29 de abril de 2014

Gerês Trail Adventure

Este fim de semana realizou-se em Portugal uma prova de trail inovadora: três dias, três distâncias, três etapas: o Gerês Trail Adventure (GTA). Eu não participei, mas fui até lá ver as modas.


Quanto ao local onde a prova se realiza, o Gerês, creio não ser necessário tecer qualquer comentário: paisagens devastadoras do ponto de vista da beleza natural. Um local bucólico como o Gerês dispensa descrições.

 

Apesar de não ter participado, aproveitei a deslocação e fiz dois treinos naquele ambiente. Seguindo os trilhos marcados para as provas consegui fazer uma caminhada de três horas no sábado e uma corrida de 10km no domingo. Basicamente foi uma espécie de «estás na prova sem estar em prova».


No sábado apanhámos temporal. Chuva, vento e nevoeiro. Não fazia frio. Apenas quando o vento soprava mais forte, e pelo facto de estar molhada, é que sentia alguns arrepios de frio. Mas isto era por breves momentos. Grande parte da caminhada foi feita confortavelmente por entre nevoeiro e alguns pingos de chuva. As paisagens são de cortar a respiração. Desfrutar do que a natureza nos oferece ainda que sob debaixo de chuva intensa consegue ser apaixonante e, ao mesmo tempo, divertido.




No domingo o dia convidava ao passeio naquele parque natural. Estava sol e a temperatura amena. Estava a preparar-se um dia de festa. E foi mesmo uma festa. Os atletas partiram para a última e mais curta etapa. Eu saí meia hora mais cedo e comecei o meu treino na Pedra Bela. Aqui, com esta vista:



Estes quilómetros foram um bocadinho atribulados porque em algumas zonas o trilho estreitava de tal maneira que o meu até pé cabia, já o rabo, esse, tinha alguma dificuldade em passar! Nestas zonas tinha de me encolher para deixar os atletas passar. O meu treino foi duro, muito duro. Acreditem que pela primeira vez me custou mais fazer descidas que subidas. É que nas subidas dá para parar, naquelas descidas não! Houve uma altura que vi a minha vida por um fio. Apanhei tal balanço que comecei a rezar para a descida acabar, pois já não conseguia abrandar. Só pensava: “miúda, tu põe-me esses pés no sítio certo, senão vais virar atracção turística para observadores de espécies autóctones”!!!

Adiante. Estavam por lá amigos que já foram à semana UTMB e me falaram do tipo de percurso que vou encontrar no Monte Branco. Se as subidas são duras, as descidas não são menos. E porque no Gerês fiz mais descidas que subidas, percebi que a dureza do desafio, para mim, é de impor respeito e cautela.

1/2 selfie

Nessa manhã desci dois quilómetros muito íngremes. Fiquei logo ali com um andar novo. Já não tinha força nos quadríceps para travar. Já sentia a dor nestes músculos, já os sentia a reclamar comigo como que a implorarem para parar. Portanto, também se avizinha muito treino de força, todos os dias, como sobremesa! A juntar a isto o meu rabo gordo! Por isso, tenho outra palavra de ordem: DIETA!!!!!!!! Tenho de perder 5kg até Agosto.


Não sei bem como vou prescindir dos caracóis e das imperiais. Como vou deixar de lado os petiscos de verão?… As ameijoas à Bulhão Pato com aquela molhangaça cheia de alho onde gosto tanto de molhar pão, as mariscadas bem regadas com Alvarinho, os fins de tarde e beber gin tónico aromatizado com cardamomo e umas cacahuetes salgadas… E vou deixar tudo isto para?…

…Para ir para o Monte Branco, quem sabe apanhar um tempo infernal, perder duas ou três unhas nos pés, cair e esfolar os joelhos, com sorte ter umas caibras nos gémeos e atirar-me para o chão aos gritos, passar um dia a comer barritas e géis, ter de fazer xixi no monte atrás de uma pedra…

Por isso, caríssimas e caríssimos, a partir de agora informo que tenho vários objetivos: não só treinar, treinar, treinar… Como também: deixar de comer, deixar de comer, deixar de comer…

Já tenho plano de “ataque”: vou fazer a dieta dos 31 dias da Ágata Roquette. Preciso de uma bíblia, de um guia. Algo que cumpra à risca para depois ver resultados. Plano de treinos também já tenho: outra bíblia que preciso para me tornar uma F#rnand% Mac&%el (credo, agora até me deu tosse…)


Por isso, já tenho tudo: dieta, plano de treinos, equipamento novo (comprei uns trapinhos novos que só vos digo… Vou ficar um chuác!!), motivação ao rubro, focalização no objetivo…

E pernas? Bom, para já ainda não, mas vão aparecer!! Confiem em mim! Alguma vez vos desiludi???

(Se não conseguir, volto ao Gerês, às barraquinhas no centro da vila e tenho a certeza que vou arranjar uma erva que me vai resolver todo e qualquer problema da minha vida de corredora!)



Até já! E treinem, ouviram?? Isto sem treino não vai lá...

20 comentários:

  1. Ouvi falar em dietas?!!? Rabos pesados!?!?! Hum..... God toda a gente sofre do mesmo!?!?!? :) eheheh
    Este Domingo também me apercebi disso mesmo... que o rabo pesa e que irei ter que perder uns Kilitos. Por isso não estás sozinha!!!

    E quanto ás pernas, eu não tenho dúvidas que com esses treinos elas irão aparecer.
    Ahhhh e daqui a uns mesitos estamos todos no Aeroporto para te receber de bandeira em punho!!!! :)))))

    Ai que emoção carago! :)

    Beijinhos enormes e FORÇA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perder uns quilitos vai ajudar bastante a subir o monte. Afinal de contas é menos peso que carregamos, não é? O pior é que associar a perda de peso a uma maior intensidade de treino pode tornar-se bastante difícil, ao ponto de ficar um bocadinho irritada. Percebes?...
      Vamos lá ver... Agora é por o plano em prática e SIGA!!!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olha!!! Lembrei me de uma!!! Nada como um Quadradinho pequenino de chocolate negro todos dias não resolva amiga :)
      Não faz mal à dieta e sacia a vontade de guloseimas.. (supostamente devia saciar mas isso.... são outras conversas :) )

      Eliminar
    3. Os doces não são a minha perdição. Eu perco-me é com os petiscos e com o pão...
      Mas nos momentos difíceis, nada como esse quadradinho, com 70% cacau.
      Obrigada pela dica!

      Eliminar
  2. "…Para ir para o Monte Branco, quem sabe apanhar um tempo infernal, perder duas ou três unhas nos pés, cair e esfolar os joelhos, com sorte ter umas caibras nos gémeos e atirar-me para o chão aos gritos, passar um dia a comer barritas e géis, ter de fazer xixi no monte atrás de uma pedra…"

    Falta acrescentar... e teres a sensação duma vida, sentires que estás bem viva mesmo sentindo-te morta, de ganhares um orgulho tal em ti que nunca te largará, e de seres uma vencedora :)

    Força Anabela! Começar a dar-lhe!!!

    Beijinhos :)

    ps - Não só acredito como sei que vais conseguir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já comecei, amigo João, já comecei...
      Obrigada por acreditares! Percebi muito bem o quão importante é saber que temos pessoas que acreditam em nós ;)
      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  3. Tenho de te acompanhar só no OCC ou também na dieta, é que no verão não prescindo das amêijoas, caracóis, moelas, etc etc nem que a minha vida dependa disso. Nos treinos estamos em sintonia, vou começar já no sábado a levar uma coça no Marão....

    Não te esqueças que uma mini é mais hidratante que dois copos de água, por isso não há problema aí ...

    De resto força nas canetas que ainda vamos ao pódio na primeira edição da prova, vamos ficar FAMOSOS ... :)

    Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou anotar estes teus sábios conselhos, Paulo!
      Olha, sabes que mais? Ainda vamos lá e trazemos o caneco, sim senhora! Pelo menos na categoria Sénior Simpatia e Vontade de Vencer!
      Força nesses treinos, especialmente os de força (nunca se sabe se não terás de me trazer às costas pelo monte abaixo) :))))
      Beijinhos

      Eliminar
  4. O rapariga...vocês não param??? Ainda ontem estavam em Marrocos e hoje já andam pelo Gerês...fonix...assim vale a pena :)
    Olha...dietas....não sei se será boa ideia....é que mandar um tralho de "skú" "almofadado" é bem melhor do que bater com as ossadas no chão... se é que me faço entender :D ....eu cá não faço dietas, gosto tanto de comer e beber....solução...comer e depois ir desgastar ;)
    ok...eu sei...que uma alimentação equilibrada e regrada é essêncial para uma performance desportiva como deve ser, mas caramba...eu só quero chegar ao fim!!!
    Faz lá a tua dieta, perde lá os 5kg, treina muito mas faz uma excepção no que diz respeito à comida e bebida....Pampilhosa dia 1 de Junho!!! Certo?
    Beijinhos e força nisso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parar é morrer, nunca ouviste dizer?? :)))
      Sabes bem que com menos peso corremos mais e melhor. Sabes bem que aquilo lá vai ser duro, pelo menos para mim. Terei de "atacar" em várias frentes.
      Mas... Sim, mas... Abrirei uma exceção dia 1 de junho! Uma grande exceção!

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Adoro a paisagem do Gerês! Mesmo com chuva, lindo!
    A dieta da Roquette?? E achas que a Roquette (salvo seja) vai bem com treino para o Monte Branco?? Tu vê lá, mas por mal não dispenses totalmente as mines e os caracóis. ;)
    Força nisso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, nem sei que te diga: dietas e treinos intensos não combinam, de facto...
      Mas tenho de tentar.
      E os caracóis ninguém mos tira. Bebo menos imperiais, substituo por Coca-Cola Light. :))))
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Desiludir? Nunca! És é um orgulho para nós :)

    Ai o Gerês...que saudades! Eu amo o Gerês! Lindo, lindo, lindo!
    Estás no bom caminho Anabela. Estou a torcer por ti!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Isa, mais um fim de semana para fazer a dois: correr e namorar. Um sítio mais que perfeito!
      Obrigada pela força, beijinhos

      Eliminar
  7. Força Anabela!
    Perder 5 kg, vinha mesmo a calhar, pode ser que ao acompanhar a tua dieta, eu me motive :)
    Bonitas fotos de um lugar lindíssimo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anda daí Victor!! Junta-te a mim e vamos partilhando os quilos que vamos matando... Ai, esta vida não é fácil...
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Não existe melhor motivação do que essa grande prova de Agosto. Tenhoa andado a trabalhar no Bombarral no Budha Eden e não me tem sido possivel acompanhar os teus post com muita pena minha. Temos que combinar algo para a cena da Spem na Pampilhosa. Força nisso Anabela e muito Coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pampilhosa não está esquecida, Carlos!
      Mais importante que acompanhar o blog é treinar. Espero que o trabalho não te esteja a perturbar os treinos! Força nisso!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Se eu fosse gaja...partilhava da conversa, assim fico-me pela Fer&@nd9 M@c&l:).
    Bom...5 kg...Ok.
    Eu não vou a Chamonix mas lá para outubro e novembro vou estar ocupado e algo me diz que o meu porte atlético é demasiado desgastante para tais desafios.
    Agora...a menina tem ar de sensata, cuidado com dietas extremas e exercicio duro e já ouve sábios nesta posta a referir as propriedades re-hidratantes do suco (ahahah) de cevada fermentada, então as belgas e cacahuetes salgados...e agora descobri as catalãs ( oi estou falando de cerveja, né, sou casado e amo a minha mulher, pôxa)!
    Resumindo...tu perdes 5 e eu conto-tê os que vou perdendo ;).
    Olha, e spining/rpm não? Os quadricipedes ( e outros que iriam fazer inveja à...aquela;)) iriam agradecer e as subidas e descidas parecem outras.
    E é chique, chamam-lhe nas revistas de running cross- treining:).
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Até nas dietas já fui mais disciplinada. Conto sê-lo nos treinos, isso sim. Mas também terrei de ter cuidado com a boca. Quanto ao suco de cevada não vou xconseguir baní-lo da minha rotina! É pedir demais a uma pobre alma...
      Quanto a essa nova moda chique nada contra, apenas não tenho tempo para mais nada. Tenho de fazer tudo no chão lá de casa.
      Beijinhos

      Eliminar