12 de novembro de 2013

Marathon des Sables: o enxoval

Cá por casa vamos fazendo artimanhas para treinar. Nesta altura do ano, com os dias mais curtos, torna-se menos apetecível sair à rua ao fim do dia para fazer o treino. Mas tem de ser. A cada dia que passa, adensa-se a preparação da Marathon des Sables. Que não passa só por correr, claro.

Há muita coisa a preparar. A começar pelo enxoval que tem de ir com o noivo. Comida, saco-cama, mochila, roupa, utensílios... Um sem fim à vista de coisas e coisinhas que o Paul Michel tem de levar para o deserto.

Para planear tudo isto nada como uma folha de Excel para ajudar no levantamento e registo do que está disponível no mercado, para mais tarde tomar decisões sobre o que levar. É o mais por menos: mais energético ou mais calórico, por menos peso! A regra do peso é de ouro.

Como muitos saberão esta prova é feita em auto-suficiência (quase, porque a organização da prova disponibiliza água aos participantes, 12 litros/dia), mas de resto tudo tem de ser carregado aos ombros. Estima-se que a mochila de um participante ronde, em média os 12kg. No mínimo a organização impõe 8kg, a partir daqui cabe a cada um a selecção criteriosa do que vai levar. E lá dentro deverá estar tudo o que é necessário para aqueles seis dias no deserto: roupa, comida, saco-cama, bússola, medicamentos básicos, etc..

Uma das últimas visitas ao "supermercado" o levantamento efectuado resultou nisto:



Já te estou a imaginar de manhã, depois de teres corrido na véspera uns 40km, a fazeres o teu cappuccino e cantar Johnny Nash:
 
"I can see clearly now the rain is gone; I can see all obstacles in my way; Gone are the dark clouds that had me blind... It's gonna be a bright, bright, sunshiny day!!"

 

Painel solar: para carregar o telemóvel e mandar sms.

Uma naifa ao estilo de McGyver para matar escorpiões que apareçam à noite no saco-cama

Um isqueiro, não vá aparecer alguém no meio do deserto a pedir lume

210gr. de colchão? Nahhh, peso a mais. Aquilo não é areia? Então?Menino...


Olhem que bom aspecto!

Massinha com chicha!



Nhumi, nhumi! Com caril!

E fácil: aquecer a água, juntar ao preparado, mexer, esperar 5m et voilá!!! Um repasto!

Já eu, sempre solidária com ele, também andei a fazer uma pesquisa de coisas e coisinhas que me faziam muita falta para correr. 

Então comprei uma camisola, primeira camada, agora que o frio se aproxima ou eu me aproximo do frio. Tem um grande defeito: após o treino fico a cheirar a ETAR... Benza Deus!!



O colete Nike Aeroloft para vestir por cima da primeira camada, com pena de ganso e ultra-leve. Tem perfurações que permitem que o calor saia, evitando suar em bica. Há muito que procurava uma peça deste género para correr. Não gosto de me sentir enchouriçada, mas só uma primeira camada também não era suficiente. Este colete permite liberdade de movimentos e mantêm-me quente. Pelo menos enquanto o frio não aperta, falta testá-lo nos dias de frio intenso para ver se o calor se mantém. Mas para já, está aprovado e recomenda-se.




Por fim, as luvas, esse acessório para os dias de frio mais rigorosos. Nunca fui muito adepta de luvas, nem para o dia-a-dia. Mas em provas de trail, por exemplo, são aliadas importantes em caso de queda ou simplesmente para nos apoiarmos numa parede ou pedra. E tem outra grande vantagem: ajudam a não lascar o verniz das unhas!




Cada um com as suas necessidades, lá vamos indo... Permitam-me brincar um pouco com isto, pois por agora ainda vou tendo espírito para me divertir com a situação. Com o passar dos meses acho que esta veia humorística vai-se desvanecer para dar lugar a uma alma inquieta...

Boas corridas!

17 comentários:

  1. então e o papel higiénico? que eu saiba no deserto não existem fetos nem sequer urtigas! ahhh, já percebi...o Paul Michel como gajo informado que é, compra todos os dias A Bola e depois usa durante o dia sempre que necessário...esperto, poupa mais umas gramas;)
    essa tua roupa nova é muito cinzentona, sem vida...Lol...
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre atento! Vai levar toalhetes! :))
      E quanto à roupa, percebes o meu drama. Chega o inverno e é tudo preto ou cinzento... Aborrecido... Valeram-me as luvas com aquele pormenor cor de rosa para dar alegria à minha corrida!
      Beijinhos e bons treinos! Faz subidas!! Muitas!

      Eliminar
    2. Toalhetes???? Vai-me um gajo para um deserto, numa aventura de outro mundo, dureza, machos, suor, lágrimas, SANGUEEE...pronto, entusiasmei-me....chega à hora e saca de toalhetes???? Esta malta da cidade é muito à frente.... :)

      Olha, já agora comprem as Sensitive da Dodot, são um bocadinho pró carote, mas no Continente de Gaia estão em promoção....destas coisas percebo eu, e não precisei de fazer um Trail Camp :) :) :)

      Beijinhhos e abraços

      Eliminar
    3. Epá, que dramático!!!
      Manda lá dois "pack" dessas Sensitive! :)
      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
    4. Homem que é homem, limpa-se sempre a folha de "eucalitro". Se mandarem plantar uns quantos por esta altura, em Abril aquilo está infestado deles. Dá para fazer chazinho à noite para desentupir as narinas da areia sahariana e tudo :D

      Eliminar
    5. Vocês são do pior!! Valha-me Deus!
      :D

      Eliminar
    6. Boa ideia Bluesboy...vou experimentar numa próxima oportunidade...deve deixar um "frescume" no respectivo....o problema é que é capaz de ficar pegajoso...mas tb, não se pode ter tudo não é?
      Vou levar um eucalipto comigo nas minhas viagens.
      Obrigado pela dica!!

      Eliminar
  2. Não esquecer a mítica panela e todos os ingredientes para fazer a bela da feijoada. Um pouco de chispe e linguiça na mochila não fará certamente diferença :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ficas sem resposta: já andamos de olho panela. A especialidade dele é Paella, mas um português "desenrasca-se" sempre. Se tiver que ser feijoada, que seja!

      Eliminar
  3. Eu posso arranjar uma mochila com esse peso para ele treinar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta arranjar uma qualquer e meter três tijolos lá dentro! :)))

      Eliminar
  4. Não percas o sentido de humor daqui a uns meses por amor de deus!!! Não vale a pena uma pessoa começar a piriquitar da cabeça nestas situações :D
    E depois disto tudo passar, vão ter uma super aventura para contar aos netos daqui a uns largos anos... e todos se vão rir muito á volta da lareira com o avô que foi á Marathon des Sables!!! :)

    Quanto ás aquisições novas, excelente escolha e bom gosto :) O pormenor das luvas serem boas para não lascar as unhas..... bom as mulheres pensam em tudo realmente :)
    E mais não digo eheh

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero não perder o sentido de humor, mas as borboletas no estômago são capazes de ter algum efeito...
      Vamos vivendo com esperança e fé que tudo vai correr pelo melhor!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu acho que vocês deviam começar a fazer uns serões a ver "Man vs Wild", com o nosso amigo Bear Grylls!! Sempre fui fã da pederneira do senhor....
    Acho que deve haver algum programa em q ele deve ter sido largado nessas bandas e convém o Paul Michel estar informado acerca dos bichos mortíferos, das bagas comestíveis (não se vá acabar o caril nos entretantos), etc. Agora a sério, só mesmo qdo se começam os preparativos para as festividades é que uma pessoa se dá conta da logística da coisa!!!
    Bjinhos e já sabes, podes sempre fazer "Lista de Casamento" numa loja de desporto à escolha!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Essa da lista de casamento é uma boa ideia agora que se aproxima o Natal!
      Bem visto, Inês!! Boa!

      Beijinhos e boa recuperação para esse joelho!

      Eliminar
  6. As comidinhas que andam a ver são excelentes, contudo, gula um pouco à parte e coisas bem úteis, necessárias e estudadas! O carilzinho sabe bem, mas atenção que aumenta a sede! ;)

    Joana Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma excelente dica, Joana! Confesso que não me ocorria essa do caril, mas claro que sim.
      Vamos já riscar da "lista de compras"! :)
      Obrigada e um grande beijinho!

      Eliminar