30 de março de 2014

Lisboa, Lisboa

Já não consigo meter mais areia na minha furgoneta e por isso este sábado fiz um treino completamente diferente. Aproveitando o facto do meu filho ter uma festa de aniversário no Estádio 1º de Maio optei por realizar o meu treino em plena cidade de Lisboa. E que percurso? Fácil, o percurso da prova 1º de Maio.

Av. do Brasil 

Av. 5 de Outubro 

Av. Fontes Pereira de Melo 

Av. Fontes Pereira de Melo 

Av. Fontes Pereira de Melo 

Av. Almirante Reis

Alameda D. Afonso Henriques

Av. Guerra Junqueiro 

Praça de Londres
 
 
 
Este é um percurso muito citadino, com alguns defeitos - alguns tubos de escape, os cruzamentos com sinal vermelho para peões, os idosos nos passeios que teimam em não dar um jeitinho, etc. - mas é também um percurso muito interessante. Quem vive ou trabalha no centro de Lisboa não tem tempo para apreciar a beleza desta cidade.
 
Quem nunca o fez - e aqui tanto vale para Lisboa, Porto, Coimbra ou outra cidade qualquer - lanço daqui o desafio: experimentem! Saiam de casa, tracem um percurso, de preferência pelas principais artérias da cidade, levem uma máquina fotográfica e desfrutem a vossa cidade. Por uma vez, fujam dos parques das cidades, da beira-rio, das matas. Enfiem-se no caos citadino! Uma coisa vos prometo: é um treino diferente! Podem gostar ou não.  Mas não fiquem sem saber...
 
Boa semana!


18 comentários:

  1. E tiveste quase as ruas só para ti...pelo menos nas fotos que mostras.

    E tens toda a razão: trabalhei 20 anos no coração de Lisboa, mas vemos Lisboa (ou outra cidade) com outros olhos quando vamos lá passear, seja a correr ou a caminhar. No dia-a-dia nem se repara como Lisboa é tão bonita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este treino foi no sábado. Lisboa estava estranhamente vazia. Ou então, sou eu que não estou habituada a ver pouca gente em Lisboa, pois durante a semana é um caos. Achei que, até por isso, o treino foi bom. Acho que um treino assim durante a semana a coisa torna-se menos agradável.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Muito bom e totalmente de acordo. Até diria...não marquem trajecto nenhum e levem uma mochila com alguns comes e bebes e....tempo.... Sabes, só comecei a apreciar verdadeiramente o Porto através dos meus clientes estrangeiros...quando estão cá, fazemos caminhadas bem pela entranhas da cidade. E desde que corro, nas minhas viagens já tenho tido oportunidade de fazer uma corridas pelos centros de grandes cidades.....não podemos dizer que as ficamos a conhecer, mas conseguimos aprecia-las...vale muito a pena...
    Gostei deste "poste".
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisboa é das cidades onde passo mais tempo, desde pequena. Mas trato-a tão mal... Eu costumo dizer que uso Lisboa, não a vivo, percebes? Lisboa é útil, mas deve ser vivida de outra forma. Quem diz Lisboa, diz outra cidade qualquer.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olha que cousa mai linda, tão...espera...esse é dou outro lado do mundo :).
    Bom, tirando uns prédios a cair Concordo contigo, Lisboa é uma cidade bonita e em especial ao fim de semana é runners Friendly.
    Por vezes vou a correr de casa para o trabalho, acabo na Expo, não é um trajecto tão citadinho mas até é agradável, também porque vou cedinho :)
    Mas olha que a tua ideia foi e é boa, por 2 razões, aproveitar tempo disponivel para a corridinha e varias o cenário.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca pensei que ao fim de semana fosse tão runners friendly: pouco trânsito, poucas pessoas. Foi uma agradável surpresa!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Percurso interessante ... Muito boas fotografias Anabela... Força aí nesses treinos!!! O tempo passa e tens que estar em forma para Chamonix!!! Abraço e muitos e bons klms!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos! Os treinos andam a rolar... Devagar, mas andam...
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Tens toda a razao. Durante a semana é uma correria, apanhar tramsportes correr porque vamos atrasados ou simplesmente porque a cidade nos obriga a correr. Quando vamos em modo passeio é que nos apercebemos da bela cidade que temos.
    Forca para mais treinos assim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Martinha! Lisboa merece por ser tão bonita. Claro que há zonas menos apelativas com prédios devolutos, por exemplo, mas regra geral conseguimos fazer percursos variados e interessantes. Com a vantagem de ter muitas subidas!!! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Quando vejo velhotes à minha frente começo logo a bater os pés e a tossir para eles perceberem que vem alguém. Se bem que por aqui é raro isso acontecer, costumo correr no campo. Imagino que se tossires cada vez que tiveres que passar um velhote acabas por cuspir um pulmão eheheh

    Quando estou de férias costumo fazer isso, é uma maneira optima de se conhecerem as cidades! Lembro-me que o ano passado fui a Amesterdão e perdi-me por lá uma data de vezes a correr, no dia seguinte já fazia de guia turístico eheh

    ....não, não me perdi no Red Light District!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, essa dica da tosse para afastar velhinhos é muito boa e deve resultar!
      Amsterdão?! Quem nunca se "perdeu" em Amsterdão??? ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Ana, faço parte de um grupo que sempre planeja uma viagem ao exterior por ano para correr e passear com as respectivas "donas das pensões", em 2015 por enquanto Lisboa está ganhando na votação e em segundo está Barcelona.
    Em 2014 Lisboa perdeu para Jerusalém.
    Em Portugal conheço Leixões e Porto, meu voto é para Lisboa, vamos ver o resultado final dentro em breve.
    Abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Jorge!! Se Lisboa ganhar faço questão de acompanhar essa corrida!
      O Porto também é uma cidade lindíssima.
      Mas claro que o meu coração bate por Lisboa!!
      Grande abraço!

      Eliminar
  8. Corrida ou caminhada? As fotos estão muito nítidas para quem ia a correr! :P Aconselho ir um pouco mais à frente até a rotunda do relógio e depois entrar no parque da mata de Alvalade e aí é uma maravilha com um sobe e desce constante... Fica a dica... Beijinhos e força nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrida, mas parava para tirar as fotos.
      Creio que conheço essa mata. Obrigada pela dica.
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  9. O problema destes treinos é mesmo o trânsito e a quantidade de sinais em que temos de parar. Pessoalmente custa-me correr junto à estrada, mas ao fim-de-semana, cedinho, sempre há menos poluição e confusão.
    Beijinhos e continuação de bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só recomendo estes treinos ao fim de semana. Durante a semana são mais os contras.
      Obrigada e beijinhos

      Eliminar