4 de abril de 2014

Uma mala de cartão numa terra marroquina...

Tenho tanto para contar mas vou tentar ser breve. E vou já começar pelo fim.

Falei hoje com o Paul Michel e já estava em Marrocos. Estavam todos bem e animados, disse ele. Pudera, aquilo agora é uma animação, quero vê-los animados lá para o terceiro dia. Quero, quero...

Organizar a mochila demorou um dia e meio! Sim, leram bem, um dia e meio. Acho que se virem as próximas imagens perceberão porquê.


Esta é a mala de viagem, onde leva não só o material e alimentação que vai na mochila como tudo o que precisa para a estadia fora da prova.

Comida para cada dia de prova e um saquinho com medicamentos

Um exemplo da alimentação para um dia (vais penar pouco, vais...)

E aqui está a lista de material

A MDS poderia equacionar, no futuro, atribuir uma espécie de bónus a quem conseguisse organizar a mochila com sucesso e à primeira tentativa! Quem atingisse esse objectivo teria equivalência a uma etapa concluída. Fica a sugestão. A dificuldade associada a esta tarefa é bem próxima, digo eu, da dificuldade de fazer uma etapa de 40km no deserto. Asseguro-vos que sim. Acreditem. 

Da primeira vez e depois de tudo organizado foi o pânico! Não cabia tudo na mochila. Aliás, não só não cabia tudo, como só cabia praticamente metade da tralha! Gritos, desespero, nervos à flor da pele, telefonemas para este e para aquele... Até que, alguém lhe dá a solução para o problema. E que solução tão simples, meus amigos. Querem saber qual?

Do outro lado da linha alguém lhe dizia: "é simples: ou passas frio ou passas fome! Tens que decidir."

Pronto! Qual era a dúvida? Estava aqui uma pessoa ralada a tentar enfiar tudo dentro de uma mochila quando a solução passava simplesmente por deixar cá 1/3 da comida que se estava a planear levar. Enfim... Há pessoas com sentido práctico, de facto. Óbvio: ou passas fome ou passas frio. Não tem nada que enganar.

Voltando às duas últimas semanas. A lesão do pé teimou em não abrandar. Sempre que ele fazia um treino longo, no dia seguinte as dores eram insuportáveis. O primeiro diagnóstico apontava para fascite plantar: pela localização da dor, pelos sintomas, tudo indicava que fosse isso. Mas para situações urgentes recorre-se a medidas urgentes. Faltavam duas semanas e era necessário tratar bem o que quer que fosse.

Fez, então, uma ressonância magnética que indicou inflamação em vários tendões e desgaste de algumas articulações. Coisas da velhice, diria eu... É que isto de começar a correr aos 40 anos tem destas coisas.

Aqui também é simples: ou se leva uma vida sedentária e morremos após um AVC ou começamos a correr e sofremos entorses, temos inflamações aqui e acolá... Olhem, é escolher. A vida é isso. É fazer escolhas. No fundo, no fundo, toda a nossa vida é tal e qual como a mochila da MDS: o que é que decidimos fazer? Qual a nossa estratégia para atingir o objectivo? O que fica, o que vai? O que levamos, o que deixamos? Do que é que não abdicamos para chegar lá? O que é realmente imprescindível para nós?

Para quem não sabe, o Paul Michel em Novembro de 2012 (há 1 ano e 5 meses) tinha 103kg e tomava medicação para a tensão arterial e colestrol. Uma conversa com o melhor amigo em pleno Gerês fez o clique na vida dele. Desde esse dia nunca mais foi o mesmo. Nunca mais parou. No verão de 2013, talvez ainda com 93kg, decidiu que queria ir fazer a MDS. Só perguntou a esse amigo se era possível. O amigo disse-lhe o que ele queria ouvir.

No final do verão de 2013 iniciou a sua preparação. Hoje está em Marrocos com o treino feito, 80kg no corpo, 9,5kg na mochila e um pé todo lixado. Mas está lá e vai fazer a prova!

O maior dos desafios está conquistado! A mudança de vida: o abandono de um estilo de vida pouco saudável e que já lhe estava a trazer consequência graves na vida dele, para um estilo de vida muito melhor. Os filhos orgulham-se dele. A filha quando teve de fazer um trabalho sobre os reis de Portugal escolheu D. Afonso II cujo cognome era "O Gordo". Dizia ela que gostava daquele rei porque o pai dela já tinha sido gordo e agora era magro. O filho anda sempre entusiasmado que o pai ganhe uma corrida. Desta vez, o seu maior desejo é que o pai chegue à frente do Carlos Sá! "Nunca se sabe, filhote, nunca se sabe" - dizem os psicólogos que nunca devemos "matar" os sonhos das crianças.

Mais uma vez, repito: tenho um orgulho enorme neste homem. E o que já fez até aqui vale muito mais que fazer esta prova. Não tenho dúvidas que a faça. Vai fazê-la, acreditem... Tenho a certeza que as dores (que vais ter, disso também não tenho dúvidas) vão virar sorrisos no final de cada etapa!

Por isso, rapazinho, quero-te a correr de cara alegre! Baby Runner corta SEMPRE a meta com um sorriso na cara!

E despacha-te a fazer isso e volta p'ra casa rápido que o jantar está na mesa!!







26 comentários:

  1. Espectacular Anabela. Grande Paul Michel...e tu tb és grande...sem o teu apoio (nem sempre fácil digo eu), isto não seria possível. Estou a torcer por vocês. Força nisso!!!
    Beijinhos para ti e um grande abraço para o Paul Michel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos! Quero mesmo que ele corte aquela meta porque sinto que a vitória também é um bocadinho minha. ;)
      Beijinho e, mais uma vez, obrigada pela apoio!

      Eliminar
  2. FORÇA PAUL MICHEL QUE ESTAMOS AQUI TODOS A ENVIAR ENERGIA POSITIVA!!!

    E FORÇA ANABELA QUE A VITÓRIA TAMBÉM VAI SER TUA!!!

    Tudo a correr pelo melhor e não vou dizer para teres calma pois sei que não será possível :)
    Mas tudo vai correr bem. Eu acredito!!!!

    Beijinhos e RUMO À GLÓRIA!!!!

    ps - Essa do ou passas frio ou fome diz bem do que esta é aventura :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada João!!
      Sinto bem essa tua força!! Oxalá ela chegue também ao deserto! :))
      Beijinho grande e, como dizem os brasileiros, fica na torcida!!

      Eliminar
  3. Palavras para quê ?!?!? Apenas posso desejar muito boa sorte, claro que vai correr tudo bem...Vai dando noticias...
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Carla! Não são precisas palavras, a vossa energia positiva basta!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Existe um Paul assim porque há uma grande Anabela atrás dele.Muita força meninos, espero ver-vos muito em breve.Cpts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O grande feito é dele, só dele. Eu apenas segurei as 'pontas'.
      Beijinhos grandes! Claro que nos veremos em breve. ;)

      Eliminar
  5. Tudo a correr muito bem com o Paul Michel!!! Aqui ficamos a aguardar as excelentes notícias do decorrer desta prova!! E muita força para ti que ficas por cá a aguentar o barco... Porque quem fica nos bastidores de um corredor que vai a uma prova desta monta... Também merece palmas e de pé!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Fiona! Vou tentar estar sempre em cima das novidades e partilhar convosco. Afinal de contas são vocês que me apoiam. Assim não me sinto tão sozinha.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Vou começar por dizer isto...
    Por detrás de um Grande Homem, existe sempre uma Grande Mulher.
    Fiquei emocionada pelo teu texto. Não que seja algo de se choramingar mas mesmo pelo orgulho que nutres por ele que isso hoje em dia vê-se muito pouco nos casais. Pronto sou uma lamechas neste campo ...

    Mas também porque o Paul Michel já é um grande vencedor. Bolas, não fazia ideia daquilo que acabaste de contar e fico de boca aberta. :)
    Fantástico... Tens mesmo motivos de te orgulhar do Homem que tens a teu lado.
    Depois de saber isto, se havia duvidas (que não havia de todo), agora deixaram de haver :)
    O teu Homem vai mesmo fazer uma excelente prova... e quem sabe à frente do Carlitos!!! :D ehehh Everything is possible.

    :)

    Muitos beijinhos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, Marta, o Paul Michel é muito low profile. Gosta de passar entre os pingos da chuva (às vezes até demais, na minha opinião). Evito falar dele, evito falar de assuntos mais pessoais porque sei e entendo que ele prefere o contrário. Fi-lo agora para que as pessoas entendam um bocadinho o que foi o percurso dele (e porque ele agora não está cá para ler isto e por isso não me ralha). Mas a verdade é que ele tem um percurso que acho notável. Não sendo um profissional comportou-se como tal, continuando a trabalhar e fazer o seu dia-a-dia.
      É verdade que uma coisa ficou para trás: a família. Mas todos nós sabemos que são sempre aqueles de quem mais gostamos que sofrem as consequências. Isso tem um nome...

      Beijinho grande e obrigada pelo teu apoio sempre presente!

      Eliminar
  7. Essa opção de passar frio ou fome, eu preferia passar frio primeiro porque se é no deserto é só esperar que amanheça agora ver comida no deserto já acho mais difícil. Eu fico mais preocupado com a participação da Anabela em Chamonix do que o Paul. O Paul vai sofrer muito mas muito, vai ficar com maior empeno da vida dele, provavelmente ficará com algumas sequelas física coisas passageiras mas com uma família maravilhosa que tem e que se vai lembrar quando estiver mal. O mínimo a fazer, Anabela era este fim de semana ser solidária e ficar também com um grande empeno! Beijinhos e vai correr tudo bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sílvio, aceito esse desafio. Aliás, já o tinha em mente. Amanhã começa a prova e amanhã farei um treino longo dedicado à MDS!
      Chamonix é muito simples: ou corres ou corres!! :))
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Força aos dois, o que vai fazer a prova e os que vão sofrer aqui à espera. Vai tudo passar depressa e o Paulo vai ficar com uma história dos diabos para contar aos netos. E tu Anabela vais conquistar o Monte Branco comigo e vais conseguir levar tudo na mochila :).

    Beijinhos e um abraço ao Laurance da Arábia no MDS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Paulo!
      Monte Branco é nosso! Não tenho dúvidas! Faremos aquela prova para que fiquemos conhecidos como os primeiros protugueses a terminar com êxito a OCC!
      É o mínimo que podemos fazer por nós!
      Beijinho grande e bons treinos!

      Eliminar
  9. Por trás de um grande homem, uma grande MULHER!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá então... Assim fico sem graça...
      Beijinho grande!

      Eliminar
  10. Adorei ler! Exemplo é o que ele é!

    E adorei a tua comparação entre a Vida e a mochila... empurras-me para a reflexão :) e para retomar os treinos depois de praticamente 1 mês parada...não não foi por lesão....só se é lesão mental :)

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu já refleti, Ana! Ando a treinar uma miséria. Nestas últimas três semanas que antecederam a MDS acho que fiz quatro treinozecos. Isso, treinozecos...
      Mas hoje à tarde vou correr! Vou correr e sonhar que também estou lá!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Que excelente crónica! (nem lhe vou chamar post porque está efectivamente muito bom!). Até com o empeno com que estou, fiquei com vontade de sair e ir correr e ir viver!
    Muita força para o Paul e que regresse com mais uma grande vitória!
    Bjnhs!

    ResponderEliminar
  12. Estou a ler isto com atraso e sei que vou repetir comentários anteriores mas...por trás de um grande homem sempre uma grande mulher.
    Depois, e se não fosse estar no trabalho e ter uma reputação a manter quase...quase que se me humedeciam os olhos :)
    Bom...ele vai passar fome ou frio???
    Tu ainda tê lembras da secção de acampamento do homem, certo???
    Ou seja, levou a colcha alentejana e que vá caçar lagartos para o almoço!
    Voltando ao sério...vi hoje 10 s da partida...força, Paul Michel e claro, muita força Anabela.
    O percurso do Paul é a todos os títulos fantástico e exemplar!
    Exemplos, minha cara, exemplos...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer, JNR!!! Estou muito orgulhosa dele.
      Só quero que ele termine aquilo e feliz!
      Beijinho e obrigada pela força!

      Eliminar
  13. Estou a ler no no dia 7/4/014. Já o homem está em passo acelerado pelas dunas de Marrocos.
    Magnifica escrita rapariga.
    Tu e todos os que o conhecem não podem deixar de estar orgulhosos e contentes por ele.
    Corremos com ele através dos teus 'posts'.
    Como diria Luíe Pierre "Abraco-vos".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh... Luíe Peirre, esse grande pensador... ;)
      Beijos

      Eliminar