19 de julho de 2014

Relato curto e frio – tal como a minha (não) prova no UTDP

A prova Ultra Trail Douro Paiva já lá vai. Já lá vai e deixou-me marcas, não físicas (apenas uns arranhões nas pernas), mas psicológicas. Fui até Cinfães para fazer 30km com um desnível de 2600 D+. Quando me inscrevi para esta prova, há muitos meses atrás (creio que nem Chamonix ainda existia na minha vida), fi-lo porque a par do meu Alentejo esta também é uma zona que me é muito querida. Também aqui passei muitas férias na minha infância. Não em Cinfães, mas muito perto, mais precisamente no concelho de Castro Daire.

Memórias à parte esta prova ficará para sempre na minha memória: pelos melhores e piores motivos. Começando pelos melhores: andei por trilhos de uma beleza inigualável. Várias vezes tive a sensação de estar num país que não o meu. Várias vezes me questionei: “mas isto é cá?” O UTDP tem paisagens lindas, piscinas naturais, rios e ribeiras, cascatas, muita vegetação. 

Os piores: a prova onde mais sofri. A prova onde literalmente morri, ao km10. Para abreviar conversa demorei 4h30m a fazer 15km. Desisti na minha cabeça aos 10km, mas ainda fiz mais 5km até ao abastecimento onde me levaram até à meta.

Sei como fui para esta prova, sabia que nunca a faria como prova. Tinha em mente fazer o que conseguisse (como prova) e o restante percurso a caminhar em jeito de passeio no parque. Mas nem isso consegui. Entrei em falência física completa e nem caminhar conseguia.

Vivi sensações únicas, sensações más que nunca mais quero voltar a sentir. Sei porque as senti. Sei que a culpa foi minha. Achei que conseguia chegar lá. Tomei opções radicais e paguei a fatura. Só não pensei que o preço fosse tão alto.

Tinha dedicado esta prova ao Pedro Cunha que luta SEM DESISTIR contra um cancro, pois nesse dia teria lugar uma caminhada solidária por ele e eu não poderia estar presente. Eu desisti. Já não tinha mais forças, nem para dar um passo atrás do outro.

Quero deixar uma palavra de grande carinho à Joana “Vassoura” que me acompanhou e me deu força até onde achou que eu poderia ir. Ainda hoje a oiço: “olha, alguma vez desististe de uma prova? Então não desistas hoje… Desiste noutro dia… Vá lá… Eu vou contigo.”

E foi. Sempre. Deu-me da sua água, levou-me os bastões, foi sempre conversando comigo até… Até me dizer: “eu acho que deves parar… Desculpa dizer-te, mas acho melhor.”

Eu também. E parei.

(Muito mais há para contar, refletir e partilhar, mas fica para outro dia).


25 comentários:

  1. Ó rapariga, há sempre uma primeira vez e foi desta....deste tudo? Então, toca a aprender com o que menos bem foi feito e bola para a frente que atrás bem gente....e a acontecer foi na altura certa, pois tens mais do que tempo para as devidas correções..em Agosto tens aí uma alegria para me dares :) .... Sabes, é apenas um pequeno passo atrás para dares dois grandes em frente...beijinhos grandes e muita força

    P.S. e é sempre um prazer enorme encontrar-vos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Carlos! Tenho a certeza que dei tudo. Tinha era pouco para dar... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Anabela, sei bem o que se sente. Mas posso dizer-te, como disse ainda há poucos dias a uma grande amiga "o que não nos mata, torna-nos mais fortes". Primeiro faz o necessário "luto" dessa situação e depois vinga-te, como sei que te vais vingar. Força! Tens imensa força escondida em ti e vais superar tudo e vais conquistar Chamonix. Eu acredito!

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luto feito, João. Por isso só agora consigo responder aos vossos comentários. Acredita que nem isso me apetecia.
      Já deixei para trás o que aconteceu, mas foi uma grande experiência. E tu bem sabes do que falo.
      Grande beijinho.
      E eu continuo a acreditar em mim!

      Eliminar
  3. Olá menina Anabela,
    Como eu entendo a tua sensação de frustração e no teu caso tinhas vários objectivos para esta prova, era o treino, era o desfrutar da totalidade da prova e princilpamente dedicar ao Pedro Cunha. Mas como tenho dito, está foi a prova onde muita gente tirou muitas ilações para o futuro, a organização, eu, tu.
    Pelo pouco tempo que já estive contigo, considero te uma pessoa ponderada e acho que tomaste atitude mais acertada. Há dias assim, que não dá mais. Neste momento com certeza que estás mais forte por tudo o que sofreste nesta prova.
    Chega de falar no passado e o que aí vem será uma grande vitória....no fim de Agosto estarei aqui para te dar os parabéns...
    Continuação de bons treinos e acredita que tens muita gente a torcer por ti....
    Beijos e abraços pa ti é para o Paulo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já passou José, mas aquela prova foi bem durinha. Também te vi triste e desanimado. É normal que no próprio dia estejamos assim. Aqui só para nós eu fartei-me de chorar às escondidas. Nem queria acreditar no que me estava a acontecer. Chorei imenso enquanto fazia os últimos quilómetros e me mentalizava que neste dia a minha prova acabaria antes do fim. Fui um fracasso.
      Mas hoje já tenho a mente sã e voltei aos treinos. Ajudou imenso falar com algumas pessoas que me deram sábios conselhos (depois de me terem dado, obviamente, um raspanete!).
      Grande abraço para ti José e até um dia destes num trilho por aí!

      Eliminar
  4. Gosto da frieza com que te confrontas a ti própria, bonito e simples, como devem ser as tomadas de consciência. Boa Anabela!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Mas essa coisa que temos chamada consciência... É tramada!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Entendo a frustração, mas esta experiência vai tornar-te mais forte. Chamonix vai ser teu!
    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero e vou acreditar nisso, Rute!
      Quero e acredito!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Força Anabela!
    Vais ficar mais forte, há sempre algo que se aprende nestas situações.
    Eu e a Isa também já sabemos o que é ter de desistir numa prova, mas primeiro está a saúde.
    Força para os próximos desafios!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Victor! Esta experiência trouxe-me aprendizagens inéditas que só acontecendo o que aconteceu poderei evitar que se torne a repetir.
      Li ontem o que se passou em Almonda. Ele há coincidências... Km15 vai ficar na história!
      Grande beijinho para ti e força para continuarem! Vocês são grandes!

      Eliminar
  7. Desistir é uma opção difícil, mesmo quando as forças faltam. Há que ver isso como aprendizagem, analisar e corrigir o que terá corrido menos bem, e partir para outra! Treina, não pares, atira-te à próxima! Força! Felicidades! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras, RS. Como já disse esta experiência foi importante para evitar que volte a acontecer. Tudo farei para que na próxima seja diferente.
      Vai ter de ser diferente...
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  8. Ana,
    esse aprendizado vai te fortalecer e muito, "levanta,sacode a poeira e dá a volta por cima"!!!
    Boas vibrações te envio aqui do outro lado do Atlântico.
    Abraço e vamos em frente!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está Jorge! Custou mas bola p'rá frente!!
      Muito obrigada pela força!
      Abraço

      Eliminar
  9. Amiga Anabela, como eu te entendo!
    Ainda não o escrevi no blogue (em parte porque ainda estou na fase de "luto" como refere o João) mas também eu desisti numa prova de trail de 30 km, em Almonda. Coincidência ou não também eu desisti ao km 15! Teve de ser, não tinha forças, não tinha energia, estava doente, nunca devia ter alinhado à partida!
    Mas há quem desista sem sequer alinhar à partida, há quem desista ser percorrer tantos km's, por isso somos mulheres de garra e coragem! Mas somos também sensatas e responsáveis. Sabemos preservar o que ainda aí vem. E nestes casos foi melhor assim, vêm aí grandes provas e temos de estar a 100% é para essas! As outras são meros treinos! E quem nunca teve um treino menos bom? Quem nunca desistiu de um treino a meio? Todos nós já o fizemos.

    Há 2 semanas também eu passei pelo que estás a passar. A semana seguinte foi terrível, não tinha forças para treinar, mas aí já me faltava era a força psicológica. Mas dei a volta por cima e agora estou a lutar novamente pelos meus sonhos. E sei que os vou conseguir conquistar! E tu também vais!

    Anabela, agarra-te com toda a força aos teus sonhos!
    Tu vais conseguir! Toda a força do mundo para ti!

    Beijinhos grandes, grandes, grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Isa, pá... Para nós um km15 nunca mais vai ser a mesma coisa. Acredita que já fiz um treino longo e quando o gps marcou 15km ainda tremi.
      Tive exactamente a mesma reação que tu tiveste. Estive quase a atirar com a toalha ao chão e mandar Chamonix para aquele sítio. Mas em boa hora falei com alguém que me colocou juízo na cabeça.
      Vou lutar por Chamonix, claro que sim, consciente que não sou uma super-mulher e que tenho muitas limitações.
      Mas é essa equação que tenho de saber fazer: as minhas limitações com o meu desejo de me tornar uma super-mulher. Que para mim passa apenas por superar aquele objetivo no fim de agosto.
      Voltei a acreditar em mim! E tu também!
      Beijinhos grandes!

      Eliminar
  10. O que nao te mata torna-te mais forte.
    E parece que por vezes não estamos assim tão longe, este é um desporto que é extremamente exigente, temos que saber parar e essa decisão custa quase tanto como seguir!
    Deste tudo o que havia e o que não havia, estás em paz contigo? Entao, perceber o que correu mal ( digo eu que nao percebo nada disto que a dieta e carga actual de treinos fizeram estragos), aprender com isso e siga, que Chamonix é em frente!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, JNR. Comida a menos, treino a mais e a mania que aguentava tudo. A juntar a isto uma questãozita de saúde que surgiu inesperadamente e o cocktail ficou completo.
      Aprendizagem feita e como dizes: Chamonix é em frente e já ali!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Nunca me aconteceu, mas percebo perfeitamente que todas as racionalizações neste momento sejam vãs para te animar.. Tenho a certeza que não havia a mínima hipótese de continuares, e tu sabias disso e fizeste a melhor opção. Agora ultrapassa lá esse luto e vê se voltas com força! Beijinhos e ânimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luto feito, Filipe! Já lá vai. Mas estas coisas deixam sempre uma marquinha... Uma espécie de diabinho que paira na nossa cabeça. Só o tempo apagará.
      Ou Chamonix... Se cortar a meta nunca mais me lembrarei deste km15!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Ou Chamonix... Se cortar a meta nunca mais me lembrarei deste km15!- a frase correcta é:
      Ou Chamonix... QUANDO cortar a meta nunca mais me lembrarei deste km15!
      BJS

      Eliminar