30 de março de 2015

Outra mudança (de rotinas)


Há um par de semanas falei-vos em mudanças, lembram-se? Até comecei pela cor do cabelo. Que outras mudanças introduzi na minha vida? Mais uma ou outra. Fala-vos hoje de mais uma.

Passei a acordar às seis da manhã para ir ao ginásio. Percebi que chegar a casa ao fim do dia, ir correr e depois ter de fazer os exercícios de força e flexibilidade em casa com duas melgas pequenas de volta de mim, constantemente a interromper… Não dava…

“Ó mãe, como é que se escreve consultório? Leva acento? E trazer, é com s ou com z?”; “ó mãe, a mana não me deixa ir para o computador”; “Pois não, o computador é meu e eu sou mais velha!”; “Cala-te, és mais velha, mas és mais parva, ó cocó. E eu percebo mais de computadores que tu”; “Percebes, é de futebol. Cala-te, ó parvalhão”; “Ó mãe, a mana chamou-me parvalhão”; “E tu chamaste-me cocó”.

CHEEEEEEGGGGGGGGAAAAAAAAAAA !!!!!!!

Não há exercício abdominal ou flexão que aguente. Acabava por me enervar e muitas vezes já não fazia nada de jeito. Por isso, comecei a levantar o rabinho cedo da cama para ir ao ginásio. Há quem diga que não é capaz, que não consegue levantar-se a esta hora para correr, mas eu acho que quem diz isto nunca experimentou. Sei que há biorritmos diferentes, mas depois de uma hora de corrida e outra de musculação ficamos prontos para enfrentar o mundo com muito mais garra. Pelo menos comigo é assim. Resulta.

E nunca mais me enervei. Quer dizer, às vezes enervo-me. Quando vejo umas raparigas, com licras justas, a passearem-se no ginásio com um corpo esbelto e tonificado. Admito que isto me provoca um camadão de nervos.



6 da matina aqui vou eu!!!


E vocês já alteraram alguma rotina? Continuam a dizer que não conseguem, que não têm tempo? Que já chegam a casa cansado/as?

Deitem-se cedo e acordem mais cedo e vão até ao ginásio ou até à rua. Agora com o horário de verão não custa tanto. Experimentem só um dia. Acordem uma hora mais cedo e corram 45 minutos. Alonguem em 10 minutos e voltem para casa. Tomem duche e (re)comecem o vosso dia.

Boa semana! E comam poucas amêndoas!

30 comentários:

  1. O conseguir-se ou não, tudo depende dum factor muito importante: Motivação e vontade :)

    De certeza que agora encaras o dia com outro espírito (melhor)

    Beijinhos e força para todas as mudanças que sejam para melhor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acrescentaria, depois da motivação e vontade, a disciplina. Para mim é importante ter uma espécie de chicote, um plano pelo qual me guie.
      Sem dúvida que me sinto muito melhor, curiosamente termino o dia menos cansada.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Linda! Agora já entendes melhor as minhas corridas às 6h30 ;) o dia ganha outra dimensão. Bjs grandes Sandra Cabrita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que saudades da tua visita, Sandra!
      Até o dia ganha mais horas.
      Beijinhos grandes! Vai aparecendo... ;)

      Eliminar
  3. Tenho cá pra mim que essa coisa do "hm pra mim não dá..." é a chamada preguiça! Se nós quisermos e tivermos força de vontade tudo se consegue! Vamezimbora que Cortina é ao virar da esquina! (até rima)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás um verdadeiro poeta, Filipe!
      Mas é isso: vamosmazéandarpáfrente!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Hmmm...concordo contigo em 100% e adoro ir correr de manhã bem cedinho...só no inverno é que é mais complicado...e é mesmo isso que tu escreves, a energia com que se "ataca" o dia é do melhor, o treino fica feito e não existem imprevistos que nos dão aquela desculpa do "que azar, agora já não posso treinar"....mas existem factores que impossibilitam este tipo de treino madrugador....uma bebé em fase de soninho com pesadelos :) ...a minha próxima posta está no forno, quase pronta....acho que vai pró ar ao fim do dia....nem de propósito, vai um bocadinho ao encontro deste tema....ahhhh....e estás lá mencionada para dar a tua opinião sobre estilo ;) ....está atenta...
    Beijinhos e bons treinos madrugadores

    P.S. Gosto desta tua fase, e da forma como estás a escrever a motivação está em alta..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim acontecia-me muito isso: chegava ao fim do dia e muitas vezes surgia algo de inesperado (reuniões, trabalho extra, etc.). A melhor sensação que tenho é quando saio do ginásio logo pelas 9h e digo: por hoje está feito e cumprido!

      (Engraçado que já me vais conhecendo: a motivação está em alta, sim)

      Beijinhos e deixa-me lá ir à tua "barraca"

      Eliminar
  5. O treino matinal também é a minha opção, talvez por ser a única possível. Basicamente consiste em acordar às 6 horas, correr 30 minutos na passadeira (na cave) e, deste modo não se penaliza a vida familiar. Os únicos "afectados" somos nós que, dormimos menos um pouco! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas antes assim. Fica o treino feito e de pois já temos mais tempo para a família e amigos.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ana,
    durante muito tempo acordei às cinco da manhã para treinar,no início era complicado,depois as coisas acontecem automaticamente, força e "vamoquevamo" !!!
    Abraço e bons treinos matinais!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que nos primeiros dias foi estranho, mas agora acho que já entrou mesmo na rotina.
      Abraço Jorge

      Eliminar
  7. Das poucas vezes que consigo levantar-me cedo para treinar gosto muito. O problema é mesmo o conseguir saltar da cama.

    Pode ser que agora com o tempo a ficar mais quente fique mais fácil.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João, acho que esta altrura do ano é a melhor para tentar imprimir esta rotina. Se chegarmos a setembro, depois, no decurso do inverno já não custará tanto. Digo eu... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Alterações... :) custam os primeiros dias depois entranham-se :)
    À cerca de 1 ano, decidi começar a correr em trilhos, no entanto no final do dia, depois do trabalho, só iria roubar tempo lá em casa...e depois de pesquisar descobri uns 'doidos' que correm em Monsanto de manha cedinho...tipo às 6 da manha :)
    Acabei por ficar 'viciado' a este grupo da Hora do Esquilo e passado 1 ano, não só vou correr às 6 como me levanto um bocadinho mais cedo para começar o treino meia ou 1hora antes :)
    É fantástico começar o dia de trabalho com o treino diário feito :)))))
    Força para estas alterações :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António, conheço esse grupo de Monsanto. Tem uma dinâmica invejável e claro que correr às 6 da manhã em grupo é, sem dúvida, muito mais motivador. Fica aqui a dica para quem precise ou queira companhia.

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  9. Tudo se consegue com força de vontade....
    Quando não estou no estaleiro, como é agora o caso, a essa hora (pelo menos na Primavera, Verão e Outono que no inverno é de noite) estou no meu "ginásio" natural ou seja a correr aqui no campo.
    Quando a outros ginásios não fazem a minha praia e também não tenho € nem físico para tal! Beijinhos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca fui muito adepta de ginásios, Jorge, mas é uma forma de aproveitar mais o meu tempo, pois este fica próximo do meu local de trabalho.
      Prefiro, sem dúvida, correr na rua. E em especial no campo. Esse é, sem dúvida, o melhor ginásio!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Eu treino quase sempre ás 5h30 da manhã e recomendo...arranjei agora um novo incentivo uma cadela lavrador que me faz levantar todos os dias por volta das 5 h00, quem não consegue treinar a essa hora recomendo um cão destes e vão ver como toda a rotina se altera... beijinho grande Anabela e se não for antes até á pampilhosa da serra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Treinas em excelente companhia, Carlos!
      Talvez nos vejamos antes da Pampilhosa... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Eu treino orgulhosamente (ou penosamente) todos os dias da semana às 6:30 da manhã. Custa é verdade. Mas já há mais de um ano que faço isto e agora custa é os raros dias em que não treino de manhã. Vou trabalhar com uma sensação estranha no corpo :)

    É preciso é vontade!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até hoje a sensação de treino feito logo pela manhã tem sido muito boa. Como já disse: fico com a alma tranquila de "dever cumprido".
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Ena, vais ajudar a abrir a porta do ginásio?

    Fora de brincadeiras, muito bem, complementa muito bem com a corrida, os exercícios de força são fundamentais!

    Quanto às beldades e top models lá da xafarica, pensa antes assim:

    "Ai filha, tens um corpinho giro e tal, mas não eras capaz nem de correr 1 km"

    Ah pois é!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando lá chego ainda lá andam as simpáticas senhoras da limpeza!!
      As beldades: ainda assim enervam-me. Pronto! :)))

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Não fazia ideia que os ginásios agora abrem tão cedo, na minha altura, aquele onde andei só abria às 8h

      Quanto as beldades, não lhes ligues ;)

      Eliminar
  13. Tudo isso depende apenas de uma pequenina coisa: Motivação!!
    Pois é, olha eu agora tenho feito 5 treinos semanais e durante a semana é chegar a casa com o pai ás 8h da noite, mudar de roupa colocar algo na boca e sair para correr.
    Isto porque já me levanto ás 6h da manhã não para correr mas para ir trabalhar... logo tem mesmo de ser assim... amava incluir o ginásio mas os horários não consigo.
    Entro no trabalho, saio do trabalho estou a entrar na faculdade, vou a voar para chegar a horas à escola... depois quando consigo despachar as aulas ás 18:30h fica tudo beleza, agora quando só saiu da faculdade ás 21h é dificilllllllllll :(
    E se o ginásio me faz falta....... ohhhhhhh mon dieu!!!!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P.S. Adorei a parte do cocó e da parva ehehehehehehe é por estas e por outras que adoro ser tia :D

      Eliminar
    2. Martinha, com esse ritmo alucinante é claro que é difícil.
      Mas faz ginásio em casa, apenas com o peso do teu corpo (agachamentos, flexões, abdominais...). Há todo uma série de exercícios simples (procura na net) para fazeres em casa. Em alguns deles basta pegares num pacote de arroz e consegues treinar os braços, por exemplo.

      P.S. - Ora se odiam ora se amam. Um relação de irmãos típica. :)))

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Há uns anos essa era a minha rotina: treinar ás 5:30hrs, 6 da manhã...Mas há uns bons tempos para cá, nunca consigo levantar-se! Mesmo que decida de véspera: é amanhã...quando o despertador toca...adio-o sempre e durmo mais um bocado. Se calhar o facto de estar aqui a esta hora a ler blogues (tenho a leitura ultra atrasada!) não ajuda muito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é por isso, prefiro que não leias o meu blogue e vás treinar.
      Prefiro a Maria corredora, à Maria leitora ;)))

      Já tinha saudades tuas, moça! Aparece!
      Beijinhos

      Eliminar