18 de julho de 2016

OCC'16

Quase um mês sem escrever. Quase o mesmo tempo sem treinar.

Estou a (quase, quase) um mês de partir para Chamonix, mas a minha preparação está a anos-luz do que deveria estar.

Já desisti de ir fazer o OCC e já voltei com a decisão atrás. Andei este período num impasse entre o vou-não-vou. Um impasse que ainda não está completamente resolvido. Talvez se resolva no dia da prova, na linha de partida.

Há momentos na vida em que carregamos no botão ‘pause’ e saímos do nosso filme. Saímos cá para fora, deixamos de ser protagonistas e passamos a ser espetadores. E quando assim é somos muito críticos e vemos defeitos em muita coisa.

A corrida terá sempre o seu lugar na minha vida. Só não pode é ter um lugar demasiadamente destacado ao ponto de me prejudicar ou fazer-me infeliz. E já existiram momentos em que a corrida deixou-me infeliz.

Aproveitarei o OCC com as suas 14 horas para pensar nisso…

Espero que estas 14 horas cheguem para pensar e que eu chegue antes destas 14 horas.

(A escrita é curta. Tal como têm sido os meus treinos.)

18 comentários:

  1. Isso é que era doce ... era mais o que faltava ... a moça arrasta um desgraçado de um labrego de uma aldeola do norte para se meter numa aventura pelos Montes Claros, e depois quer fugir com o rabo à seringa ... népias, nada disso, mas é que nem pensar sequer. Desenmerda-te rapariga ... Andamento que ainda tens um mês ... bem, se retirares 2 semanas para tapering ainda tens 3 semanas - ouuuuupaaaaa ... vamos nessa Vanessa!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido amigo: podes não acreditar mas és o factor principal da minha (para já) não desistência. Por esses motivos que evocas: fui eu que te desafiei, por isso jamais te deixaria "na mão". Sempre disse ao Paul Michel: ir a Chamonix, vou! Nem que seja apenas para acompanhar o Perneta e estar na meta à espera dele.
      Não fosses tu e tinha desmarcado tudo (avião, casa, etc.).

      Eu vou a Chamonix. Se estarei na linha de partida em Orsières isso já é outra conversa...

      Eliminar
    2. Olha ... perdi o pio completamente, e olha que não é fácil eu perder o pio ... beijinhos

      Eliminar
    3. Deixa o pio para gritares lá por mim ;) Beijinhos

      Eliminar
  2. Queres ver que tenho que ir a Chamonix por te a marchar pelos Montes? Já tenho saudades de dar recruta portanto teria todo o sangue na guelra. Vá ver toca a treina, 1, 2, 3, esquerdo... Eu também não dava nada pela selecção de futebol e olha afinal... Vá, vai lá fazer um brilharete. Se nós portugueses fomos capazes de dar a volta ao mundo contra tudo e todos o que são agora meia dúzia de montes? Vá que ainda há tempo. Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sílvio! Mas, sabes, não sou uma pessoa muito dotada neste campo. O que faço, o que alcanço é à conta do meu treino e trabalho. Não basta acreditar que conseguimos, é preciso trabalhar para isso.
      Até lá vou fazer o meu melhor. Vamos ver até onde esse melhor me leva: se até à meta se até meio do caminho.

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  3. Anabela, o treino é sem dúvida importante mas o querer também o é. E se o primeiro não vive sem o segundo, por vezes, quando é muito forte, o segundo sobrevive com apenas um pouco do primeiro.

    Muito poderia aqui dizer, daquelas frases feitas à medida para motivar para mais uma jornada épica, mas não o vou fazer pois uma frase tua preocupou-me muito "E já existiram momentos em que a corrida deixou-me infeliz"

    Ora, na corrida as coisas podem sair mal e ficarmos desiludidos, frustrados, mas o termo infeliz é bastante mais forte e aí será algo que tu tens que equacionar, balancear e decidir pela tua vida.

    Por isso, apenas quero deixar-te a convicção que seja o que decidires, desde que seja para o teu bem, apoio-te a 100%.

    Força Anabela que a vida é preciosa demais para não a tentarmos viver a lutar pela felicidade.

    Beijinhos e conta sempre comigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, muito obrigada pelas tuas palavras. Quando escrevo meço bem as minhas palavras. O termo "infeliz" não é exagerado. A minha, por vezes excessiva, dedicação à corrida levou a que algumas pessoas muito importantes na minha vida se sentissem em segundo plano. E isso eu não queria que acontecesse. Por isso escrevi e reafirmo: a corrida é muito importante para mim e jamais deixarei de correr, mas chegou o momento de parar, pensar e reflectir sobre algumas opções a tomar.
      Isto não é nenhum drama, é apenas uma fase em que preciso de tempo para me reorganizar (pessoal, profissional e socialmente).

      Beijinho grande!

      Eliminar
  4. Sou um rapaz pratico e sem grandes conversas: se não vai a Anabela vai a Macarena mas uma tem de ir gaita! :)
    E se for necessario vou ai ter com as duas e levo a "psicologia rural" ou seja uma bruto pau de marmeleiro para correr atrás de vocês as duas (a Macarena e a Anabela entenda-se!)!.
    Deixem-se de tretas e de estados de alma estranhos e dêem é as pernas que conheço muito bom gente que adorava poder correr e não pode por motivos mesmo sérios e complicados! Um beijinho para as duas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido amigo Jorge,
      A Anabela é bem mais complicada que a Macarena, acredita!

      Agradeço o pau de marmeleiro psicológico. Às vezes dói mais que se levasse com ele nas costas!
      Beijinho grande

      Eliminar
  5. Mas, olhamestaagóóra, atão com quem vou, mentalmente, beber uma Carlsberg nos Montes Claros??? Hã???

    O Perneta é mais francesinhas e só lá para Novembro e o Paul Michel tem mais que fazer no meu dos Gigantes...Ainda deverá haver Sopa da Pedra.

    Cada um sabe de si e há realmente palavras nesta crónica que não deveriam estar, como tal, reorganiza-te mental, fisica, espiritual, coiso, e depois decides.

    Não comparando, reduzindo-me á minha insignificância, depois do rebento lá de casa nascer e apesar de ainda ter forçado uns tempos, pura e simplesmemte deixei o BTT.

    Demasiado tempo, demasiado esforço, esforço que tinha que transferir para outra pessoa.

    Ganhou a corrida mas lá está, não comparo pois não vou ao OCC (este ano ;)) por isso a carga, o tempo dispendido é menor.

    Deixei pelas mesma razões o ginásio, obrigava a demasiadas "jiga-jogas" de tempo, de presença, passou a ser um esforço, a alegria e o bem estar era dissipado quando pensava nos que em casa ficavam.

    O tempo não estica e nem sempre é possivel aumentar as nossas atividades, o nosso esforço.

    Penso que todos os que te lemos e comentamos achamos o mesmo:

    Queremos ver-te nas fotos da meta com um sorriso à Anabela!

    Como tal é ver se é a carga de treinos necessária ao OCC que te deixa infeliz e não a corrida, afinal há tanta prova de 25 km pelo Mundo ;), ainda te sobra tempo para a Carlsberg.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiiii, JNR, nem imaginas o que estes comentários me fazem bem. Fazem-me sorrir, fazem-me ter vontade de voltar à carga com tudo, fazem-me repensar se não estarei a exagerar... Fazem-me muito bem.
      Os exemplos que dás eu percebo-os muito bem. E aquilo que tentei transmitir tem a ver com isso: a vida familiar sai prejudicada com a dedicação à corrida. Possivelmente o problema é meu, que não estou a conseguir gerir as coisas da melhor forma.
      Mas admitir que assim não está bem já é um passo. O próximo será tentar fazer o OCC e depois terei de repensar a minha vida neste campo.

      Beijinho grande e obrigada pelas palavras!

      Eliminar
  6. Ana,
    faça o que te faz feliz,o resto é "mimimimimi".
    Grande abraço para vc e Paulo.

    ResponderEliminar
  7. Anabela, como eu te percebo.
    A corrida é uma parte muito importante da nossa vida, mas não é a mais importante.
    Às vezes também sinto que precisava de mais tempo para outras coisas, é preciso gerir a coisa dentro dos possíveis.

    O que sei também é que és mulher e uma mulher de garra e fibra por isso tenho a certeza que vais encontrar uma solução. Agora força para o OCC! Tu consegues!

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já dizia alguém: "a corrida é a coisa mais importante de todas as coisas secundárias na nossa vida".

      Muito obrigada, amiga! Beijinho grande

      Eliminar