12 de maio de 2014

Treinando e dietando #1

Plano de treinos cumprido à risca. Incluindo o que mais me custa: exercícios de força e flexibilidade. E tudo isto sem ter um ginásio em casa.

Esta semana comecei as minhas séries FF (Força e Flexibilidade). Fartei-me de ler sobre a importância destes exercícios mas sempre os desvalorizei. Erradamente, eu sei. Mas é assim. O tempo já é pouco para correr quanto mais para me estender num tapete a fazer flexões, abdominais e outras tantas coisas. Mas agora é diferente. Para seguir um plano de treino à risca e levar a bom porto a minha missão (terminar a OCC) tenho mesmo de impor esta componente tão importante de treino.

Acusei alguma fadiga no sábado. O treino longo custou-me muito. Acordei de manhã logo com a sensação de fadiga nas pernas. E por isso pensei para mim: “isto hoje vai correr mal”. E correu. Tinha previsto duas horas de treino a um ritmo baixo e ao fim de dez minutos já estava com vontade de terminar. Ainda comentei com o Paul Michel : “não fosse o plano de treinos e hoje era daqueles dias em que atirava com a toalha ao chão”. Mas agora tudo é diferente. Quero e tenho mesmo de seguir à risca o plano de treinos. É como se essa religiosidade fosse o passaporte para terminar a OCC. Das duas horas que tinha previsto acabei por fazê-las ao ritmo que se impunha, mas já estava com uma neura do tamanho do mundo.

A acrescentar a isto um Paul Michel, que mesmo ainda lesionado, corre ao meu lado com se andasse no centro comercial a ver montras. E vai o tempo todo a ‘picar-me’ tipo mula da cooperativa: “isso não dá mais?”; “não apertes mais contigo que vais ver…” Começo a queixar-me das dores que sentia nos quadríceps. E logo ele responde: “tens de aguentar a dor… Faz parte… Ou tu achas que eu andava lá na MDS sem dores? Achas que acordava de manhã sem dores?” Respondi: “e o que é que eu tenho a ver com isso? Tu és tu, eu sou eu… Eu não gosto de começar a correr já com dores, percebes? Até admito vir a tê-las, mas começar a correr e já me estar a doer as pernas é uma cena que não m’assiste…

Dieta. Ai… A dieta… Não correu mal. Ainda não me pesei, nem sei se perdi peso. Não quero andar sempre em cima da balança, mas sinto maior folga nas calças. Ando a beber 1,5L de água por dia e a seguir um plano alimentar rigoroso q.b.. Durante a semana senti-me bem, não senti falta de energia. Claro que não cortei os hidratos, ao pequeno-almoço e almoço eles estão incluídos nas minhas refeições, mas a partir do lanche eles desaparecem como que por magia. A partir do meio da tarde só como erva, por assim dizer, e proteína. Daqui a duas semanas farei um balanço. Mas para já não tenho sentido fome nem falta de energia para treinar, o que é bom. Caso não perca peso então terei de reavaliar este plano e possivelmente ir a uma consulta de nutrição desportiva.

A única coisinha que alegrou esta semana foi a compra de uns trapinhos novos e dois pares de ténis (uns de estrada, outros de trail). Mas sobre isto falar-vos-ei em breve. Tenho o enxoval para Chamonix quase pronto. Tenho t-shirt curta (falta a longa), tenho impermeável, tenho saia, tenho ténis, tenho mochila. Faltam-me os bastões.


Boas corridas!


35 comentários:

  1. Hehehe...gostei desse lema da semana....e aposto que funciona :)
    Tou a gostar sim senhor...acho que finalmente encarreiras-te...engraçado como um plano de treinos pode fazer a diferença não é? (pronto...e no teu caso, um Paul Michel)....não há que desleixar...Agosto é já ali....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Carlos! Nada como seguir uma cartilha! E isso eu tiro de letra, sou uma aluna dedicada.
      Beijinhos e boa recuperação para ti!

      Eliminar
  2. ahaha gosto do lema da semana!

    Uuuiii séries FF! Nunca as tinhas tratado por esse nome, mas ao tempo que as estúpidas me andam a chatear a cabeça! "Pra semana começo!" é o que normalmente lhes respondo.. De resto, também sofro desse mal.. Há dias que se não fosse o plano nem 5km corria! MAs depois ficamos viciados, como se falhar um dia do plano significasse não merecer estar na corrida! Bons treinos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pessoa tem de se agarrar a qualquer coisa! :))) Vale (quase) tudo para correr mais uns metros!
      Desde que corro acho que devo ter feito umas cinco vezes exercícios FF. Mas temos mesmo de os incluir na nossa rotina. São fundamentais para progredir.

      Beijinhos Filipe

      Eliminar
  3. graaande lema da semana! :)

    ResponderEliminar
  4. eheheh Essa lema da semana é top!!!
    :D

    Grande Mulher!!!!!
    O corpo a pedir descanso e tu tau hoje é mesm dia de treino querido corpinho, vai-te habituando sim?! :)
    É isso mesmo.
    A fadiga que sentiste é normal. Mudaste o teu plano de treino e o corpo está-se a habituar :)

    Quanto á dieta.... eu percebo-te. Há um ano não comia mesmo nada de verduras... mas mesmo nada. Detestava. Agora não é que ame, adore e venere... mas como todos os dias e já nem sinto aquela coisa de "eishhhhhh tenho que comer aquiloo!"... como e pronto :D

    Ouvi falar em comprinhas!?! Quero saber tudooooo :D

    Beijoquinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dieta não está a ser dífícil, mas em contrapartida (só) perdi 300gr. Miséria... :(((
      Paul Michel logo de manhã, a consolar-me: "deixa-lá! É porque ganhaste muita massa muscular!"
      Trapinhos? Ok, vou mostrar um pouquinho do enxoval em breve!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Mas olha que isso conta! Os músculos são bem mais pesados que a gordura. Por isso é que há pessoas que se nota um pouco mais magras mas a balança não revela assim um diferença dessas.
      Aliás, uma vez ouvi uma entrevista com a Naide que afirmava que sempre que abrandava nos treinos, perdia peso na balança (por causa da parte muscular, que no caso dela, explosão, tem que ser muito forte)

      E seja ou não por isso, já te levantei um pouco o ego, confessa lá... :)

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Assim seja, João Lima!! :)))
      Vou imprimir este teu comentário e afixar nas paredes lá de casa! E vai ser o wallpaper do meu computador também!!
      Obrigada!! Estou bem mais animada, claro!! A Naide é que sabe! :))))

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Eu agora ia mesmo falar na massa muscular.... é que com os treinos perdes calorias mas também ganhas massa amiga eheheh :D

      Eu sei que desmotiva olhar para a balança e não ver a descida acontecer, mas é nisso que temos de pensar. Mas para tirar as teimas experimenta e vai a uma nutricionista que elas fazem aqueles cálculos todos loucos e sabes logo as percentagens de tudo!! :D

      Beijoquinhas

      Eliminar
    6. Sim, acho que não me livro de ir a um nutricionista...

      Eliminar
  5. Assim é que é! Quem tem um plano de treino e um Paul Michel tem, desportivamente falando, tudo.
    Ok, e uma saia, e calçado de corrida novo ( olha eu também, e uns calções, pff) e...
    Força nisso!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, JNR! Tenho quase tudo... Só faltam as pernas! :)))
      Beijinhos e obrigada pela força!

      Eliminar
  6. "É como se essa religiosidade fosse o passaporte para terminar a OCC"

    E é mas sem ser fundamentalismo. Se houver um dia que não dê mesmo, mesmo, mesmo, ouve o corpo.
    Para a minha primeira Maratona, cumpri o plano todo à risca menos num dia que ia treinar 15 kms e ao fim de 3 parei. Concluí que nesse dia não dava e só ia fazer mal a mim próprio se continuasse. E como ia a meio do plano e nunca tinha falhado nada, vi que não ia ser por um escasso dia que a coisa falhava. Sem remorsos!
    Força sempre, não facilites, mas se for daqueles dias mesmo zero, age ajuizadamente.

    Beijinhos e força. Eu sei que vais conseguir!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, João! Só não queria era "dar parte de fraca" logo na primeira semana. Ou seja, também percebi que a fadiga era "normal": mudança de treinos, novos exercícios... Era normal sentir-me cansada. Sei que no futuro terei mais momentos como este, mas queria apenas "virar as costas" quando sentir que estou a zero, sem bateria. Creio que percebes o que quero dizer...
      Beijinhos e muito obrigada!

      Eliminar
  7. Eu gosto muito de ler sobre a tua evolução e sobre os teus treinos mas... Como boa gaja que sou... Mostra lá os trapinhos! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Mostrarei sim senhora e muito em breve! :))
      Mi aguardji
      Bjs

      Eliminar
  8. Estou a ver que está a levar "a coisa" bem a sério, e acho que isso é bom. Mas que prova é essa para que treinas? (sorry a ingnorância)

    Continuação de boa e forte motivação, para correr e para "dietar"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mato já essa 'ignorância': http://www.ultratrailmb.com/

      Resumindo: na última semana de Agosto irei para Chamonix, semana do Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB) e vou fazer uma prova de 53km (cof, cof, cof...) com 3300 metros de desnível positivo! (COF, COF, COF, COF...)
      E tenho 14 horas para me desembrulhar deste guisado! :))
      Que tal?

      (Tenho andado a treinar no "nosso" quintal e ainda não te vi... Raios!) Beijinhos

      Eliminar
  9. Treinos, treinos, treinos, dieta, dieta, dieta. Uffa! Mas tem de ser. O desafio a que te propões não é um desafio qualquer, é um ULTRA DESAFIO! Mas tu és uma atleta de garra e vais conseguir! E com um treinador como o Paulo..vai ser peanuts! :)
    Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL...
      Oxalá que sim, Isa!!
      Agora, que estamos a meio da 2ª semana estou mais entusiasmada. Acho que a 'máquina' começa a ficar oleada.
      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  10. Força Amiga! Estamos contigo! Já falta pouco. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada!!
      Já falta MESMO pouco...
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Bem, com todo esse treino e dieta, na Pampilhosa nem te reconheço:)
    Anabela, continua que estás no bom caminho, apesar das dores.
    Depois diz se o lema funciona;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais conhecer vais!! Afinal só perdi 300gr... :(((
      Paul Michel, para me consolar, diz que tenho muita massa muscular!!! :)))
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Ana,
    achei legal a troca de idéias/diálogo entre você e o Paul Michel, e ao mesmo tempo ri das tuas argumentações, é por aí mesmo que se aprende, que se aprimora e tudo isto se divertindo, fazendo o que gosta.
    Bons treinos!!!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o meu lema, Jorge! Não sou muito de sofrer em treinos. Em provas, se for preciso, sim. Mas em treinos gosto muito mais de me divertir. Talvez por isso não tenha grandes evoluções em termos de performance. Mas também não é isso que me motiva na corrida: é a minha saúde, bem estar e espírito alegre!
      Obrigada! Beijinhos

      Eliminar
  13. Os corredores de pelotao sao todos iguais...eu tb nao gosto nada dessa cena da forca e flexibilidade...quero e correr isso sim!! Mas com essa motivacao extra de chamonix acho que tens mesmo que levar o plano a risca...forca anabela e muitos e bons klms...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tem de ser, Carlos, tem de ser!!
      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  14. "E tenho 14 horas para me desembrulhar deste guisado! :))", gostei dessa forma de colocar o imbróglio OCC :).

    Ólha lá, com esse enchuval todo vais ter a atenção dos fotógrafos todos de Chamonix e arredores, agora é que tenho a certeza que vamos ficar famosos (não é por ir ao pódio, isso já é um dado adquirido...).

    Beijinhos e treina dai que eu treino daqui do Norte, e dia 1 lá nos vêmos mais ou menos a meio do Pais, na Pampilhosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido, disseste tudo: imbróglio!!!
      Da minha parte considero isto um desafio e ao mesmo tempo um problem a que tenho de resolver. Mas como não sou mulher de virar as costas a problemas... Mas este vai dar luta: principalmente para ir ao pódio!!! :))))
      Beijinhos e até dia 1!!

      Eliminar