

      Eliminar
  9. Das piores coisas que pode acontecer a um VERDADEIRO corredor(a) é ficar lesionado e ter mesmo que faltar aquela prova com que andava a sonhar.

    Votos de boas e rápidas melhoras.

    Quanto aquele desafio de trail que falei no meu blog, ainda não posso adiantar (não que não tenha vontade), mas apenas o quero fazer depois de ser anunciada.

    Penso que será uma prova que irás gostar, ainda que esteja prevista para 1 mês depois do vosso GRANDE SONHO (a Marathon des Sables). Trata-se de uma prova de trail, mas que sendo por etapas é possivel, mesmo em recuperação escolher um percurso adequado e não longo em demasia.

    Lá mais para a frente eu dou novidades.

    Força e rápida recuperação,

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, Fernando! Vou ficar atenta. Ando de olho no calendário da próxima época para planear o próximo ano. O trail estará na agenda do dia, mas vou continuar a fazer provas de estrada, não só porque gosto mas também porque acho que me faz falta.
      Obrigada pela força!
      Bons treinos!

      Eliminar
  10. Sei que deves estar triste pois o o vicio do trail...mas pode ser qe com algum esforço ainda dê para tentar fazer a prova...Quanto a mim fiz no dia 17 o Trail do Zêzere e recomendo...Muito muito duro mas de uma beleza extrema...organização perfeita.
    Vejam fotos no facebook trail do Zezere.
    Espero que possas ir ao trail amigos da montanha e que tudo corra bem.

    Bons Klm's

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos, mas já varri do pensamento o Trail Amigos da Montanha. Vou lá apenas para apoiar os meus e rever alguns amigos. Será uma experiência nova ir a uma prova apenas para ver e não para correr... Enfim... Outras se seguirão.
      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  11. Espero que se recuper logo. Fiquei 20 dias parada depois que cometi a insanidade de correr a Maratona de Buenos Aires uma semana depois dos 110k da ultra dos fuzileiros. Aprendi a lição! Bjssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Drica! Pois é, não podemos facilitar.
      Vou ficar sossegada no meu canto!
      Beijo e bons treinos!

      Eliminar
  12. Boa tarde. Há 2 semanas, a meio de um treino, comecei com dor na zona lateral exterior do tornozelo. Continuei a correr e quando arrefeci percebi que tinha inflamação. Fui fazer ecografia e o diagnóstico confirmou uma tendinite dos tendões extensores. Em resumo, a prova que eu gosto mais de fazer, as X Milhas do Guadiana, aquela que iria haver uns dias depois deste desastre, teria de ser vista por um canudo. O lado irracional dizia-me para tomar uns anti-inflamatórios e ir correr devagarinho. Mas felizmente que nunca liguei muito a esse lado e em boa hora que desisti de lá ir. Uma semana depois tentei correr 30min e acabei de novo com dor forte. Em resumo, comecei hoje a fazer 10 sessões de fisioterapia. Se tudo correr bem, no final do tratamento estarei apto para voltar a correr e para sonhar novamente em ir à maratona de Sevilha. Nisto, temos de esquecer o lado irracional. Provas há muitas.
    Força nessa recuperação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo conselho! Nem a propósito: ainda agora vinha no carro e o "diabinho" estava a tentar-me. Neste momento já não tenho dores, já coloco o pé no chão sem dores absolutamente nehumas. E se fosses até Barcelos com calma, com cuidado? Apetecia-me tanto...
      Por outro lado, todas as vozes me dizem que se o fizer vou certamente pagar caro.
      É uma luta interna entre o coração e a razão, mas a verdade é que é fácil ceder à tentação. A minha médica também me recomendou 10 sessões de fisioterapia (que não me apetece fazer, confesso...)
      Bom, vamos com calma que a saúde está primeiro!
      Obrigada pela força!

      Eliminar
  13. Anabela, foi pena o que te aconteceu, mas ninguém está livre disso.
    Agora é descansar e recuperar bem, para voltares ao activo.
    Infelizmente não pude ir, estava a contar conhecer-te. Fica para uma próxima.
    Rápidas melhoras.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Victor, na momento da partida ainda me estiquei para ver se te via, mas nada. Depois nem na classificação nem nas fotos. Deduzi que não tivesses ido.
      Deixa, não faltarão oportunidades para nos cruzarmos por aí!
      Beijinhos e obrigada pela força!

      Eliminar
  14. Acho que é a decisão mais sensata, embora seja difícil de tomar... e bem difícil! Mas fazer de claque também é bom, e vais estar num local muito bonito.
    Parabéns pelo Monge, mesmo com espalho, acabaste a voar! :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rute! Mas estou triste, mesmo...
      O ter acabado a voar... Enfim, tinha-me dado mais jeito se tivesse conseguido voar ao km8!! :D Aí é que era!!
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Olá Anabela, chiça, que grande azar...já sei que estás melhor (vi no livro das caras ontem à noite), mas tb eu acho que não deves forçar nada....30km, ainda por cima em pisos irregulares...esquece de uma vez. O que não falta é trail do bom para se fazer...todos os dias nascem novos. Mas imagino o que te deva custar, logo agora que a motivação anda em alta e a forma a subir...po outro lado não é nada de muito grave, pelo que não tarda nada estás de volta e em grande.
    Olha....domingo leva uma bandeirinha do CAL....somos 7 na Ultra e 2 na dos miúdos!!! Espero que me consigas ver a chegar, é sinal que consegui chegar ao fim :)
    Beijinhos e as melhoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Carlos, já viste? Pouca sorte... E disseste tudo, estava numa fase que sentia que a "coisa" começava a mexer: já fazia as subidas com mais ritmo e com menos dificuldades, sentia que atravessava um crescente de forma. E olha, pimbas!
      Lá estarei e garanto-te que a seguir aos Baby Runners a equipa por quem vou gritar (ao estilo Serra D'arga, lembras-te?) será pelo CAL!
      Vais chegar ao fim de certeza e estarei lá para bater palmas! Vai com calma que aquilo é para desfrutar! Boa prova para todos os CAL!
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
    2. Dankeschön :) Até domingo então!!!

      Eliminar
  16. Ana,
    espero que você se recupere o mais rápido possível.
    Tudo de bom!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Jorge! Estou quase, quase boa!
      Obrigada, forte abraço!

      Eliminar