11 de junho de 2013

Monsanto é liiiiiiiiiiiiiiiiiiindo...

Quando acordei de manhã nem sequer fazia ideia do que me esperava. Ainda estou sem palavras. E (talvez) sem pernas...

Passo já à fase final: hoje fiz 27km.

Pronto, já disse. Agora, e durante as próximas seis linhas, que deve ser o máximo que aguento a teclar, porque até os dedos das mãos me estão a doer, vou contar-vos como foi.

Monsanto era há muito um destino a considerar. Hoje foi o dia. Pelas 9h já lá estávamos, eu e o Paul Michel. Queríamos fazer um 'longão'.

Um de mochila às costas (sim, porque agora anda a treinar de mochila às costas), outra com o cinto da Salomon que leva duas garrafinhas miseráveis (200ml cada, esqueçam, não dá para nada, nem para molhar o bico) e no bolso minúsculo apenas podemos guardar um lip gloss e um telemóvel. A chave do carro essa já não cabia, teve que ir para o bolso dos meus calções.

É este. Como podem ver o bolso é mínimo e as garrafinhas são pequenas. Uma nota positiva: não me causou nenhuma assadura nem incomódo. Ia bem justo à cintura, mas nem por isso incomodou.

Siga por ali acima. Levávamos um mapa porque queríamos fazer o reconhecimento do percurso da Lisbon EcoMarathon que se vai realizar no próximo dia 6 de Julho. Apenas a parte do percurso de Monsanto.

Mesmo com mapa ainda nos enganámos umas quantas vezes. Nenhum de nós foi escuteiro.
Estamos desculpados, portanto.

Quem treina em Monsanto já deve estar a ver o filme. Os senhores da organização tiveram o cuidado de traçar um percurso p'ra lá de espectacular: os primeiros dois quilómetros são sempre a subir mas a pique! Sim, leram bem, os primeiros dois quilómetros, são a subir, mas a subir!!! Desde o Palácio da Fronteira até ao Estabelecimento Prisional. Bom, eu diria que aqui fica logo separado o trigo do joio.

Estes foram os quilómetros que fizemos a caminhar. Se o objectivo era fazer um treino o mais longo possível teria que me poupar ao máximo. E aquela subida, com fraco aquecimento, como era o caso, custar-me-ia muito caro. E revelou-se uma excelente decisão. Acabámos por fazer os 27km em 3h32m. Várias paragens pelo meio, eu arriscava um total de 15 ou 20 minutos em paragens para conferir o mapa, beber água, comer uma barrita, fazer xixi...

Foi um excelente treino! E Monsanto é qualquer coisa...

O caminho.

Paul Michel Perdido da Silva.

E mais uma vez um treino em que no final me senti fisicamente bem. Obviamente muito cansada, desta vez. Sem dúvida. Mas é aquela fadiga que é fruto de um treino muito mais puxado que o habitual. De vez em quando faz bem e deve ser feito, sobretudo se tivermos alguém que "aperte" connosco.

Que tal arriscar, esta semana, e fazer "aquele" treino com mais 5 ou 10km do habitual, hein? Imprimam um ritmo mais moderado e continuem mais um pouco, vá...

Boas corridas!

1. Upa upa puxadote!
    Muito bem, belo treino. O Monsanto é um espectáculo mesmo.
    Fiz lá um treino no dia 1, maioritáriamente trilhos, andei perdido (mesmo), mas sem problemas porque por estrada conheço bem. Em caso de aperto é ir a direito até à estrada mais próxima e pronto.
    Foram uns excelentes 17 Km e em breve vai haver mais. ;)

Beijos!!!

1. Pedro, morei 15 anos em Benfica e várias vezes fui e passei por Monsanto. Mas depois de hoje chego à conclusão que não conhecia Monsanto. É uma imensidão de natureza!

Beijinho e boa semana!

Eliminar
  2. Concordo em absoluto. Estou agora a descobrir Monsanto nos treinos longos e ainda não descobri nada. Aquilo é enorme e muito bonito.

27 km é muito bom!!! Grande treino!!!

Beijinhos.

1. Obrigada Victor! Monsanto vale mesmo a pena. Ali a monotonia não existe!

Beijinhos e bons treinos looooongos!

Eliminar
  3. Eu li 27 kms?!? ESPECTÁCULO!!! PARABÉNS!!!

Beijinhos

1. É verdade, João. Desconta 2km feitos a caminhar e mais 1km no final também a caminhar. E as paragens para repor as energias.
      Mas, ao todo, foram 27km. Se o relógio não mente...

Eliminar
  4. Fonix....que inveja (ando desesperadinho por fazer uma corrida mais longa - já lá vão quase 4 semanas e ando a ressacar)...a malta gosta é de longos, se possivel na natureza. Arrisco a dizer que tu e o Paul Michel serão mais dois a passar da estrada para o trail (pronto, tá dito).
    Parabéns, tb pelo facto de fazerem isso assim a dois.
    Beijinhos e bons trilhos :D

1. Pois, Carlos, imagino... Ainda não me lesionei mas não quero imaginar quando isso acontecer. O facto de ficar sem treinar (à séria) durante algum tempo devo deixar uma pessoa louca.
      Não tarda nada estás de volta aos trilhos!
      E na natureza a coisa tem outro sabor, é bem verdade.
      Começamos a gostar disto, mesmo!

Beijinhos e rápidas melhoras!

Eliminar
  5. Muito bom! Este fim de semana vamos fazer um treino longo, também em Monsanto. Beijinhos

1. Que bom, Sílvio! Mas atenção ao calor. No fim de semana vai estar brasa. Levem água, muita! Não façam como eu com aquelas garrafitas pequenas. Não chega.

Bom treino lá por Monsanto!

Eliminar
  6. Mai nada! Fantastico treino, parabéns, estou tão orgulhosa da minha "mãe de corrida"! agora é tudo com uma perna às costas! ;-)
    ontem fui treinar parte em alcatrão , e definitivamente o meu corpo não gosta... venham os trilhos!Monsanto connosco!
    beijinhos

1. Calma! Já me viste a fazer 5km e a arrastar-me!
      Dessa vez "papaste-me" com uma pinta dos diabos, lembras-te?
      Com calma...

Monsanto, sim! Here we go!!

Eliminar
  7. 27km!!! Epá grande treino! Mesmo GRANDE! ;) Parabéns! Está toda a gente a ir treinar para Monsanto, acho que vou "mesmo ter" que ir experimentar! Bom descanso!

1. Foi o maior que fiz até hoje, Rui! E foi mesmo bom!
      Monsanto vale mesmo a pena! Experimenta que não te vais arrepender!

Eliminar
  8. Muitos parabéns pelos 27 Km!!! Fantástico!! :D O ar da natureza só faz é bem :D

Beijinhos e continuação de bons treinos :D

1. Obrigada; "Piolha"! Vim rejuvenescida lá da serra! :)

Beijinhos e boas corridas!

Eliminar
  9. Parabéns pelo treinaço!!!

1. Obrigada Jorge!
      Foi muito bom!

Um abraço e bons treinos!

10. Espectáculo Anabela!!!
    Grande treino!
    Assim até nem custa tanto, não é?
    Ontem também andei por Monsanto, mas foi um treino bem mais curto.

Beijinhos e boa recuperação.

1. A natureza faz destas coisa, Isa!
      Acho que se tivesse sido um treino em alcatrão, não teria corrido tão bem. Ali sentimo-nos comprometidos com o local: é obrigatório correr!

Beijinhos e bons treinos

Eliminar
  11. Muitos parabéns. Que treino espetacular. Parece que Monsanto e os trilhos em geral, ganharam mais uma adepta. :)
    Agora é recuperar bem e pensar já na próxima corrida.
    Beijinhos.

1. Ganharam, sim senhora, Tigas! Sem dúvida! Só espero ter pernas e tempo para ir lá mais vezes fazer treinos destes!
      Já andava a "ameaçar" umas corridas nos trilhos... Foi desta! E foi mesmo espectacular! Gostei muito!