7 de abril de 2015

Marathon des Sables'15

Ontem lá em casa bateu-nos uma saudade... Saudade de quê? Da Maratona das Areias.

Faz agora um ano que acordava todos os dias com dores de barriga. Passava o dia ligada ao computador, sem conseguir concentrar-me em mais nada, que não apenas o track do Paul Michel. E sempre na ânsia de ver a hora no 'Arrivé'. Suspirava de alívio e pensava: "mais uma etapa..."

Depois meteu-se a aventura de viajar até ao deserto para esperar o Paul Michel na meta. Só há poucas semanas a minha mãe me confidenciou que se fartou de chorar, com medo, quando me deixou no aeroporto. Ficou cá sozinha com os dois netos enquanto o genro, esse doido, andava a correr no deserto e a filha, outra maluca, ia atrás dele para lhe fazer uma surpresa.

Várias vezes recordamos lá em casa esta aventura. Ontem li e reli os relatos e os comentários que tantos de vós me deixaram. Foi uma aventura e pêras. Apetece-me apanhar o primeiro avião e voltar para lá.

Esta prova tem um não-sei-quê que mexe comigo. Não sei explicar. Acompanho-a como nenhuma outra. Há um desejo secreto em mim de estar lá, mas ao mesmo tempo um sentimento que me diz que é um tipo de prova que não se adequa ao meu perfil. O próprio Paul Michel diz: “aquilo não é para ti” – e depois ri-se. E eu sei que não é. É uma prova com demasiadas privações, é uma prova em que a parte do “já não me estou a divertir” é uma constante. É uma prova que nos põe à prova.

Este ano acompanho a prova mais calmamente. Diariamente consulto o site da prova para ver a prestação de duas pessoas: do Carlos Sá (dorsal 582) e da Carla André (dorsal 581). Embora jogando em campeonatos diferentes, acompanho os dois com o mesmo entusiasmo.


Faço votos que terminem bem e que alcancem os seus objetivos.

Caso queiram enviar uma mensagem aos atletas é só clicarem aqui. Façam-no porque para eles é muito importante receber palavras de apoio.



  

10 comentários:

  1. Também eu tenho uma grande admiração por essa prova...e como já disse o sonho comanda a vida e um dia ... Nunca deixes de sonhar Anabela e acredita que és capaz!!! Por isso não desistas desse desejo de um dia tentares a tua sorte nas areias...não interessa o que os outros dizem...Beijinho e muita força Anabela!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso Carlos! Nunca deixar de sonhar... Nunca deixes tu também.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Sabes uma coisa? Acreditas que eu ontem lembrei-me de vocês, exactamente por causa da MDS do ano passado? ... e pensei para comigo .."aquilo lá por casa deve andar numa de sentimentalismo" :) ... é normal, foi uma aventura e tanto para vocês os dois que por muitas outras que possam vir a fazer, nunca mais esquecerão. Campeões!!!
    Beijinhos

    P.S. Sabes para quem é que não é a MDS de certeza absoluta? Aqui para o Perneta :):):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, Carlos! Jamais esta aventura a dois será esquecida. E ontem, e até a propósito de conversas com amigos no facebook, começámos com aquela conversa do tipo: "vamos lá outra vez?"
      Eu calo-me o Paulo dá pulos no sofá!!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Dizem que de todos os terrenos, o deserto é o que causa a maior febre. Há quem quase tenha lá perdido a vida e que, no ano seguinte, queira lá voltar. Que há algo de mágico, perigoso e hipnotizante no Deserto. Que, assim que lá vais uma vez, o seu chamamento ecoará eternamente na tua cabeça.

    Quem sabe, um dia lá estarás! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será por isso?? Todo este fascínio por uma prova tão dura, será por isso? Há provas igualmente duras, mas pelas quais não tenho o mínimo interesse. Como por exemplo, a Arrowhead 135 que o Sá fez recentemente.

      Não sei... Que o raio da prova me fascina, fascina.

      Quem sabe um dia... Abraço :)

      Eliminar
  4. Sempre que oiço agora falar da MDS, de imediato lembro-me da emoção do ano passado (e da cumplicidade na surpresa!). Nessa altura o F5 deve ter ficado gasto com tantos refresh que fazia e o que me recordo logo foi do espanto ao constatar a prova brutal que o Paulo estava a fazer na 6ª feira, com classificações doutro mundo pelos diversos pontos de passagem :)

    Já enviei mensagem aos nossos heróis :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi tudo muito intenso. Ainda ontem li e reli as vossas palavras de apoio e não me contive...
      Eu também já escrevi à Carla e ao Sá. Acredita que estas mensagens valem ouro. O Paulo disse que depois de chegar da prova era o momento do dia pelo qual mais ansiava. Era bom ler e saber que aqui estavam amigos, conhecidos e desconhecidos a acompanhar e a torcer.
      Por isso apelei para enviarem mensagens. Ao contrário do que possam pensar, a organização entrega mesmo as mensagens. O Paulo trouxe-as todas (estão lá em casa bem guardadas, todas empoeiradas, mas bem guardadas).

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Pode ser que um dia a Marcarena mude de ideias e essa prova passe a ser para si!
    Conheço a prova deste a sua primeira edição em 1986 e nesses anos cheguei a sonhar com ela, agora é sonho do passado.
    Quando à Carla André terminou a sua primeira UMA (Ultra Maratona Atlântica) eu escrevi que ela um dia ainda fazia a Marathon des Sables e acertei em cheio! Nessa altura muito poucos acreditavam na Carla André mas eu já vi nela as potencialidades de uma, excelente, ultra maratonista.
    O curioso é que nem a conheço pessoalmente ainda e foi através do extinto fórum do Mundo da Corrida que fui conhecendo a Carla e acreditando nas potencialidades dela.
    Hoje sinto-me assim um género de padrinho da Carla André e tenho um orgulho imenso nesta minha afilhada.
    O Carlos Sá é um dos meus heróis, uma referencia.
    Um beijinho Anabela, digo Macarena!,.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Carla é uma valentona, não há dúvidas! Tenho a certeza que vai correr tudo bem e ela vai alcançar o sonho.
      E eu também não a conheço pessoalmente.

      O Jorge tem que estar orgulhoso da afilhada. Ela tem dado motivos para isso. E continuará a dar.

      Beijinho Jorge

      P.S. - Quem sabe um dia...

      Eliminar