1 de setembro de 2015

Suunto Ambit 3 Peak - aquela máquina...

A Suunto emprestou-me um relógio. E veio na altura certa. Umas semanas antes de Cortina andava preocupada pois o meu Garmin só (coitado!!) aguenta oito horas de bateria e eu sabia que precisaria de bem mais de oito horas para fazer a prova. "Ten minutes before ending", lembram-se?

Recordo duas particularidades neste relógio que me impressionaram. Destacaria duas delas: 

  • a possibilidade de configurar vários monitores com a informação que mais nos convém; e
  • o facto de nos avisar das condições meteorológicas.

Sobre a primeira tenho a dizer que usei uma funcionalidade que nunca tinha usado e que me ajudou imenso na gestão do esforço: o desnível acumulado, o desnível positivo e o desnível negativo.

Até agora geria apenas as minhas provas pelos quilómetros percorridos, sem nunca ligar muito ao desnível. Acontece que, e quem corre em trilhos sabem bem disso, percorrer um quilómetro pode significar 7 minutos ou 15 minutos (comigo até já significou 19 minutos!!).

A dado momento, já cansada, saber que a prova tinha 2700D+ e que eu ainda só tinha feito uns 1200D+ foi importante para me consciencializar do que ainda tinha pela frente. E pela primeira vez, dei comigo só a olhar para o desnível positivo e muito raramente para os quilómetros. Foi importante saber, por exemplo, e com a ajuda do gráfico da prova, que a próxima subida ia ser muito íngreme. Não há dúvida que em trail saber apenas os quilómetros é manifestamente insuficiente.

Por isso tive sempre comigo três monitores com a seguinte informação:

batimento cardíaco + tempo prova + desnível acumulado
batimento cardíaco + tempo prova + desnível positivo
batimento cardíaco + tempo prova + velocidade/km

Sobre o aviso das condições meteorológicas achei um piadão quando o relógio começou a apitar. Pensei: "olha lá se vai a bateria. Esta malta do marketing das grandes marcas são mesmo uns malandros, quando é para emprestar dizem-nos que aquilo é TOP e depois... Abafam-se! Ah e tal, o relógio aguenta 30 horas!!" Aguenta, pois! Está-se mesmo a ver. 

Olhei para o monitor e leio: "Alerta - Perigo de tempestade". Quase que tropecei de tanto rir. Estava um sol maravilhoso e o sacana do relógio dá-lhe um fanico. Pensei: "mas que grande cebola me emprestaram... E ainda querem que eu diga bem deste emplastro em forma de ovni!"

Pois... Tive de engolir os dentes. Passados alguns minutos sinto umas gotas de água nas costas. Olho para trás e vejo o céu negro como breu. Foi quando caiu a tal trovoada que me fez fazer 4m30'/km.



Ainda assim, achei que em Cortina - após quase, quase, quase 12 horas de prova (ten minutes before ending, não esquecer!) e uma trovoada de estremecer mortos – o relógio não tinha sido sujeito às mais adversas condições. Vai daí levei-o até à Pampilhosa da Serra, a capital do desnível, sobretudo negativo, e da adversidade.

Posso assegurar que o relógio foi submetido às mais duras exigências:

Provoquei-o. Língua de fora durante 20 minutos. 


Quatro dentadas. 

Pendurado numa árvore uma noite inteira, ao frio e ao vento. 

 Pisei-o sete vezes.

Afoguei-o num riacho. 

E o tira-teimas: meia hora ao lado de cocó de um qualquer animal pampilhosense.


Acreditam que o relógio continuou a trabalhar e a dizer que as minhas pulsações estavam altas? E que só tinha treinado uns míseros 8km com 400m D+? A sério… Passei-me.

E agora pergunto: já alguém tinha submetido estas máquinas a estas condições? Não, pois claro. É só correr, só correr...


*  *  *

Para uma review técnica (coisa que jamais conseguirei fazer com coisas tecnológicas, não me está no sangue, sei lá...) Leiam isto que ainda por cima compara o Suunto com outro gigante: o Fénix 3. Podem ler tudo aqui.


(Este artigo não foi OBVIAMENTE escrito em parceria com a Suunto.)

17 comentários:

  1. Estou a ver que andas com umas boas leituras... Gosto mais deste comparativo: é mais técnico
    http://www.dcrainmaker.com/product-comparison-calculator?type=watch&ids=40806%2C34445#results

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo contributo, Sílvio. Tudo o que seja para informar o leitor é sempre bom.
      Bjs

      Eliminar
  2. "Ca ganda manica" Macarena!
    Mas isso é está muito à frente para um coxo como eu! Era com ter um Ferrari para ir ao café!
    Cá vou sendo muito feliz com o meu velhinho Garmin 205 pese embora o mesmo já vá sofrendo alguns desmaios e esteja a pedir reforma! Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho este relógio TOP! Mesmo! Mas também admito que eu, enquanto ser vivo corredor, me atrapalho com coisas demasiado "boas e completas", percebes?
      Ou seja, tudo o que implique ler livros de instruções, estou fora. Apesar deste ser bastante intuitivo. Mas para quem só corre na estrada não vale a pena o investimento.
      Agora que nunca tinha corrido com uma "manica" assim, não.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. 20 minutos de lingua de fora e o gajo aguentou-se???? se Não fossem os 500/600€ que isso custa e ía já buscar um!

    Assim,,,

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Natal está quase, quase aí à porta!
      Credo... Pois está!
      Bjs

      Eliminar
  4. Finalmente um review em que eu entendo alguma coisa... por mim está aprovado e um dia, quando o meu velhinho Ambit 2 der o berro, talvez considere comprar um 3 ou um 4, ou um 5 ... mas espero que o meu se aguente por muitos e muitos anos.
    Fora de tangas ... são grandes maquinas ... é pena eu não saber tirar todo o proveito destes bichanos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebeste-me. Eu não sou a pessoa ideal para tirar partido de uma coisa tão sofisticada, mas reconheço que este em particular é um maquinão e tem funcionalidades que me foram muito úteis.
      Claro que o dito já vinha programado! Foi só por no pulso e começar a correr!

      Beijinho

      Eliminar
    2. e são giros ... eu sei, não sou propriamente um entendido em moda e tendências, mas a minha vizinha Palmira é e se ela diz que eu fico irresistível com o Ambit 2 no pulso é porque é verdade :):) ... eu não largo o meu, até com fatinho (sim, de longe a longe visto um fato) fica bem ... só tem o problema de ter que andar sempre a fugir da Palmira ... por um lado é treino, as chamadas séries ... é por isso que eu sou o atleta que sou ... mas tenho que me por fino, a Palmira está a ficar mais rápida ;)

      Eliminar
  5. Eu gosto de simplicidade a correr mas não deixo de ser geek... por isso quanto mais xpto for o relógio mais me fascina :) o meu Garmin 610 já dava era o berro para eu comprar um novo eheheh (espero bem que agora não avarie!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha tu vê lá!!! Há coisas que não se desejam!! Deus castiga!!
      LOL
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Review à moda da Anabela :)
    Muito bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. O SUUNTO NÃO É MÁQUINA A DONA ANABELA É QUE É!!! FOI UM ANO EM CHEIO COM GRANDES ULTRAS MARATONAS PELO MEIO...FORÇA ANABELA E SEMPRE A SORRIR QUE A VIDA É MUITO CURTA PARA ANDAR COM TRISTEZAS!!! BEIJO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És um querido, Carlos!!
      Mas tenho cá uma fézada que 2016 é que vai ser... Pelo menos, tudo farei para que seja!
      Beijinhos, e olha que o Suunto é uma máquina ;)

      Eliminar
    2. Não tenho dinheiro para uma máquina dessas...quem sabe não me sai aí um dinheirinho extra...beijinho Anabela!

      Eliminar