30 de setembro de 2013

Serra D'Arga 2013 - Capítulo I

Ir à Serra D'Arga merece várias reflexões, várias partilhas, várias perguntas, vários suspiros... Serra D'Arga merece uma história contada em capítulos.

Quem me está agora a ler pensará que fiz os 45km e por isso terei muito para contar, mas não. Fiz apenas os 13km (que foram 14.5km) mas mesmo assim tenho muito para partilhar.

Fiz uma prova e estive na meta por várias horas não só à espera de dois Baby Runners que estavam a fazer os 45km, mas a receber entusiasticamente todos os que cortavam a meta. Cada um ou uma que chegava era como se fosse meu familiar ou amigo. Por vários momentos me emocionei (sim, eu sou uma mariquinhas, sou uma mulher de lágrima fácil), mas era difícil conter a emoção quando via aquele mix de alegria e sofrimento estampado nos rostos de quem cortava a meta.

Até os seus corpos falavam! Os músculos pareciam gemer de dor como quem implorava: pára, por favor! Esses corpos carregados de lama e água faziam lembrar os guerreiros de filmes épicos, tipo Gladiador... Todos eles e elas eram lama, suor, alguns com sangue... 

Aplaudi como nunca aplaudi numa prova. Batia palmas para que as minhas mãos não ficassem dormentes com o frio, mas também porque cada um que chegava à meta era um herói.

Quase que me apetecesse dizer: aquilo não é p'ra meninas! :) Mas não digo! Porque andavam lá meninas de barba rija!

Ou então como disse um Baby Runner a chegar à meta: "a Serra D'Arga é como a guerra: só quem lá vai é que sabe o que lá passa", (by Peter Days).

Com uma prova destas e uma semana de recuperação, quem é que tem vontade de ir fazer uma meia-maratona no próximo domingo? Eu não.

(Continua...)

24 comentários:

  1. Venham os próximos capítulos (eu também acho que Arga merece uma reflexão faseada :) )!
    Comigo comentaram que Arga é "A" a prova de trail... Embora seja subjectivo (certamente haverá gente a discordar) consigo perceber porque pensa assim. É impossível não querer voltar! (E aquilo é lá bem longe :P)
    Beijinhos

    PS: Deste lado também não há vontade de ir à Meia... Vai ser feita devagar, devagarinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha pouca (ou nenhuma) experiência em trail não me permite confirmar isso. Mas que "senti" que Arga é única... Senti!
      E depois do que vi e senti, ainda não deve ser para o ano que me aventuro nos 45km!
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Ainda agora vamos no prefácio!!!! e já estou emocionado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Emocionado? Fazes lembrar uma que estava na meta à espera do seu amado e quando o viu ao longe desatou a correr e a chorar para junto dele. Como prémio recebeu um beijo. ;)

      Eliminar
  3. O primeiro capítulo está bom e fico ansiosamente à espera do resto do "livro", que promete ser um best seller.
    Beijinhos e vais ver que até domingo a vontade de fazer 21,095km vai aparecer e vais-te divertir também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Tiago! Tens sempre uma palavra de estímulo!
      Olha, caso me vejas no domingo dá-me lá um empurrão, senão fico-me... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ai que inveja que eu tenho Anabela....já vi vários relatos, ouvi da boca de alguns que fizeram os 45km as peripécias....não se faz....eu queria tanto!!! Então nas condições que estavam...eu que gosto de água, lama e afins....para o ano estou lá batidinho, nem que tenha de adiar a feira anual de cerâmica em Bologna, que se realiza por esta altura e onde tive que estar a semana passada...se for na mesma data, despeço-me e vou trabalhar para outra coisa qualquer, logo que possa ir ao GTSA.
    Beijinhos e manda lá o resto....ahhh, e boa meia no domingo...encara como um treino longo, muito necessário para ganhar resistência e para a próxima seres tu a chegar com as outras meninas e meninos nos 45km ou então os 21km.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, não querendo ser mázinha e não querendo fazer inveja, acho mesmo que tens de ir à Arga (despede-te, mete baixa, pede um subsídio...). Já o sabes certamente pela boca dos teus companheiros, não preciso estar aqui com argumentos. Sabendo o quanto também gostas de trilhos, aquilo é a pu"#$ da loucura!
      Domingo lá tentarei arrastar-me, sim, devagar, devagarinho! O maridão vai ajudar! Vamos lá ver quem é que puxa quem! Ele levou cá um empeno... Nem em Melides/Tróia, diz ele...
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Esqueci-me de uma coisa...muitos parabéns ao Paul Michel e aos outros Baby Runners que participaram nas várias vertentes da Serra D'Arga. Para o teu maridão, foi mais um passo em direcção ao grande objectivo em 2014 ;)...em grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos! O maridão anda possuído!
      Sabes que vi o Filipe, o Orlando e o Luís Miguel? Fui logo cumprimentá-los! Estavam com um ar fresco e fofo!! Máquinas... ;)

      Eliminar
  6. Parabéns a todos e, Anabela, não menorizes o teu feito por terem sido "apenas" 14,5. Imagino que tenham sido 14,5 bem puxados!

    Beijinhos e estou a aguardar pela continuação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada João! Sabes, mas ver aqueles homens e mulheres fazerem "aqueles" 45km... Faz-nos sentir pequeninas, pequeninas... :)
      Mas sim, tens toda a razão. Devo valorizar o que fiz, pois também não foi fácil e para a minha escala e dimensão (digamos assim) já foi muito bom!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Exclente texto, o video aqui: Grande Trail Serra D'Arga 2013 - http://www.youtube.com/watch?v=UjCWYBu2Z9I

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marco! E obrigada pela partilha do vídeo. Está lindo!
      Gosto imenso de ver as caras das pessoas...

      Eliminar
  8. Com a qualidade deste primeiro texto uma moça fica em pulgas para que cheguem os próximos episódios!! :)
    Quanto á vontade de ir fazer a prova no Domingo, ora Anabela up up baby run, tens uma meia para enfrentar :D
    E tenho a certeza que ainda vais fazer um rico tempo! :D

    Beijinhos e venham os próximos capítulos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me decidi que vou. Tal como o Carlos disse, vou encarar aquilo como um treino longo. Ainda não é desta que me vou preocupar com tempos (coisa que, aliás, me preocupa sempre muito pouco...)
      Vou lá em modo passeio!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Epá, este primeiro capítulo foi muito curto! Quero mais capítulos e mais longos. =)
    Percebo que te tenhas emocionado.
    Parabéns a toda a equipa e muitos parabéns a ti! Estás cada vez melhor. E não duvides que um dia vais ser tu a cortar a meta dos 45.
    Beijinho e boa recuperação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não tenho forças para escrever muito mais, Isa!!!
      Também acho que um dia lá chegarei, mas tenho quase a certeza que não será ainda no próximo ano. Depois do que vi...
      Beijinhos e até já!

      Eliminar
  10. Gostei da primeira parte!
    Agora vem aí uma meia, depois (nos próximos meses) algumas provas de trail e para o ano fazes pelo menos os 21 km da Serra D'Arga :)
    Com o Paul Michel a correr dessa maneira, não tens outra hipótese senão ir atrás dele:)
    Venham os próximos capítulos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vitor, comentário certeiro! Vou fazer mais provas de trail, sem dúvida. Quero ter a certeza que gosto mesmo disto.
      E para o ano serão os 21km. Na serra D'Arga não convém arriscar muito. Devemos enfrentá-la com a certeza que temos condições físicas e emocionais para acabar aquela prova.
      Vi lá gente muit'á frente, percebes o que quero dizer?! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  11. A serra de arga é dura.. mas a prova dos 45.. só começa mesmo a serio depois dos 21km.. ai sim.. aquilo é duro.. e com o clima.. fica um duro doce com parte de loucura..
    Como eu disse.. Eu fui feliz no inverno.. atingi o paraiso na meta!
    Um que andou 6h51min na serra de arga :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns! Todos os que concluíram aquela prova merecem uma salva de palmas. Foi isso que fiz a vários! E tendo em conta o seu tempo devo tê-lo visto chegar à meta e asseguro-lhe que o aplaudi!
      Mais uma vez, parabéns!

      Eliminar
  12. Só que não corre não consegue perceber o espírito que se gera nas provas, seja a motivação que sentimos, ao sermos incentivados por quem assiste, seja os sentimentos de entreajuda que se geram em plena prova.

    Ainda me lembro de à alguns anos atrás, numa prova de 15 kms, estive quase para desistir ao fim do 3º km, e foi um outro corredor, que eu não conhecia, ao ficar ao pé de mim e ir conversando comigo, me levou até à meta.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas coisas não se esquecem! Também já tive uma experiência semelhante e entretanto até fiquei amiga dessas pessoas que me "levaram" até à meta.

      Eliminar