20 de agosto de 2013

Agora sim: o 1º trail da Pampilhosa da Serra

Foi no passado sábado, dia 17 de Agosto que se realizou o 1º trail da Pampilhosa da Serra. Acordámos cedo, quase equipados e depressa nos dirigimos ao centro da vila para ver as movimentações.

Eu, a Babe e o Paul Michel rumámos ao centro da vila, tomámos um café na esplanada e depressa nos apercebemos que já havia atletas a circundar a porta da câmara municipal na esperança de obter alguma informação sobre as horas de partida, levantamento de dorsais, etc..


Semi-equipada

Versão macho-man da t-shirt RBR

O local da chegada. Bonito, não é?

Dois elementos da equipa a passar revista ao local

Tal como dizia o regulamento a organização assegurava transporte apenas a 50 participantes. Como somos da terra achámos por bem não ocupar esses lugares e dar prioridade a quem vem de fora. Assim arranjei três carros de apoio para nos levar até ao local de partida. O meu especial agradecimento ao Luís Silva, Pedro Antunes e Ramiro Reis. Fizeram uma autêntica Run Baby Run on Tour!

Em 190 inscritos assegurar transporte apenas a 50 atletas parece-me manifestamente pouco. Julgo que a organização, neste campo, esteve mal. Bem sei que no final da prova asseguraram transporte de volta ao local da partida, mas não me pareceu uma solução equilibrada, na medida em que após o jantar-convívio, os participantes poderiam desfrutar dos festejos locais, visitando a feira de artesanato e gastronomia.

Mas não. É comer e andar! Toca a entrar depressa para o autocarro porque ainda há que ir buscar o carro ao local de partida.

Depois de uma prova destas, em que o cansaço é evidente, uma solução deste género não me parece coerente. Coerente, para mim, seria: concentração dos atletas no local da chegada, levantamento dos dorsais nesse mesmo local, transporte de todos os atletas para o local da partida e no final cada um faz o que quer: ou vai embora ou fica na festa a conhecer o concelho visitando os variados stands das freguesias e a degustar os petiscos das barraquinhas.

Adiante. No entretanto começa a troca de telefonemas entre mim e o Carlos Papakilómetros para tentar perceber se deram com a Pampilhosa. E deram! Lá chegaram pontualmente e cheios de vontade de levar o caneco! Assim que olhei para a cara deles pensei logo: "hummmm, já foste!" Tinham todos ar de Rambo!

Sem medos! Com toda a confiança lá seguiram os três minis-bus Run Baby Run. Chegados ao local da partida foi tempo de levantar os dorsais e distribuí-los pela equipa: éramos dez participantes no trail de 19km mais dois participantes no mini-trail de 7km.

Como chegámos cedo houve tempo de ficar à sombra a ver chegar os atletas, os que chegavam na sua viatura. Curioso... Logo ali achei que a tipologia, chamemos-lhe assim, de participantes era peculiar. Ou seja, era tudo gente 'seca' com ar de atleta à séria e que não tinham andado os últimos três dias em bailaricos até às 4 da manhã, nem a beber minis como se não houvesse amanhã.

Eu, a Babe e a Rita, mais atentas às participantes femininas, comentávamos: "não vejo uma que ache que vá ficar atrás de mim..." Caneco... Tá bonito, tá...

Bom, entretanto chega o autocarro com os restantes atletas, onde viria o Carlos com os seus amigos e o Rui Soeiro.

Beijinho para aqui, abraço para ali, cumprimentos e apresentações feitas foi tempo de registar o encontro entre algumas pessoas que até agora só se conheciam pela escrita.



Rui, António, Carlos, Fidelis, Paul Michel, Mister
Eu
Pedro, Rita e Babe

Jean Charles, Mister, António, Orlando, Carlos, Eu, Rui, Fidelis, Louis, Paul Michel
Rita, Babe e Pedro

Quem é que o trouxe?

Mais um foto para a posteridade

Os sorrisos demonstram os nervos que sentíamos antes da prova

No papel de manager, a distribuir dorsais

Eram 17h quando começou o que se viria a revelar o trail da rijeza! Sim, porque aquelas subidas e descidas... Pelo amor da Santa, venha o diabo e escolha! Subia, subia, subia e depois... Descia, descia, descia...

Ouvidas as indicações da organização (circular sempre pela esquerda quando a prova seguir pela estrada, tomar em atenção as fitas de marcação do percurso, localização dos abastecimentos, etc.) alertaram para o facto do churrasco-convívio (outro ponto fraco da organização, mas já lá iremos) começar às 19.30m. Ou seja, se o trail começa às 17h, temos apenas duas horas e meia para fazer isto. Comecei logo a rir-me e a pensar: "bom, do cruzamento de Sobral Valado até à vila se for a rebolar devo ter chance de lá chegar a tempo e horas de comer um naco de carne..."

Partida! Assim que passei o primeiro quilómetro sabem quantos bpm marcava o Garmin da loja do chinês?? Só pode... O senhor meu marido enganou-me, isto só pode ser uma réplica e deve estar estragado. Marcava 239bpm! E fui nestes registos grande parte do percurso.

O Mister perto do segundo quilómetro vem ter comigo e pergunta-me: a quanto vais? E eu respondo: 220bpm. Ao que ele sorri e diz: "volta para trás! Não vais conseguir acabar a prova".

Pensei para comigo: ele costuma ser tão incentivador e ter sempre uma palavra de confiança e agora foi peremptório e disse-me para desistir? Caraças, fiquei lixada com ele, tenho a dizer.

Mas segui, confiante até à primeira subida que mais parecia uma parede de escalada. Este inferno arrastou-se do quilómetro 2 ao quilómetro 5. Três infindáveis e penosos quilómetros em que eu arfava ou, nas palavras do Mister, hiper-ventilava até ficar roxa. Devia ir de tal maneira que passa um senhor por mim e oferece-me água. Agradeci e disse-lhe que tinha água. No cimo dessa subida olho para trás e qual o meu espanto quando só vejo, logo ali atrás de mim, a Babe e o Fidelis. Pensei para comigo: "somos os três últimos. Somos, literalmente, o carro-vassoura..."

Confesso, que naquele momento se apoderou de mim alguma tristeza. Nunca tenho a expectativa de ganhar nada nem sequer de ficar bem classificada, mas... Caramba... Era preciso ser quase a última? Ou correr o risco de ser mesmo a última? Sim, porque a Babe nas descidas costuma chamar-me um figo... Vem lá na vida dela e quando dou conta passa por mim tipo gazela!

A partir dessa subida o Mister deixou-nos o foi à vidinha dele. Até ao quilómetro 8 foi sempre a descer. E depois foi outra vez a subir e depois outra vez a descer... E o trail foi isto. Sempre! Não houve uma recta, nem sequer 500m para tirar o pó dos ténis. Nada! Nadinha de nada. Ou sobes ou desces. Ou então podes subir e depois descer...

No segundo abastecimento encontro o Mister parado. Diz-me assim: "encontrei ali uns primos, tive um bocado à conversa". Ao que eu respondo: "então e agora estás a pensar correr?" Só nesta terra é que se encontram primos ao virar de cada esquina.

Seguimos os dois e nem passados uns escassos metros começa o Mister:


  • vais a quantos?
  • endireita as costas...
  • faz uma passada mais rasteira...
  • vais a quantos?
  • o rabo não pode estar tão para trás...
  • nas subidas ajuda com os braços...
  • vais a quantos?
  • põe o peito para a frente...
  • nunca olhes para trás...
  • vais a quantos?
  • tens que escolher a zona do terreno mais batida, não pises nas folhas...
  • expira mais e inspira menos...
  • vais a quantos?

DÁ PARA TE CALARES UM BOCADINHO E DEIXARES SIMPLESMENTE CORREEEEEEEEEEER??

Já não o podia ouvir. Despachei-o logo. Disse-lhe: vai ver da Babe e do Fidelis! Vai ver se eles vêm com passada rasteira, costas direitas e o diabo a quatro! Xau! Desaparece! Uffff...

Voltando ao percurso. A partir do quilómetro 15 foi, para alguns, uma tortura. Reparem na descida:



Muita gente que corre p'ra lá de rápido teve que caminhar nesta descida. Este era o trail do empeno. Quem conhece a zona não tinha dúvidas, mas fazê-lo nas condições em que o fizémos é de rijo: calor, muito calor, pó, subidas, descidas a pique...

E as minhas pulsações?? Ahhhhh... É aqui que entra o Garmin comprado no chinês. Atentem e digam se acreditam que eu terminei o trail?
 



Bom, brincadeiras à parte e quero acreditar que o relógio tenha tido algum problema técnico, a verdade é que isto não é exemplo para ninguém e custa-me a acreditar que tenha acontecido na realidade. Não vejo nada que justifique aqueles ritmos e curiosamente até disparavam muito mais nas descidas e não tanto nas subidas.

Cortei a meta, sim! Cheguei ao fim, sim! Com um ar fresco e fôfo e com vontade de beber uma mini geladinha. Se me custou? Claro que sim. Não foi fácil, mas fiz a prova. Terminei. Tempo oficial 2h37m52s, fiquei em 187º da geral e 6º do meu escalão (calma!!! O meu escalão tinha oito mulheres!)

A aprendizagem que retiro desta prova é que quem treina, sobretudo, em asfalto não está de todo preparado para a montanha. Não é só fisicamente, até do ponto de vista emocional este tipo de prova é de difícil gestão e requer, na minha opinião, outro tipo de preparação. Foi a minha primeira experiência em montanha e tenho a dizer que gostei e quero voltar a repetir, mas com a perfeita consciência que necessito de muita preparação até atingir um nível razoável.

Ou vens a dançar o Vira ou vens a apitar fortíssimo na base do ó-i ó-ai...



Jean Charles cortou a meta com a bandeira dessa grande entidade local que são os Bombeiros Voluntários da Pampilhosa da Serra.

Pedro no sprint final

Alguns já vinham a hidratar ainda antes de cortar a meta


 Tratamento personalizado. Não, a menina não se afogou, só estava a alongar!










 Era aqui que terminava a prova. Maravilhoso, não é?

Depois da banhoca no rio foi tempo para trocar de roupa e ir comer uma bifana e beber um ice-tea... Foi aqui que se deu o convívio entre os Baby Runners, os Papakilómetros (permitam-me...) e o Rui. Conversamos sobre algo inovador, sobre algo que raramente falamos quando se juntam este tipo de pessoas, algo diferente: corridas!

Foram momentos de partilha de experiências e histórias que serviram para tornar este dia ainda mais especial. Tudo isto sempre a beber ice-tea.

Fiquei muito feliz por um dos canecos ter seguido com um dos elementos que acompanhou o Carlos. Uma palavra especial ao Orlando que ficou em 4º lugar na geral e em 1º lugar do seu escalão. Já que não fomos nós... Que tenham sido vocês!! Parabéns!

Uma palavra especialíssima ao Carlos e ao Rui que aceitaram o desafio de viajar até à Pampilhosa, uns deixando as famílias para trás em pleno período de férias, outros a arrastar as famílias para estas andanças... Faço votos que tenham gostado e que regressem no próximo trail ou noutro evento relacionado com corridas e que possa surgir entretanto ali por aquelas bandas... ;)

Quase, quase a finalizar...Algumas notas sobre o trail.

Primeira crítica: a data da realização desta prova. A Pampilhosa da Serra não precisa de ter mais gente nas festas de 15 de Agosto, já lá vão muitas pessoas nesta altura. Ainda mais quando o cartaz das festas tem a família Carreira em peso! A Pampilhosa da Serra precisa de eventos desta natureza fora da chamada época alta. A Pampilhosa precisa atrair pessoas fora do mês de Agosto. Durante o resto do ano é necessário dinamizar aquela terra que mais parece uma 'cidade-fantasma' fora da semana das festas. Na minha opinião, este tipo de evento deve voltar a repetir-se mas noutra data, algures na primavera ou no outono.

Segunda crítica: o churrasco-convívio. Nada de especial. Fraca qualidade e mal organizado. Quando um cartaz diz "churrasco-convívio" as pessoas pensam numas brasas e alguém, ou cada um, a assar bifanas, ou então um porco no espeto ali a rodar e cada um a servir-se.

Terceira crítica: a questão do transporte dos atletas que já mencionei no início. 

Quarta crítica: aos participantes na generalidade. Foi vergonhoso a quantidade de garrafas de água ao longo do percurso. Creio que a organização faria a limpeza do percurso, mas não se esqueçam que estamos em zona de montanha. E vi garrafas atiradas para bem longe. Com o vento duvido que a organização as tenha encontrado e as tenha recolhido. O que é que custa correr com uma garrafa vazia na mão? Pelo menos até ao ponto de abastecimento mais próximo? Se for um bisnaga de gel  ou uma barrita energética carregam na mão ou no bolso, mas uma garrafa de água vazia e amachucada metida no bolso ou na alça do sutiã já pesa muito? Pensem nisso... Em particular quando estão na montanha...

Nota positiva: abastecimentos bem organizados e bem localizados. A mim nunca me faltou água, marmelada e bananas. Tive sempre líquidos e sólidos nos segundo e terceiro abastecimentos.

Nota positiva:  percurso muito bem assinalado e sempre com pessoas prontas a indicar o caminho e a assegurar que nos encontrávamos bem de saúde.

Nota positiva: Para primeiro trail e no mês de Agosto é de registar 190 participantes na prova dos 19km. Acresce ainda o mini-trail de 7km que não tenho o número exacto de participantes, mas ouvi dizer que rondou os 70.

Espero que esta prova se volte a repetir, como já disse, noutra altura que não nas festas do concelho e que esta tenha sido uma aprendizagem para no futuro se fazer melhor. A Pampilhosa tem características naturais favoráveis à realização deste tipo de evento.

Um abraço especial a todos os meus amigos que esperaram por nós na meta, que nos dias anteriores levaram connosco só a falar de corridas, aos que ficaram para tirar fotos, aos que compraram uma grade de minis para nos oferecer no final, aos que bateram palmas, aos que gritaram FORÇA... A todos, e eles sabem quem são, muito obrigada!

Sou grata a quem organizou, dinamizou, colaborou e apoiou esta prova! Bem hajam!

A Pampilhosa da Serra inspira natureza e inspira o trail!


40 comentários:

  1. Já alguma vez te tinha dito que adoro ler os teus resumos de provas? :) Bem, estou a ver que este foi apenas mais um desafio muito bem superado. Com dificuldade mas, como muito bem dizes, quem treina habitualmente em estrada nota bem a diferença quando se aventura em trilhos. Mas eles existem e estão lá para que os conquistemos com um sorriso nos lábios (by the way... ainda tenho a unha negra da prova em Monsanto ;)). E venha então a nova época! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a dizer agora e estás a tempo!
      Já disse ao Zé: para o ano vamos lá os três bater o recorde do trio-maravilha?
      Beijinhos!

      Eliminar
    2. É claro que vamos lá bater o recorde do trio maravilha!! Estamos lá e em grande, cheios de boa disposição mesmo se estivermos na eminência de nos perdermos ;). Beijinhos

      Eliminar
  2. Mon Petit Choux,
    Estás de parabéns por este exemplo de resiliência: - sei que posso contar sempre contigo!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o mesmo não posso dizer em relação ao Garmin que me ofereceste... Com esse não posso mesmo contar! :)))

      Eliminar
    2. Não sei porquê, mas notei no comentário do Paul Michel uma certa, hmmm...como é que eu hei-de dizer...consciência pesada :)
      Ó Paul Michel, então fostes ao chinês pá...falavas comigo, conheço ali uma malta do Bangladesh, que tem umas lojas no Porto que tem umas imitações do 910 que são um espectáculo...só não podem andar à chuva e ao sol com ele :)

      Eliminar
    3. Nota-se à distância o sentimento de culpa, não é, Carlos?
      Anda calado que nem um rato... ;)

      Eliminar
  3. Com esta excelente descrição sinto-me como se tivesse ido! Aliás a minha cidade foi muito bem representada pelo Rui, de certeza! Em relação às pulsações é comum acontecer nos relógios garmin, é experimentar tirar a pilha da banda e voltar a colocar um ou dois dias depois. Aconselho mais treinos em Monsanto e na Serra de Sintra. Estou a prever fazer um bom treino em Sintra lá para os finais de Outubro depois aviso. Forças nas canetas! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Sílvio! O Rui foi um participante à altura.
      És mais um que me alerta para a banda da Garmin. Tenho que ver o que se passa, não quero acreditar que tenha sido possível aquele ritmo durante duas horas e meia. Estaria morta.
      Manda a convocatória para Sintra que nós iremos. Já há muito que andamos a falar ir até Sintra (até porque alguns Baby Runners são de lá). Avisa que as tropas aparecem!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Excelente relato, com muito humor à mistura.
    Mas diz-me, que eu não cheguei a perceber: Foste a quantos? (hi hi hi)

    Atenção a um pormenor fundamental: Não mostres esse gráfico cardíaco do Garmin do chinês a nenhum cardiologista. Proibia-te logo de correres! Várias vezes nos 240 e aos 10 kms chegaste mesmo a passar os 240. Tens a certeza que estás viva?!?
    Há uns 30 anos tive um carro que teve uma avaria gira e que me lembrei quando disseste que o relógio disparava na descida. O velocímetro, quando ligava o carro, punha-se nos 220 kms (máximo) e à medida que eu ia acelerando, ele ia descendo a velocidade! :)

    Beijinhos e boa continuação de corridas e de férias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, não quero acreditar que seja possível fazer uma prova daquelas assim. Cá em casa já me obrigaram a fazer um Eco com prova de esforço.
      Essa do carro é muito boa! LOL Tal e qual como eu...
      E já agora o que fizeste ao carro?? Pode ser que se aplique a mim!! Hihihihi
      Beijinhos e força nesses treinos!

      Eliminar
    2. O que fiz ao carro? Estava parado num cruzamento e apareceu um carro cujo condutor estava distraído a sintonizar o carro e entrou pela traseira dentro. Na reparação, aproveitei para pedir para substituírem o velocímetro.
      Portanto... espero que não se aplique a ti!!!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  5. Um grande relato! Claro que como estava lá não posso ser imparcial :) Foi uma prova espectacular e se quiséssemos rectas tínhamos ficado na cidade! Quero aqui deixar o meu agradecimento pelo "convite" e pelo excelente acolhimento que tivemos na Pampilhosa. O convívio final foi mesmo o melhor da aventura serrana! Beijinhos e boas corridas!

    PS: A banda do meu relógio anterior também começou com os mesmos sintomas e por isso a nova trato-a como um bébé, enxaguar sempre depois de cada treino , lavar suavemente no final de semana e deixar secar ao ar e à sombra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, Rui! Foi um prazer receber-te na nossa terra. Mais eventos destes apareçam que os convites serão sempre feitos. Da próxima o churrasco é lá em casa!
      Vou tomar nota desse teu miminho à banda da Garmin. Vou fazer o mesmo para ver se resulta. Obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Bom ao ler tanta subida e descida, subida e descida, até eu fiquei cansada... Bolas...
    Parece ter sido uma excelente prova, e num local absolutamente fantástico (Lindas fotos).
    Para o ano espero estar em condições de nela participar :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estarás com toda a certeza! E terei muito gosto em receber-te por lá. E fica a promessa: o próximo churrasco ofereço eu!
      Beijinhos!

      Eliminar
  7. Prova superada! Muito bem! Parabéns! Mas pois...a montanha não tem nada mas mesmo nada a ver com a estrada...

    E olha...aqui vejo o que perdi...mas houve razões fortes para não ter ido, e se andei a "bater mal" estes dias pois até estava inscrita e até poucos dias antes ainda mantinha a esperança de arranjar forma de ir... o certo é que os milagres não abundam e desta vez não vi nenhum. Paciência...temos de aceitar as voltas que a vida nos dá e nem sempre a coisa corre ao nosso jeito..mas que fiquei cheia de pena fiquei... talvez para o ano.

    Obrigada por partilhares o que foi o Trail da Pampilhosa!

    Concordo contigo sobre a data. Juntar às festas não me parece que seja coisa de meu agrado... Acho que preferia ver "outra" Pampilhosa... mas...se nem sequer lá estive, que posso dizer? Talvez para o ano...se tu lá estiveres!

    Beijinho e boa recuperação e resto de boas férias! e dá por aí uns mergulhos por mim, e podes beber umas minis também ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sentimos a tua falta... Fica para o ano. Eu vou lá estar e tu também!
      Beijinhos
      Vou ali beber uma mini à tua saúde e já venho! ;)

      Eliminar
  8. Grande relato Anabela!
    A Pampilhosa da Serra parece ter muito boas condições para o Trail.
    Olhando para o gráfico...Estás bem?
    Já tive um Polar que tinha esses problemas, agora com o Garmin está tudo Ok.
    Parabéns pela prova!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou viva, pelo menos! Já não é mau...
      Mas quero acreditar que estou bem.
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  9. Ah! Esqueci-me de dizer: vai certificar-te que o aparelho que marca os batimentos cardíacos não está bom....porque se ele está bom...tu...tens de ir ver isso! ;) Mas acresito que seja mesmo avaria. Com esses batimentos...sentias a máquina (o teu coração)?

    Com coisas sérias não se brinca e vai ver do equipamento ou então vais ter de ver de ti! Espero que o problema seja mesmo do 1º!

    E esse mister... ui...até a mim me encheu! Quando é assim é melhor mesmo ir cada um à sua vida, salvo seja. Costumo dizer: amigos amigos, corridas à parte... porque se o convívio e correr junto é / pode ser muito bom, temos de respeitar muito o outro e a nós próprios para a coisa correr mesmo bem e ser agradável e benéfico para ambos! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tratar de ver a banda. Já várias pessoas me falaram de situações semelhantes. Já corro há dois anos e isto nunca me aconteceu. Este relógio é recente, treino com ele há 2 meses e aconteceu isto agora...

      Eliminar
  10. Adorei o relato! Concordo a 100% que mudar a data do trail... Pr exemplo para alturas da Páscoa, pode trazer mais gente à Pampilhosa (e assim não terei que esperar um ano para me estrear nesse trail), hehe!

    Boa recuperação, bjs :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Vamos esperar que o trail se repita noutra data.
      Beijinhos e as melhoras para ti!

      Eliminar
  11. Excelente relato e belas fotos!
    A Pampilhosa da Serra é de facto muito bonita!
    Quanto a essa questão dos batimentos cardíacos, e caso ainda não tenhas nomes de cardiologistas, sugiro o Dr Carlos Morais na CUF Alvalade. Fiz com ele um Eco-cardiograma no início do ano e parece que é uma referência nacional em arritmías.
    Bons treinos e tudo a correr bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela dica. Independentemente do problema ser da banda ou não, em Setembro farei o exame. Já está na altura.
      Obrigada e boas corridas!

      Eliminar
  12. Ó minha amiga, que bela e divertida crónica sobre uma aventura que foi simplesmente fantástica. Eu estive aí com mais 5 amigos e a opinião é unânime - todos queremos voltar, não só para correr mas tb com as famílias para conhecer melhor a zona que é lindíssima. Em nome de todos os Papa Kilometros que estiveram em Pampilhosa no sábado o nosso muito obrigado, por nos terem convidado, recebido tão bem e proporcionado uma belo dia de aventura e convívio - o vosso ice-tea é um espectáculo, mas nunca tinha visto Ice-Tea em grades:). Em relação à organização da prova houve algumas situações menos boas, mas foi o 1º Trail e todas as situações me parecem de fácil resolução para uma próxima edição. Para a 2ª edição aí estaremos, se possível para levar mais um caneco (quem tem um Orlando tem tudo, embora se eu pesasse 52kg tb voava como ele, ou talvez não :D).
    Ahhhh....e não esquecer de avisar quando vierem aqui para as nossas bandas...os "Rambos" (não sei onde fostes buscar esta, nem levamos as facas de mato nem nada) querem retribuir a hospitalidade.
    Beijinhos e Abraços para todos os Run Baby Run

    P.S.1 - chegar ao fim e dar uns valentes mergulhos naquela água fresquinha foi do melhor

    P.S.2 - deita esse Garmin ao lixo e arranja um relógio a sério...um Suunto (acho que os chineses ainda não copiaram estes, por enquanto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, a ida ao Norte poderá estar para breve, talvez na maratona do Porto. Os rapazes andam com vontade de ir fazer essa prova. Vamos ver... Mas aviso.
      Acho que já expressei a minha satisfação em receber os Papakilómetros na Pampilhosa. Reforço o que já disse: venham, apareçam lá ou aqui por Lisboa que serão sempre bem vindos.
      E não me esqueci da vossa promessa em fazer um treino aqui com os "coxos", ok?
      Tenho pena que não tenha corrido tudo na perfeição, mas numa primeiroa edição era de esperar que nem tudo fosse perfeito. Mas as apredizagens fazem-se assim... É preciso é melhorar. E para o ano será melhor!
      Grande e forte abraço a todos!

      Eliminar
  13. Também fiz a minha estreia em trails(3º da geral - 2º Escalão) nesta prova do concelho onde também eu passo férias nos meses de Verão desde que me conheço (34 anos).Concordo integralmente com as criticas feitas à organização da prova e em relação à data da realização da mesma!Bons treinos e boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Runnerboy! Grande estreia! 3º da geral e 2º no escalão! Parabéns! Para uma estreia foi uma excelente participação!
      Bons treinos!

      Eliminar
  14. Foi uma exelente experiencia! Para mim por ser o 1º trail em que participei , a 1ª vez que percorri 19 kms seguidos e na "minha" serra...
    A cereja em cima do bolo... a companhia fantastica! obrigado "Manager" Anabela por me pores a correr , nunca sabemos do que somos capazes até tentarmos.
    Quem é que disse que não gostava de correr??? acho que já gosto um bocadinho... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és aquilo a que se chama uma caixinha de surpresas, miúda!
      Ainda me vou ver sentada no sofá, já cheia de artroses, a olhar para uma revista e a ver-te no cimo do monte e vou dizer: "foi comigo que ela fez o 1º trail..."
      Tens ainda muito para dar... Siga!

      Eliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Bela prosa, Anabela!
    Gostei muito do divertido relato que fizeste e das críticas à organização (Embora considere que o 15/Ago para este primeiro tenha sido boa escolha).
    Muito francamente, depois de ler o teu texto apeteceu-me descrever o que me passou pela alma durante aqueles 19kms, mas pouco teria a "cantar" porque ia com algumas expectativas de um resultado melhor, afinal tenho treinado bastante em estrada. Mas é como dizes, da experiência do asfalto pouco aproveitei para o Trail. (Eu, que faço Enduro de moto e muito BTT, nem acredito que acabei de dizer isto...!)
    Adiante.
    O Filet Mignon foi mesmo a "gloriosa" chegada num local que adoramos, repleto de amigos a puxar por nós, a que se seguiu a banhoca da praxe no rio Unhais. Que mais poderíamos querer ?!
    Desejo-te votos de bons treinos, as melhoras para o zingarelho chinês (aconselho-te a falar c/ o representante da marca...) e um abraço ao Paul Michel que teve o cavalheirismo de me apertar a mão enquanto corríamos pelas ruelas do Cabril. É verdade!
    E agora vou regressar à minha especialidade ciclística, pois tenciono fazer o SkyFondo-Aldeias do Xisto que passa na Pampilha.
    Pode ser que entretanto nos encontremos por aí nalguma meia-maratona, de asfalto, claro! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Victor!
      Tive pena mas nunca te vi, o que é estranho, nem sequer na linha de partida... Devia andar distraída com a foto-reportagem e não te vi.
      Eu acho que o saldo final da prova é muito positivo. Eu também tinha uma expectativa maior face à minha prestação, até porque na semana anterior andei direitinha a treinar (cheguei a fazer quatro treinos, um deles de 12km). Achei que poderia ter feito melhor.
      Mas depois penso nas noites... Ai, as noites da Pampilhosa... Tu sabes, né... ;)
      Mas ainda assim fiquei contente por cortar a meta bem de saúde e feliz! Acima de tudo, muito feliz!
      O banho final foi MEEEEEESSSSMO o filet mignon, como dizes... Antes disso ainda tive direito a uma minizita fresquinha! :)
      Força para o SkyFondo Aldeias do Xisto!

      Eliminar
  17. Gostei do texto! Para uma gajo que como eu está no estaleiro como eu, quase que deu para sentir o monte! :)
    Vamos lá ver se para o ano vos faço companhia!

    ResponderEliminar
  18. Andava á procura de fotos do trail da pampilhosa e dei com este blog!
    Li a descrição e identifico-me com a descrição da prova.
    Faço essencialmente meias maratonas mas por ler tampo sobre trailruuning decidi arriscar esta prova e digo "QUE DUREZA".
    Fiquei logo a pesquisar qual seria o proximo trail pois adorei todo o espirito em volta do trail.
    Um aparte houve algo que detestei: A imensa quantidade de garrrafas que o pessoal deixou espalhadas pelo percurso, é triste...
    Bem escreevi apenas para dar o testemunho e dizer que já encontrei o proximo trail "1º Trail de Ferreira do Zêzere a 17 de Novembro "
    Já agora o meu nome é Carlos Teixeira e participo como individual.
    Boas Corridas

    Carlos Teixeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos, bem vindo a este "casa"!
      Por aqui a experiência é sobretudo em provas de estrada, mas o bichinho do trail há muito que me andava a tirar noites de sono. O mais próximo que tinha feito com uma prova de trail foi a prova de Monsanto (19km) em Julho passado. Mas este trail da Pampilhosa foi duríssimo.
      A vontade de voltar aos trilhos é grande.
      Obrigada pelo comentário e volte sempre.
      Boas corridas!

      Eliminar