22 de abril de 2013

Corrida Sempre Mulher 2013


 
No domingo, ao descer a Avenida da Liberdade rumo aos Restauradores, qual era a música que se ouvia ao longe já a animar as tropas? Uma pista: estamos numa corrida de MULHERES! Três tentativas, vá… Uma… Duas…Três… Muito bem adivinharam: TONY CARREIRA! Só podia… O mulherio estava numa animação que só visto!

Dizia a Babe: “achas que consegues passar no blog este feeling?” Pois acho que não. Digam o que disserem, as mulheres quando se juntam fazem a festa! Umas dançavam, outras tiravam fotos (nós, por exemplo, que contratámos um fotógrafo!), outras aqueciam (que era o que devíamos ter feito como deve de ser), outras conversavam (nesta parte não ficámos a dever nada a ninguém), outras simplesmente estavam sentadas…Mas todas animadas. Gostei do espírito!

Mas do que é que eu não gostei? Do mais importante: da prova em si, ou melhor, da "atleta" em mim! Custou-me horrores! Enquanto me lembrar acho que tão cedo não me voltam a apanhar numa prova de 5km. Acho que foi das provas mais difíceis em que participei. E culpa minha, claro! E culpa da Babe e culpa da Sofia. Aliás, culpa da Sofia não. Até foi ela a mais ajuizada. A meio do 1º km chamou-nos à razão: “ó meninas, e que tal abrandar o ritmo?”. Lá cedemos. Em boa hora lá cedemos. Mas só um pouquinho, porque elas pareciam flechas a passar por nós! Meu Deus, donde saiu tanta mulher??

O percurso, apesar de curto (5km), não era fácil: a prova começava a subir a Avenida da Liberdade, seguia pela Av. Fontes Pereira de Melo, Saldanha e o retorno dava-se no cruzamento do Galeto já na Av. da República. A partir daqui era seeeeemmmmpre a descer com a graça de Nosso Senhor e os Santos Apóstolos!

Pois bem, aqui a básica, pensou: “bom, isto é para se fazer rápido, na subida é sempre a dar-lhe gás e depois na descida, é só deixar ir…”AHAHAHAHAHAH…

Minhas meninas e meus meninos, tal foi a subida e o ritmo (o relógio chegou a marcar 172ppm) que no final do 1º km já estava com a célebre “dor de burro”. Fiz a prova toda com dores, mas nunca abrandei. Fui sempre aguentando. E quando dou a volta na Av. da República, suspirei de alívio e pensei que a partir dali seria mais fácil. E foi, mas não tanto quanto esperava. Estava de tal forma desgastada que nem sequer consegui acelerar na descida, imaginem… O calor que se fazia sentir também não ajudou, claro. Mas com esse podia eu bem, agora com a “dor de burro”… Jesus, Maria, José!

Quase todo o percurso foi feito a três: eu, a Babe e a Sofia. No regresso, na rotunda do Marquês de Pombal começo a ver a Babe a fugir-me, mas eu nem sequer tive perninhas para a acompanhar. Lá foi ela em grande glória direita à meta enquanto eu me arrastava avenida abaixo. A Sofia ainda vinha em modo apresentável!

A escassos metros da meta está o nosso fotógrafo de serviço (o Paul Michel) e os meus filhos e dizerem-me adeus e a mandarem-me água. Amorosos!! Foi o único momento da prova em que sorri.

Lá cortei a meta desgraçadinha de todo. O Paul Michel quando me viu, e antes que lhe pudesse dizer o que quer que fosse, diz-me: “isto foi um desastre, até vens desfigurada!"

Foi por isto que não gostei de mim (unicamente) nesta prova. Senti-me mal. Não desfrutei, não gozei, não disse adeus a quem aplaudia, não sorria a quem tirava fotos, não agradeci a quem nos apoiava. E assim não gosto, assim não brinco.

Sei perfeitamente identificar os meus erros, sei perfeitamente o que fiz e que não deveria ter feito. Mas assim se aprende e assim se tiram lições. E eu, no que toca a provas, ainda tenho muito para aprender.

Claramente, as palavras do Mister ecoam nos meus ouvidos: esquece os tempos, esquece as distâncias. Preocupa-te com os batimentos cardíacos e o tempo de treino. E desfruta! Mantém o TEU ritmo, não saias de lá! As provas, para ti e para já, servem para estar com os amigos, encontrar e fazer amigos e, no final, a cereja em cima do bolo, é o convívio entre todos.

Por isso, lição do dia: a vida é linda, correr é lindo, as mulheres são lindas e nós as três (ainda) somos (mais) lindas! Agora há que retomar os treinos porque tenho que cumprir aquilo a que me propus: simplesmente correr!

E quando só faço isso, faço-o bem!

 
Av. da Liberdade ainda calma e sossegada.
 
 
 Partida.
 


 A Babe a chegar à meta. Parece que está a dançar o Lago dos Cisnes! Liiinda!
 
 

 A Sofia ainda vai com um ar confiante, já eu... Quando corro a olhar para o chão é porque a coisa não está famosa.



 Os meus dois tesouros à minha espera no final!
 
 

Meninas, para a próxima não podemos colocar tanto blush nas maças do rosto! (Desculpem, não resisti...)

 Boas corridas!

11 comentários:

  1. A culpa foi do calor.Provas com neste tempo e a estas horas....esquece

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já esqueci, querida! Acredita que já esqueci!

      Eliminar
  2. Minha querida Anabela esta prova foi acima de tudo a confirmação da tua "rijeza"! Com dores chegaste ao fim num fantástico tempo! Deves celebrar!
    Estas experiências servem para sairmos da nossa zona de conforto para a zona de aprendizagem! obrigado minha RM (Run Mother) pela companhia e incentivo!
    Babe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem corre com o dedo empanado como o teu... Fazer atenção à bolha do pé! Pede ao menino para te tratar disso com carinho! :))))

      Tens toda a razão no que dizes, estas experiências fazem-nos bem, claro que sim.

      Eu é que agradeço a vossa companhia, sem vocês isto também se fazia, mas não era DECIDIDAMENTE a mesma coisa!...

      Eliminar
  3. A dor de burro, o raio da dor de burro (também a levei comigo!). A minha próxima de 5 kms é so dia 2 de Junho, até lá espero já ter aprendido a ter respeito pelas subidas...Ps.: o que eu mais lamento? Não ter ouvido o Tony eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Boas corridas e bons treinos, Gi!

      Beijinho

      Eliminar
  4. Um abastecimento final de fazer inveja!
    Parabéns. Mais umportante que o tempo alcançado foi nunca teres "atirado a toalha ao chão".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Ontem lá me reconciliei com a corrida! O treino foi muito bom!
      :) Bons treinos!

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Boas minha Cunhadinha, estive meses para escrever algo, e de longe este é o dia mais perfeito para comentar (Para uma grande Mulher). Relativamente á prova que fizeste está tudo dito... mais do que condição física todas as provas requerem estratégia, e mesmo provas tão curtas, nunca devem ser encaradas com displicência. Eu no fim de semana passado fiz um treino com o Paul Michel que é um bom exemplo, 16km ritmo 5:20, e no pico do calor... resultado, ao km 8 quando viramos e iniciamos o regresso ao ponto de partida, quem apareceu? O Sr Vento... sem água, um calor brutal. Resultado, um final de treino como á muito não tinha.
    Este Domingo vou fazer a Meia de Almada (1º Edição da prova), se tudo correr bem espero terminar abaixo das 2 horas (mas sem pressão), e representar o Run Baby Run em mais uma gloriosa prova.
    Eu depois conto como correu.
    BJ e boa sorte para a 1º de Maio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que te vais sair bem! Afinal de contas és o Adónis da crew! Bjs grande e boa prova!

      Eliminar